Governador Flávio Dino recebe o prefeito eleito de Itapecuru Mirim

Por Alpanir Mesquita

O prefeito eleito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauande, e a vice-prefeita, Santora Mendes, foram recebidos pelo governador Flávio Dino na manhã desta sexta-feira (14), no Palácio dos Leões. A reunião reforçou a parceria entre o Governo do Estado e a futura gestão do município para o desenvolvimento de políticas públicas convergentes com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população Itapecuruense.

O governador Flávio Dino destacou que Itapecuru Mirim é uma cidade importante por possuir grande densidade populacional e localização estratégica. Ele ressaltou que o Governo do Estado já possui muitas ações no município, a exemplo do benefício do Bolsa Escola para mais de 11 mil crianças e adolescentes, apoio à agricultura familiar, reforma e construção de unidades escolares por meio do Escola Digna, além de pavimentação de ruas e avenidas através do Mais Asfalto.

O prefeito eleito Dr. Miguel realçou que o seu propósito à frente da gestão municipal é trabalhar para reconstruir Itapecuru Mirim. Eleito com quase três mil votos à frente do segundo colocado, o futuro gestor disse estar orgulhoso e alegre pelo diálogo com o governador Flávio Dino e enfatizou que a parceria com o Governo do Estado será essencial para o desenvolvimento das ações que os Itapecuruenses necessitam.

“A reunião foi muito boa, muito proveitosa, tratamos de vários assuntos, das necessidades básicas da comunidade de Itapecuru e sentimos realmente que o governador está interessado em nos ajudar, estar de perto do povo Itapecuruense”, pontuou o Dr. Miguel.

Ele explicou que esse primeiro contato com o Governo do Estado serviu para apontar as necessidades da cidade de Itapecuru e os anseios da população do município. “O governador Flávio Dino mostrou muito interesse em nos ajudar. Vamos trabalhar primeiramente em parceria para atender as carências mais urgentes da população de Itapecuru Mirim”, finalizou o futuro prefeito. 

Homem é preso em Itapecuru suspeito de estuprar a filha de 4 anos

Homem é preso por investigadores da Delegacia Regional de Itapecuru na tarde desta sexta-feira (26), pelo crime de estupro de vulnerável. A vítima é uma menina de apenas quatro anos de idade e que é filha do autor. Segundo relatos da vítima a mesma informou a sua mãe que foi violentada com o dedo pelo seu padrasto por nome de João que reside no do povoado são Joaquim próximo a cabanagem em Itapecuru Mirim. 

Há informações e que o acusado abusava da filha quase todos os dias, disse ainda que o mesmo colocava a espingarda em sua cabecilha e dizia" se tu falar alguma coisa eu te mato diabinho". A criança com medo pediu que fosse morar com sua avó, onde contou a mesma coisa. 

Foi aí que um amigo da família vendo o sofrimento da garotinha, procurou a Delegacia Regional, lá a Drª Tainara que responde pela delegacia especializada da mulher, montou uma megaoperação, que resultou na prisão do João, o mesmo teve sua casa cercada pela polícia onde se entregou. A espingarda também foi apreendida, o suspeito prestou depoimento e em seguida foi levado para a Unidade Prisional de Itapecuru onde ficara à disposição da justiça. 

Texto de Cristiano Dias (Radialista e Jornalista
Informações da Delegacia Regional de Itapecuru
Colaboração de William Vieira da TV Record de Itapecuru

Relator da comissão processante não comparece à Câmara Municipal de Itapecuru

Foto de Telmar Felix
O prefeito de Itapecuru Mirim, Magno Amorim, esteve na tarde de hoje (14) na câmara municipal de Itapecuru o onde o mesmo seria ouvido pela comissão processante sob as denúncias de improbidade administrativa a  onde o relator da comissão processante  da câmara, municipal e o vereador Carlos Junior  que investiga os convênios da Vale e a  do consórcio Comefec (Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão) o mesmo não compareceu a câmara  para ouvir o depoimento do senhor prefeito magno amorim.

Vereadores que fazem parte da comissão processante ficaram indignados com o não comparecimento do relator (Carlos Júnior) vale lembrar que todos os vereadores estão empenhados. Vereadores que fazem parte da comissão processante declararam aberta a sessão fato este ocorrido na sala da vereadora Eliane Quilombola a onde a mesma relata o não comparecimento até o momento do relator (Carlos Junior) comprometendo a sessão. Já o denunciado (Magno Amorim) esteve presente, além dos membros da comissão, advogados do denunciado (Drº Euclides e Drº Vinicius), imprensa (Telmar Felix) Rádio 90, (Cristiano Dias) Alvorada FM, assessores e Secretários.

Ficou a comissão deliberar uma nova data na próxima segunda-feira (17) as 11:00hs da manhã a ser realizado no plenário da Câmara Municipal de Itapecuru, sendo esta deliberado pelos advogados do denunciado e pôr fim a vereadora declarou a sessão encerrada. O prefeito Magno Amorim e advogados assinou o termo de presença, sendo este confirmando o seu comparecimento nesta segunda-feira.

Atenção: A direção do blog, em nome do programa "Alvorada é Notícias" está aberta ao direito de resposta das partes que se sentirem ofendidas com o conteúdo aqui expressado.

Lixo toma conta de ruas e avenidas de Itapecuru

A equipe do "Alvorada é Noticias" flagrou uma cena que vem se tornando comum na cidade de Itapecuru, acúmulo de lixo e além de outros problemas. Após o fim das eleições a cidade de Itapecuru está abandonada por conta da administração atual e os problemas não param por aí, além das ruas esburacadas, animais a soltos, iluminação precária, rua sem sinalização e a coleta de lixo que esta precária. Internautas denunciam o abandono da coleta de lixo pela prefeitura. Há informa que apenas duas caçambas estão trabalhando na coleta de lixo na sede do município, o que é insuficiente para uma cidade do porte do município.

A fotos enviadas por internautas foi feita na manhã de hoje (14) nas principais ruas e avenidas, mas a cena é comum em todos os lugares tanto na zona urbana quanto rural.

A título de sugestão do Blogger "Alvorada é Noticias" e que a Prefeitura possa integrar a frota de carroças que existe na cidade para que possam efetuar à coleta de lixo local. Isso resolveria o problema da coleta, daria emprego aos carroceiros (que são pais de família) e que muitas vezes passam o dia sem fazer um frete e manteria a cidade limpa e bela.Esperamos que os mesmos possam aceitar a sugestão.

Da redação

Prefeito de Itapecuru será ouvido hoje em processo de impeachment

O prefeito de Itapecuru Mirim, Magno Amorim, será ouvido no final da tarde desta sexta-feira (14) no processo de cassação instaurado pela câmara municipal após denúncias de improbidade administrativa.

Magno foi por duas vezes afastado do cargo recentemente e por força de liminares retornou ao comando da administração municipal, a primeira vez por força da justiça provocada por ação do ministério público, na segunda pela própria câmara municipal como parte do trâmite do processo de cassação ora instalado.

O prefeito é acusado de desvio de verbas repassadas pela empresa Vale que repassou recursos para construção de escolas, pavimentação asfáltica, compra de tratores e ambulâncias, dentre outros. De acordo com a denúncia, feita por um morador do povoado Santa Helena, Luís Carlos, localidade que seria beneficiada com recursos da Vale repassados à prefeitura.

Após ser ouvido o prefeito terá o prazo de cinco dias para que seus advogados possam apresentar as alegações finais e provavelmente no dia 24 ou 25 de Outubro os vereadores votem o relatório final.

Ontem, quinta-feira (13) foram ouvidas as testemunhas de acusação e defesa. Chamou atenção os depoimentos do ex-secretário de infraestrutura, Wilsom Aires, hoje vereador que tem o cargo ameaçado e da engenheira responsável pelas obras que declarou estar conhecendo naquele momento o ex-secretário.

A população se faz a seguinte pergunta: Por que há vereadores que sabendo dos desvios de verba não comparecem ao plenário para votarem no processo? Para muitos cidadão itapecuruenses a resposta é simples, ou receberam dinheiro para não comparecer ou estão envolvidos no desvio em algumas destas obras.

A audiência acontece às 17:30 na câmara municipal de Itapecuru.

Fonte: Itapecuru Noticias