Projeto “Meu Tesourinho" em Itapecuru fez a festa para 300 crianças no Itapecuru Social Club

Muita alegria, descontração e centenas de rostos emoldurados por lindos sorrisos, assim foi o que aconteceu nesta quarta-feira dia (12), no Itapecuru Social Clube cerca de mais 300 crianças que durante todo o dia participaram do projeto Meu Tesourinho em Itapecuru-Mirim. As crianças foram agraciadas com muito lazer, pula-pula, diversas brincadeiras, lanches e no final todas ganharam presentes.

O projeto Meu Tesourinho realizado através de patrocínios e venda de camisas, visa atender comunidades carentes e não tem nenhum vínculo político. O projeto nasceu em no município de Santa Inês, e foi crescendo a cada ano! Hoje é realizado em 13 cidades do Maranhão. Cada cidade tem sua coordenação. Em Itapecuru o evento foi coordenado por Wendell Lauande, Ricardo Lages, Eduardo Abreu, Fernanda Mendes, Thais Silva, Eduardo Mendes, Elizangela Mendes, Ítala Costa, Célia Machado, Claudio Felipe e Cilândia.

Wendell Lauande tem se destacado como um dos mais atuantes auxiliares, com ação marcante e eficiente no sentido de contribuir para fortalecer o evento.Em entrevista ao Blog "Alvorada é Noticias" Wendel Lauande diz que “Este é um projeto que veio para ficar e que  a cada ano esta festa será maior até que ela se torne marca registrada do dia das crianças em Itapecuru, pois fazer uma criança feliz enriquece a alma de todo ser humano”, enfatizou o Wendel Lauande.


Da Redação

Assembleia recebe comitiva de vaqueiros do Maranhão

O presidente em exercício Othelino Neto (PC do B) e o deputado  Vinícius Louro (PR) receberam, na manhã da última terça-feira (11), uma comitiva da Associação dos Vaqueiros do Maranhão – AVMA – que veio pedir o apoio da Assembleia Legislativa do Maranhão para se juntar à mobilização nacional em prol da legalização das Vaquejadas no país.

Eles entregaram uma carta aberta aos deputados onde a AVMA manifesta repúdio à recente decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou inconstitucional a Lei de Regulamentação da Vaquejada no Estado do Ceará e que se estenderá a todo o país. Os membros da associação afirmaram que a decisão do STF configura de forma negativa e injusta, uma das maiores manifestações culturais e esportivas, principalmente, do povo nordestino.

“Agradecemos o apoio dos deputados Othelino Neto e de Vinícius Louro pela nossa luta. Pedimos o apoio dos demais integrantes da Assembleia do Maranhão para se unirem nessa causa, visando não permitir que, mais uma vez, o nosso povo seja tolhido de promover uma das maiores festas, autêntica, secular e cultural rural que são as vaquejadas. Nós estamos muito otimistas e o apoio desta Casa é fundamental”, disse o presidente da AVMA, Régis Tavares.

Othelino Neto e Vinícius Louro manifestaram total apoio ao movimento e afirmaram que a Casa vai formar uma comissão para buscar apoio junto à bancada federal maranhense.  “Conte conosco nessa mobilização, pois é uma causa justa. Acho que essa decisão do STF é preocupante porque acaba não avaliando os impactos que vão causar aos vaqueiros e às demais pessoas que se envolvem diretamente nas vaquejadas.  Quando o Supremo legisla acaba invadindo as prerrogativas do Poder Legislativo e isso, fere o estado democrático de direito”, disse Othelino Neto.

Ao agradecer o apoio dado por Othelino Neto ao movimento, Vinícius Louro frisou que o apoio da Assembleia Legislativa é muito importante. “Sabemos que a Casa não vai resolver a situação. Mas, a vinda de vocês à esta Casa foi importante, pois hoje o Maranhão e o restante do país ficou orgulhoso em ver a movimentação de vocês”, disse o deputado Vinícius Louro.

Geração de emprego em renda

Régis Tavares afirmou que as vaquejadas são responsáveis pela geração de cerca de um milhão de empregos diretos e indiretos nos milhares eventos que acontecem nos mais diversos municípios do país. Segundo ele, não há justificativa para deixar na clandestinidade milhares de praticantes, tratadores, motoristas, treinadores, criadores, locutores e demais envolvidos com a vaquejada, pois os mesmos contribuem com a geração e emprego e renda.

“Sem sombra de dúvida, a votação do STF só mostrou o desconhecimento de parte no nosso Judiciário às atuais regras das Associações Nacionais que regem esse esporte, em especial, a Associação Brasileira de Vaquejada  e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarta de Milha”, disse Régis Tavares, frisando ainda que, atribuir a essa modalidade equestre o acometimento de violência e maus tratos aos animais é desconhecer as medidas de proteção aos bois, a instituição da cauda artificial e o cuidado com os cavalos que cada vaqueiro, tratador r proprietário tem.

Segundo Régis Tavares, “cercear a prática da vaquejada é que se constitui numa medida violenta que induziria ao declínio da indústria do cavalo em todo o Brasil”.

Informações da Assembleia Legislativa do Maranhão

Junior Marreca aprova destinação da emenda de bancada para ampliação da BR 135 de Bacabeira a Miranda Norte

Visando dá maior desenvolvimento ao Entroncamento, que faz parte do município de Itapecuru, o deputado federal Junior Marreca (PEN) concordou de imediato com a destinação da Emenda de Bancada do Estado do Maranhão, para ampliação da BR 135, no que consiste na parte da rodovia que fica entre Bacabeira a Miranda Norte, no valor de R$ 165.000.000,00.  

Na reunião de bancada, ficou destinada, ainda, a destinação de R$ 60.000.000,00 para a construção do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). Essas emendas são impositivas, logo vale ressaltar que esses recursos já estarão alocados. Junior Marreca (PEN) destinou, ainda, através de suas emendas individuais para compra de patrulha mecanizada para atender Itapecuru. 

Foram 12 patrulhas e 08 tratores O alcance será de 50 patrulhas mecanizadas, visto que espera ver a Zona Rural. Marreca ainda destinou parte de sua emenda para construção de um estádio de futebol no Povoado Entroncamento. O deputado falou, também, que é a favor do desdobramento do Povoado Entroncamento, visto que já tem condições de se tornar um município. Junior Marreca falou, ainda, que destinou recursos para recuperação do Hospital Adélia Matos Fonseca, e lutará para a implantação de um abatedouro de frango e suíno.