A 8ª Cia Independente de Policia Militar de Itapecuru esclarece divulgação de boatos via rede sociais

Em decorrência de circulação de mensagens por meio de redes sociais pelo (WhatsApp), nesta quarta-feira do dia (4), com teor ordenando o fechamento de escolas em Itapecuru, e que a nossa equipe de reportagem em contato com o Tenente Coronel Rômulo da 8ª Cia Independente de Policia Militar de Itapecuru a onde o mesmo esclarece que não tem conhecimento dos fatos em que estão sendo noticiados através das redes sócias.

Segundo o Tenente Coronel Rômulo o mesmo repudia veementemente a circulação de mensagens que disseminem pânico na população em especial a Itapecuru e Região. A 8ª Cia Independente de Policia Militar de Itapecuru a mesma informa que tem realizado corriqueiramente operações de policiamento ostensivo e preventivo no município.

A 8ª Cia Independente de Policia Militar de Itapecuru orienta que os cidadãos repassem informações que ajudem a polícia no combate ao crime por meio do Disque Denúncia 3223 5800 (capital) 0300 313 5800 (interior), em Itapecuru o contato é (098) 992094016.Você pode adiciona também o número do aplicativo do  Whatsapp (98) 99163.4899, pelo aplicativo Disque Denúncia SSP-MA e o número 190, compatível com todos os sistemas operacionais.Já 


Da Redação

Grupo Laborarte faz apresentações teatrais em Itapecuru.

Uma equipe de artistas está em Itapecuru para realizar apresentações gratuitas ao público. Eles fazem parte do Grupo Laborarte (Laboratório de Experimentações Artísticas), de São Luís, e fazem um trabalho itinerante de divulgação cultural pelo Maranhão. Antes de vir para Itapecuru eles se apresentaram em Caxias,Codó e Imperatriz. Durante os meses de agosto e setembro eles se apresentaram em praças de diversas cidades do Maranhão.

Em Itapecuru eles apresentaram uma peça na praça Gomes de Sousa. A peça, intitulada “A Peleja de Casemiro Côco em Lendas Emaranhadas”, conta a história do namoro de Casemiro e Madá ao som do cacuriá.  A palavra “emaranhadas” significa, a um só tempo, misturadas e Maranhão. Os personagens são bonecos manipulados pelos atores, o que remete o público a lembrar da infância, pois essa técnica lembra o circo, o teatro mambembe, o improviso. Por isso, também, a peça chama a atenção de diversas crianças.

Na narrativa, o Coronel Zé Bigode interfere no namoro e sequestra Madá. Dois artistas fazem mediação com o público, ajudando Casemiro a encontrar Madá. A atriz Camila Reis interpreta canções e toca o tambor, além de, em certo momento, fazer parte da plateia e fazendo perguntas aos presentes, que responde ao chamado. O ator Jean Carlos é o responsável por contar a história através da linguagem dos sinais (libras) para os deficientes auditivos presentes.

Na busca por Madá, surgem as lendas, personagens e encantamentos do Maranhão, além de desafios para Casemiro Côco. Ele enfrenta a Mangunda, Ana Jansen e a serpente que vive no subsolo de São Luís para encontrar sua amada. A interação entre personagens e público enriquece o trabalho e resgata o teatro de rua. E isso é reforçado pelo tema tratado, voltado para a cultura maranhense. O teatro de bonecos mamulengo foi reconhecido em 2015 como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Hoje dia  (04)  à oficina  foi realizada no colégio Manfredo Viana e depois  no Colégio Jesus Maria José. Já  a tarde o espetáculo foi realizado  na praça Gomes de Sousa com a linguagem em Libras para os  deficientes auditivos.Vale lembrar que o projeto é amparado pela Lei de Incentivos a Cultura. Fazendo parte da semana do Teatro. Por conta das eleições foi transferido duas vezes.E importante que avisem todos os amigos simpatizantes,  grupos teatrais e estudantes.

 O som do tambor tocado por Camila – que também toca uma flauta para salvar Casemiro Côco do ataque da serpente – remete o público às tradições maranhenses e aos ritos da Ilha de são Luís, com suas lendas e mistérios. Ao final, o coronel é derrotado e o casal consegue ficar junto.Fazem parte do grupo Camila Reis Ayckran Silva, Sandra Oliveira (responsável pela confecção dos bonecos), Tieta Macau, Jean Carlos e Luana Reis, que assina o texto e a direção.

Da redação

Sem prefeito, Itapecuru vive abandonada, cheia de lixo e alunos sem transporte escolar

A única promessa do prefeito Magno Amorim que está se cumprindo é que haveria mudança caso ganha-se as eleições municipais, de fato está havendo, porém para pior, após perder as eleições municipais, serviços de responsabilidade da prefeitura, como o transporte escolar e a coleta de lixo não estão funcionando.

É caótica a situação em que se encontra o município de Itapecuru, a cidade está totalmente abandonada pelo Poder Público Municipal, cheia de lixo, funcionários com seus benefícios em atrasos e ruas intrafegáveis por conta de tantos buracos, resta aos moradores sonhar em dias melhores com a nova gestão, já que atualmente o município vive os piores dias de sua história.

Os alunos dos bairros mais afastados e dos povoados estão sem transporte escolar. A revolta é geral, a coleta do lixo não existe mais, com isso aumenta a proliferação de doenças o que faz a situação ficar ainda pior. Há informações ainda não confirmadas que garis foram demitidos pelo gestor municipal.


Atenção: Á direção do blog, em nome do programa "Alvorada é Notícias" está aberta ao direito de resposta das partes que se sentirem ofendidas com o conteúdo aqui expressado.

ELEIÇÕES EM ITAPECURU MIRIM

Por: Jucey Santana

Não sou política e não tenho nenhuma pretensão de enveredar nessa direção, mas como pesquisadora gosto de acompanhar os movimentos e tendências sociais, culturais e políticas.  Durante a campanha eleitoral do corrente ano fiquei analisando o comportamento de cada candidato. Fiquei satisfeita com o resultado. Achei de bom nível em comparação com o pleito anterior que a disputa tomou um rumo de baixaria, com ofensas pessoais extensivas a familiares dos candidatos na forma de cartinhas anônimas, colocadas nas residências durante a noite.  As postagens atuais, nas redes sociais, foram até saudáveis, do ponto de vista informativo.

Tivemos oito candidatos  pleiteando a prefeitura. Considero todos meus amigos. A professora Elisangela é minha amiga particular, Neto Marreca filho do ex prefeito Júnior Marreca que durante sua gestão  criou a Secretaria de Cultura  e deu apoio incondicional a fundação da Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Artes em 2011.  Magno Amorim, meu amigo pessoal, deu apoio aos projetos culturais em sua gestão, Jaimizinho é filho de um dos meus maiores amigos, o Dr. Fernando Welington (um dos médicos pioneiros do município). Quanto a Rogério Baiano, Marlon e Cavalcante não tenho muita proximidade mas sei tratar-se de homens honrados e finalmente o vencedor merecidamente das eleições o ex prefeito  Dr. Miguel Lauande, meu amigo de infância, vizinho do Caminho Grande. Nossos pais eram compadres, tendo meu pai sido padrinho de um dos seus irmãos.

 Todos que conhecem o médico itapecuruense  Miguel Lauande  sabem da seriedade com que conduz os seus compromissos, deixando um rastro de bons serviços prestados  em todos os setores do nosso município.

No entanto como chefe do poder executivo, o prefeito não governará sozinho. Para isso depende da competência de seus auxiliares diretos (os secretários) e o apoio político da câmara municipal.  Tivemos 264 candidatos disputando as 15 vagas de vereadores entre os quais 72 mulheres de acordo com a exigência normativa da cota mínima de 30% por sexo. Duas valorosas mulheres foram eleitas para nos representar na Câmara Municipal, Thayse Mendes e a Professora Edna.   Com o pleito encerrado, aos vencedores, meus parabéns, desejando sucesso na nova empreitada para o bem da nossa cidade e de toda a população.

Cultura política em Itapecuru Mirim

Itapecuru Mirim tem uma cultura política no Estado de grande importância, que a história nos favorece. O município deu ao país inúmeros deputados gerais e senadores além de deputados provinciais, estaduais e governadores, que aqui listamos.

Constam como governadores do Maranhão e de outros Estados os seguintes itapecuruenses: José Felix Pereira Burgos, (Barão de Itapecuru)  governou o Estado do Pará (1825/1828 e 1830/1831); João Duarte Lisboa Serra, Estado da  Bahia (1848); Antônio Marcelino Nunes Gonçalves, Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco; Fábio Alexandrino de Carvalho Reis, governou o  Estado do Pará (1860);  Raimundo Nogueira da Cruz e Castro, respondeu pelo governo do Maranhão em 1904; Hastímphilo de Moura, governou o Estado de São Paulo, (1930);  José Ribamar Fiquene, foi governador do Maranhão  entre os anos de 1994 a 1995.

Temos vários ilustres itapecuruenses que se destacaram como senadores da República em diversos períodos da história:   Joaquim Vieira da Silva, Antônio Marcelino Nunes Gonçalves (Visconde de São Luís), Raimundo Públio Bandeira de Melo e José Ribamar Fiquene.

Destacamos ainda os deputados gerais (federais) ou provinciais (estaduais) que representaram e beneficiaram o Maranhão nas mais diversas épocas. Foram os seguintes: Luís Cardoso, o Cajueiro; João Francisco Lisboa; Joaquim Gomes de Sousa; Fábio Alexandrino de Carvalho Reis; João Duarte Lisboa Serra; Antônio Marcelino Nunes Gonçalves; Antônio Henriques Leal;  Raimundo Valle de Carvalho; Raimundo Nogueira da Cruz e Castro;  Viriato Correa; José Clementino Bezerra; José Bento Nogueira Neves; Benedito Bogea Buzar; José Lauande Fonseca e Benedito Nascimento Coroba.

Enfim, vale o registro de importantes itapecuruenses que se destacaram na política nacional

Vândalos colocam fogo em ônibus em Itapecuru-Mirim/MA

Vândalos colocaram fogo em um ônibus na madrugada de terça-feira (04) por volta das 3 horas da manhã, na rua Domiciano Siqueira bairro da torre em Itapecuru-Mirim/MA. De acordo com as informações o ônibus que ficava estacionado na porta do proprietário que não foi identificado pela reportagem, foi totalmente incendiado e até agora não se sabe quem que são os responsáveis pelo ato criminoso.

Devido a proporção do fogo os bombeiros foram acionados para combaterem as chamas que já vinha tomando conta do ônibus que foi consumido pelo fogo, já a Policia Civil segue investigando o caso. A nossa equipe de reportagem lamenta muito, pois o ônibus era o ganha pão de um pai de família.

Reportagem: Cristiano Dias

Fotos enviadas pelo WhatsApp

Vereador Rogério Maluf (PRP) agradece os votos recebidos

Ao Povo de Itapecuru-Mirim/MA

Rogério Maluf (PRP) 
Quero agradecer aos amigos e amigas de Itapecuru e podemos dizer que ganhamos muitos, vivemos momentos de congraçamento, nos quais pudemos exercer o que mais de precioso que há nesta vida: conversar, ouvir e partilhar. Ao mesmo tempo, é evidente que por ser morador de Itapecuru, continuarei a minha luta em prol de uma cidade mais próspera, sempre buscando junto aos órgãos competentes soluções para que os nossos anseios sejam atendidos. 

Desejo isto não somente pelos votos que recebi, mas por todos os moradores que efetivamente se dispuseram a sair de suas casas e enfrentar longas filas para votar nos mais variados candidatos, acreditando assim, que pudessem colaborar para o crescimento da nossa cidade, desejando que algo realmente de bom venha a acontecer nesses próximos quatro anos.

Agradeço o carinho e a atenção que recebi de todos ao longo desta campanha. Foram momentos difíceis, mas inesquecíveis. Alegrias e tristezas nos acompanharam e fizeram parte da grande festa da democracia no Brasil. Sem dúvida, o povo de Itapecuru é muito carinhoso e generoso.

Agradeço do fundo do coração os 460 votos que me foram confiados. Acolho com serenidade o resultado vindo das urnas. Agradeço ainda a toda nossa equipe pelo trabalho realizado ao longo dos quase 45 dias de campanha. Todos foram protagonistas de uma convivência incrível, que deixará em mim uma experiência de vida inesquecível. Acredito que juntos fizemos a nossa parte, e o dia de hoje é para agradecer a tudo o que vocês fizeram por mim. "Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado dos amigos, com certeza vai mais longe”.


Agradecimento especial a minha Família e amigos que sempre esteve ao meu lado.