Agerp inaugura sede da regional em Itapecuru-Mirim

Por Blog do Alpanir


Foi inaugurado na última terça-feira, 13, o novo escritório regional da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) de Itapecuru Mirim, como parte das ações do projeto de reestruturação física das 19 regionais do órgão, iniciado no final de agosto, com a mudança do prédio sede em São Luís.

A unidade atenderá a demanda de 12 municípios, divididos entre o Território do Vale do Itapecuru (Vargem Grande, Pirapemas, Presidente Vargas, Anajatuba, Miranda do Norte, Matões do Norte, Nina Rodrigues, Cantanhede e Itapecuru) e três do Território Baixo Parnaíba: São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos e Belágua, sendo este último, integrante do Plano Mais IDH. O presidente da Agerp, Julio Cesar Mendonça, explica que a Agência passa por um momento de reorganização nessa nova gestão, com o intuito de eliminar os principais entraves que impediam a continuidade das ações em benefício do agricultor familiar nos anos anteriores.

“O antigo prédio estava deteriorado, o que dificultava a permanência tanto dos servidores, como dos agricultores assistidos, sendo o principal obstáculo para a continuidade das ações. Estamos bastante satisfeitos com as novas instalações e com os resultados conseguidos com o plano de reestruturação física da Agerp. Vamos reinaugurar um escritório por mês, o próximo será o da regional de Barra do Corda”, disse o presidente.

Com a nova sede, localizada na Rua Vereador Raimundo Pereira, nº 10, no bairro Caminho Grande, a Agerp objetiva fortalecer as atividades relativas à agricultura familiar, realizadas pela regional em benefício das famílias rurais, como emissão de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) execução de políticas públicas federais e estaduais que tem por finalidade reduzir a pobreza extrema no Estado, tais como o Plano Mais IDH; Cadeias Produtivas; Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), incluindo os serviços diários de assistência técnica e extensão rural.

“Vivemos dias de bastante dificuldade, mas com o empenho e a dedicação de toda a equipe técnica, o compromisso do presidente e de toda a equipe da Agerp, finalmente os agricultores atendidos pela nossa regional terão um local digno e em conformidade com as determinações do nosso governador. Vamos trabalhar mais ainda”, afirmou o gestor da regional de Itapecuru-Mirim, Mubaraki Trabulsi.

Presidente do Procon Maranhão Duarte Junior fala da proibição do aumento do botijão de gás em Itapecuru

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA) determinou, na última terça-feira (13), a suspensão do aumento de preços do gás de cozinha em Itapecuru Mirim. A medida cautelar instaurada quer evitar que possíveis preços abusivos sejam cobrados enquanto as revendedoras estiverem sendo fiscalizadas.Em contato com a equipe de Jornalismo do "Alvorada é Noticias"  o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior fala da proibição do aumento do preço do botijão de  gás em Itapecuru.



Da redação

Vereadora Eliane Quilombola (PTB) fala a reportagem do afastamento do Prefeito de Itapecuru


Informações do STV (Comunicação)
Fonte:Tiago Negreiros

Prefeito de Itapecuru é afastado do cargo pela Câmara Municipal e vice deve assumir

A Câmara dos Vereadores de Itapecuru-Mirim, na manhã de hoje (19), afastou Magno Amorim do cargo de prefeito do município por 60 dias.

O afastamento do gestor teve 10 votos a favor e 1 contra, que foi do vereador Wilson Aires. Na ocasião, a parlamentar Edna Teixeira se retirou do plenário para não votar.
Já , a vereadora Eliane Quilombola afirmou a reportagem que os integrantes da Câmara Municipal estão sendo ameaçados desde quando iniciou a investigação contra Magno Amorim na Casa. As testemunhas do caso também estão sendo coagidas.
Confira  o documento oficializando o afastamento do prefeito:

Reportagem:Cristiano Dias