Candidatos não podem ser presos até as eleições de outubro

Deste do último sábado do dia (17), nenhum candidato às eleições municipais marcadas para 2 de outubro pode ser detido ou preso, a não ser que seja pego em flagrante cometendo crime.

A medida de proteção é garantida pelo Código Eleitoral e serve para que autoridades policiais ou judiciais não possam cometer eventuais abusos na tentativa de interferir nas disputas pelo voto.

Entre os casos que podem permitir a prisão em flagrante estão incluídos os crimes eleitorais, como a compra de votos. Mesmo se houver prisão ou detenção em flagrante, o candidato deve ser levado imediatamente a um juiz, para que o magistrado avalie no mesmo momento a legalidade do ato.

Apesar da proteção, não é incomum que candidatos sejam presos mesmo durante este período especial de proteção, que começa a vigorar 15 dias antes de as urnas serem abertas.

Nas eleições de 2014, por exemplo, 80 candidatos foram presos somente no domingo de votação, a maior parte pela prática de boca de urna ou transporte irregular de eleitores até a seção eleitoral.

Informações do TSE

Medidor de energia explode e causa princípio de incêndio em farmácia em Itapecuru

O medidor de energia da Farmácia “Pague Menos” localizada no centro comercial de Itapecuru, explodiu e causou um princípio de incêndio, na tarde do último Sábado do dia (17). De acordo com as informações de algumas pessoas, que passavam pelo local informa que não houve barulho, o que se percebeu foi uma fumaça preta seguindo de fogo saindo do próprio registro.

Já o Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar o fogo e em seguida a equipe da Cemar  (Companhia Energética do Maranhão) foi acionada para averiguar as causas do curto-circuito que pela qual propiciou um início de incêndio na área externa da Farmácia.


Da Redação

ALIADO DO PREFEITO DE ITAPECURU MIRIM FAZ AMEAÇA E COLOCA EM RISCO OS TRABALHOS DA COMISSÃO PROCESSANTE.

Um aliado do prefeito Magno Amorim dirigiu-se à residência do Sr. Luis Carlos Oliveira Ferreira, que é autor da denúncia que culminou com a instauração de procedimento junto à Câmara de Vereadores de Itapecuru Mirim que pede a cassação do prefeito Magno Amorim, e ameaçou de morte o denunciante e seus familiares.

DENÚNCIA NA CÂMARA

Na denúncia apresentada à Câmara de Vereadores o denunciante afirma que o prefeito cometeu diversas infrações politico-administrativas cometidas durante a execução dos convênios EDU11, EDU12, GTR78, INF08, GTR32, GEP30, SAU20 e SAU51, firmados entre a Vale S/A e a prefeitura de Itapecuru Mirim durante a gestão do prefeito Magno Amorim.

Afirma ainda a denúncia que as condutas são tipificadas nos incisos VI, VII, VIII e X do art 4 do decreto lei 201/67, a saber: descumprir o orçamento aprovado para o exercício financeiro; praticar contra expressa disposição de lei, ato de sua competência ou omitir-se na sua prática; omitir-se ou negligenciar da defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do Município sujeito à administração da Prefeitura; e proceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo.

PROCESSO DE CASSAÇÃO

O processo de cassação é presidido pela vereadora Eliane Quilombola e já se encontra em estado avançado, faltando apenas a oitiva de testemunhas para que seja votado o parecer final da comissão processante.

AMEAÇA



Em contato com o titular deste blog, o comunicante relatou que está com muito medo de sair de casa e de ir depor junto à comissão processante, pois como o prefeito está no "poder", ele poderia fazer "todo tipo de maldade".


Atenção: A direção do blog, em nome do programa "Alvorada é Notícias" está aberta ao direito de resposta das partes que se sentirem ofendidas com o conteúdo aqui expressado.

Animais soltos em ruas e avenidas de Itapecuru aumentam riscos de acidentes



Animais soltos na pista aumentam os risco de acidentes, é comum vê animais a solta nas ruas e avenidas de Itapecuru e também nas rodovias estaduais e federais, são animais soltos vagando tranquilamente sem rumo e pondo em risco a vida dos motoristas de toda espécie de veículos (autos, motos, etc.) e pedestres como um todo.

Este é um problema muito sério que prejudica tanto os habitantes de Itapecuru, quanto os usuários que tem que utilizar a BR 222. Os usuários da via se dizem estar indignados por não terem como se livrarem destes perigos que poderão lhe ocasionar a perda das suas vidas e de terceiros.

Segundo um dos motoristas entrevistado pela nossa equipe de Reportagem diz que este problema já deveria ser um assunto para a Saúde, Segurança e outros órgãos públicos, pois estes animais, na maioria das vezes, eqüinos e bovinos trafegam livremente pelas ruas e rodovias durante o dia ou em ambientes sem iluminação, acarretando acidentes e sempre com vítimas fatais. Nas ruas e avenidas de Itapecuru ou até mesmo na periferia é comum ver cavalos nas ruas, passeando livremente nas vias do Centro comercial de Itapecuru e arriscando a vida da população.

Da redação

Ônibus quebra Barra de direção e sobe trilhos da CFN no Campo de Perizes

Por Diário de Rosário

Um ônibus da empresa São Jorge, que trafegava no sentido crescente pela BR 135 ficou sobre os trilhos do trem após quebrar um pino da barra de direção.A ocorrência se deu por volta das 17h30 desta quinta-feira, 15, no km 37 da BR 135 no Campo de Perizes, localidade pertencente ao município de Bacabeira.

Durante a noite a PRF e a CFN tentavam retirar o veículo para liberar a passagem do trem e evitar congestionamentos ou outro tipo de ocorrência. A escuridão atrapalhou um pouco os trabalhos. No acidente ninguém se feriu.