AGED Itapecuru aciona MP contra criadores que não vacinaram o rebanho

Por Itapecuru Noticias

Após o levantamento da lista de produtores inadimplentes no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) e a convocação dos mesmos aos escritórios da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), fiscais agropecuários da agência iniciaram, neste mês, a busca e vacinação assistida dos 117.211 bovinos e bubalinos que não foram imunizados contra febre aftosa entre 1º de maio e 10 de junho.

Segundo o escritório local da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Mranhão (AGED), 51 criadores deixaram de vacinar seus rebanhos, 15 deles só no município de Itapecuru Mirim. Os dados apresentados pelo governo do estado indicam que a regional de Itapecuru atingiu 99,47% de vacinação an 1ª etapa de 2016 realizada até Maio. Apenas os municípios de Itapecuru, Nina Rodrigues, Presidente Vargas e Vargem Grande apresentaram criadores em falta com a vacinação. Nos outros municípios que compõem a jurisdição do escritório atingiram so 100%. São eles, Anajatube, Belágua, Cantanhede, Matões do Norte, Miranda do Norte, Pirapemas, São Benedito do Rio Preto e Urbano Santos.

Estes números colocam a regional de Itapecuru como a 5ª colocada com melhor aproveitamento no estado ficando à frente de municípios como Imperatriz, Santa Inês, Caxias, Balsas, Barra do Corda e Codó. O getor da unidade regional, Hyrton Carneiro, informou à equipe do Itapecuru Notícias que os criadores inadimplentes já foram notificados e tiveram um prazo de sete dias para procurarem a AGED, agora as providências a serem tomadas estarão a cargo do Ministério Público que será acionado e entrará com uma ação penal contra aqueles que não cumpriram suas obrigações quanto à vacina.

Vereadores acolhem denúncia contra prefeito de Itapecuru

Por Itapecuru Noticias

Na manhã da última quarta-feira (13) os vereadores acolheram denúncia de irregularidades contra o prefeito Magno Amorim (PPS) em convênios celebrados com a empresa Vale e o Comefc (Consórcio dos municípios da Estrada de Ferro Carajás), o que pode culminar com a cassação do mandato do atual gestor.

Foram 11 votos a favor e 1 contra, este do vereador e ex-secretário de infraestrutura do município, Wilson Aires (PMDB), que será ouvido como réu juntamente com o ex-secretário de agricultura, Francisco das Chagas, a ex-secretária de educação, Elisângela Marinho, e a secretária de saúde, Flávia Bezerra.

De acordo com a denúncia houve irregularidades em obras de contrução de estradas vicinais, pontes e na compra de máquinas através de verbas oriundas de convênios com as empresas citadas. Um grande número de documentos fundamentam o pedido. Será criada a CPI para cumprimento do cronograma nos trâmites do regimento que reza o prazo de 120 dias para o decorrer do processo, com oitivas de testemunhas e argumentos da acusação e defesa.

Fontes ligadas a Magno Amorim afirmaram ao Itapecuru Notícias que a assessoria do prefeito irá recorrer da decisão e que os motivos de somente agora, no final do mandato, os vereadores voltarem-se contra a atual administração vai muito mais além do que imagina grande parte da população. Segundo as mesmas fontes "os vereadores não estão preocupados com o povo, querem é garantir suas reeleições da maneira como sempre fizeram em suas práticas de barganha que com Magno já sabiam que não teriam vez da forma que desejavam". E completou deixando no ar a frase "aguardem as cenas dos próximos capítulos".