Sedel celebra assinatura de contrato de repasse para construção de estádio de futebol em Itapecuru-Mirim

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) celebra mais um investimento para o desenvolvimento do Esporte no estado do Maranhão. O secretário Márcio Jardim assinou, na manhã da última segunda-feira (27), juntamente com o superintendente da Caixa Econômica Federal no Maranhão, Emílio Murad, contrato de repasse para construção de um estádio de futebol no povoado de Entroncamento, localizado no município de Itapecuru-Mirim.

O contrato de repasse é referente à emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Junior Marreca (PEN), e o valor de repasse do investimento é de R$ 295.000,00 mil reais para a execução de obras de um importante equipamento esportivo, que vai beneficiar milhares de maranhenses. “Esse estádio servirá para expandir o futebol local, trazer grandes competições e o desenvolver o esporte no município”, disse o deputado Júnior Marreca.

Durante a assinatura, Márcio Jardim agradeceu ao deputado Junior Marreca pela indicação de sua emenda para o esporte. “O estádio será mais uma ferramenta para dar continuidade ao trabalho do Governo do Estado, que é proporcionar espaços de difusão da prática do esporte de maneira acessível a todos. Nossos agradecimentos ao deputado por destinar sua emenda parlamentar para o desenvolvimento do desporto.”, celebrou Jardim.

Participaram, também, da solenidade de assinatura de contrato de repasse o vereador e Presidente da Câmara Municipal de Itapecuru-Mirim, José de Arimatea Costa Júnior, o vereador Rogério Maluf, políticos e lideranças comunitárias.

Informações da SEDEL/MA

Embaixador da União Europeia visita quilombolas de Itapecuru

Por Alberto Júnior/Itapecuru Noticias

Na manhã desta quinta-feira (30) a comunidade de Filipa recebeu a visita do embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, que cumpre agenda de relações com nosso país.O evento foi organizado pela Associação das Comunidades Negras Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ) em parceria com a Cooperativa dos Quilombolas do Estado do Maranhão (COOPERQUILOMBOLA).

A comunidade recebeu o embaixador às 10h ao som do tambor de crioula dos moradores, logo depois foi inaugurada uma pequena agroindustria de produção de farinha, em seguida apresentaram-se danças e cantos que compõem a cultura quilombola da comunidade Filipa.João Cravinho é português e foi indicado para o cargo de chefe de delegação da União Europeia no Brasil em Agosto de 2015 e desde então trabalha no fortalecimento das relações entre o Brasil e os países europeus. Também foi chefe de delegação da UE na Índia e ex-secretário de Estado de Portugal dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

Segundo Luigi Gambardella, presidente da EUBrasil “Precisamos de relações mais fortes entre Brasil e União Europeia e temos certeza que o embaixador Cravinho agregará valores ao excelente trabalho já iniciado pela embaixadora anterior Ana Paula Zacarias. A EUBrasil vai trabalhar em cooperação com a delegação para estimular ainda mais as relações econômicas; particularmente, em duas áreas: investimentos e agenda digital”, afirmou à equipe do Itapecuru Notícias.Quem também esteve presente foi o Secretário da Igualdade Racial do Estado do Maranhão, Gerson Pinheiro. Pré-candidatos a vereador e prefeito, além de convidados da sociedade itapecuruenses e de outras cidades.

Eleições deixam comunicadores de Itapecuru e Vargem Grande fora do ar a partir de Hoje (30)

Profissionais de comunicação que apresentam ou participam de programas de rádio ou televisão e desejam disputar as eleições deste ano devem ser afastar das funções a partir de Hoje (30). A vedação vale tanto para quem almeja disputar uma vaga na Câmara como para a disputa à prefeitura.Se a determinação não for cumprida, o comunicador poderá ter o registro de candidatura negado ou cancelado. 

A depender da fase de julgamento, pode perder o mandato, se eleito. Antes, apenas a emissora era punida. A medida é uma das principais mudanças trazidas para a disputa eleitoral deste ano, entre as promovidas pela Lei 13.165/2015, a chamada Reforma Eleitoral.

O profissional poderá continuar trabalhando na emissora, mas longe dos microfones e câmeras. Em Itapecuru o radialistas Telmar Felix da radio 90 e o apresentador de TV Willian Vieira se afastam de suas funções hoje.Já em Vargem Grande, o vereador  Toninho Abreu da Radio e TV Líder se afasta para disputar a reeleição e Orlando Filho, se afasta da Nova FM para pleiteá a pré-candidatura a vereador de Vargem Grande.

Da redação

Pirapemas – Ma: Vem aí o programa da família pirapemense

Agora você tem um Super-Motivo pra ficar ligado! Na próxima segunda-feira, 04 de julho, estréia o novo programa da família pirapemense “RONDA DO POVÃO” com o apresentador Ray Veras.

Da redação


Homem mata mulher a golpes de faca, facão e tiro de espingarda em Matões do Norte

Um crime bárbaro aparentemente motivado por ciúmes e com características de "Feminicídio" foi registrado nesta quinta-feira (29), em Matões do Norte. Uma mulher de 43 anos foi assassinada com golpes de faca, facão e um tiro de espingarda.

Maria de Nazareth Pires Freire, foi morta pelo companheiro José de Ribamar Pereira de 49 anos, com quem tinha três filhos. o assassinato aconteceu no povoado Mariana, onde o casal residia. aparentemente por ciúmes. O autor possui, visivelmente, problemas mentais.

O delegado Rui Dourado, de Miranda Do Norte, esteve no local do crime, onde prendeu em flagrante  José de Ribamar  e apreendeu as armas utilizadas para tirar a vida da vitima. Conforme o delegado, o acusado apresenta problemas mentais visíveis.O corpo de Maria de Nazareth foi encaminhado ao Hospital Municipal Pedro Vera Cruz em Miranda do Norte, onde após passar por exames foi liberado para os familiares.  

Guarnição: 1° Sgt pm Fernando, 3° Sgt pm Moraes, sd pm Almeida e sd pm Silva.