Prefeitura de Itapecuru reforça combate à hanseníase com Carreta da Saúde!

Itapecuru está dentro da rota de ação da Carreta de Saúde contra a Hanseníase, que percorre os municípios brasileiros realizando  exames clínicos, diagnósticos e iniciando o tratamento da doença.  A carreta esteve na praça Gomes de Sousa, em frente a prefeitura, hoje (24) quarta-feira, reforçando a importância do diagnóstico precoce para evitar o avanço da doença.

Na carreta, os profissionais  médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Itapecuru Mirim  atenderam os pacientes durante o dia todo.  Segundo o Coordenador da Atenção Básica do município,   Cirlandio Coutinho de Lima foram realizados 74 atendimentos, dentre esses há 10 casos suspeito de hanseníase (os médicos irão fazer nova avaliação para confirmar o diagnóstico) e 02 casos confirmados da doença.  

Os pacientes com diagnóstico confirmado já receberam a primeira dose do medicamento e continuarão com o tratamento no posto de saúde.

A prestação do serviço realizado hoje é um convênio do Ministério da Saúde e o laboratório Novartis, fornecedor do medicamento para o tratamento da doença e parceria da Secretaria de Estado da Saúde  com a prefeitura municipal. A ação reforça a importância do diagnóstico precoce da doença como forma de prevenir as incapacidades físicas decorrentes do diagnóstico tardio. A doença tem cura e o tratamento é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Reportagem:Cristiano Dias
Fotos: Drº Cirlandio Coutinho

PRF do posto São Francisco prende quarteto portando armas de fogo

Policiais federais que fazem o patrulhamento no posto da PRF em São Francisco prenderam após abordagem, quatro elementos que vinham em um veiculo modelo RANGER de placa OWA – 6748. Dirigido por Amarildo da Silva Viana de 34 anos, morador do Conjunto Maiobão em Paço do Lumiar.

Em uma minuciosa revista no interior do carro, foi encontrado três revolveres calibre 38, todos com numeração suprimida, sendo que um deles pertence a policia militar do estado do Pará. Além de 16 projéteis intactos. Diante do flagrante foi dado voz de prisão aos quatro por porte ilegal de arma de fogo.

Os elementos seguiam viagem de Itapecuru – Mirim para Capital quando foram parados por volta das 12:30 h de hoje (24) em uma fiscalização de rotina. A policia suspeita de que o quarteto iria praticar algum delito. em entrevista ao titular do blog, Os suspeitos alegam serem trabalhadores.

Todos os envolvidos foram encaminhados para delegacia regional de policia civil de Itapecuru – Mirim onde o caso ficará sob responsabilidade do delegado Samuel Murita.

Matéria  e fotos extraída  do site Santa Rita em Debate