Virada de Ano com tambor de crioula em Itapecuru !

O Tambor de São Benedito, é uma tradição na rua João Buzar, em toda  virada do ano, que acontece a mais de 60 anos  sob a responsabilidade dos irmãos, Maria Sampaio e Zé Mário Sampaio.

A festa inicia pela manhã com o rufar dos tambores durante todo o dia 31, entrando pela noite e encerrando ao raiar do dia  1º do novo ano.  É costume local, as pessoas irem para praça Gomes de Sousa ver as bandas e os fogos  depois se encaminharem ao local do tambor onde se deleitam com a roda  colorida das indumentárias e os volteios vibrantes, harmoniosos  e sensuais das brincantes.  A brincante escolhida pela pungada (toque de barriga) da companheira, se apresenta individualmente no interior da roda, sendo a responsável pela coreografia principal, acompanhada pelos tambores.

O tambor de Maria Sampaio como é conhecido reúne os grupos de várias comunidades, como Santa Rosa do Barão, Felipa e Oiteiro.

Segundo Maria Sampaio, o tambor existe desde o início dos anos 60 do século passado, iniciando com  Zé Sampaio, Benedito Sampaio, Roque Sampaio, seu pai e tios, com o patrocínio do prefeito da época Abdala Buzar, que foi o seu maior incentivador. Maria Sampaio lembrou ainda os renomados cantadores e batedores: Zé do Néia, Bertulino Campos e João Sampaio. Atualmente ela se ressente com a dificuldade de encontrar bons cantadores, puxadores de toadas e tambozeiros, contando ainda  com Juvêncio da Santa Rosa que mesmo com deficiência visual,  é ainda um dos melhores puxadores,  Patricinho da Felipa, excelente batedor de tambor grande e Vaqueiro de Oiteiro que reúne as qualidades e cantador, puxador de toadas e batedor, que são imprescindíveis no evento.

Postagem de  Cristiano Dias e Imagens (Video) Itapecuru Webtv 

Assaltantes arrombam igreja e levam dinheiro de cofre em Itapecuru-Mirim!

Na manhã dá última quinta-feria do dia (31), último dia do ano de 2015, a comunidade católica recebeu uma notícia que causou revolta. Mais uma vez a igreja matriz foi assaltada, os ladrões arrombaram o cofre onde estavam sendo depositadas as oferta por ocasião do festejo de São Benedito que acontece até sexta, 01 de janeiro de 2016. Não há pistas dos meliantes e a polícia ainda não apresentou qualquer suspeito.

Postagem da Matéria de Cristiano Dias e com Informações do Itapecuru Webtv