Diocese de Coroatá emite nota em solidariedade às vítimas de Mariana-MG

"Todos podemos colaborar, como instrumento de Deus, no cuidado da criação” (LS 14)".

   Por Pirapemas.com
Dom Sebastião Bandeira Coêlho
Em comunhão com a Arquidiocese de Mariana-MG, queremos manifestar solidariedade às famílias das regiões atingidas pelo rompimento das barragens da Samarco, no distrito de Bento Rodrigues, em Minas Gerais, destruído pela avalanche de lama, afetando diretamente o Rio Doce, atingindo municípios e distritos, chegando ao Estado do Espírito Santo.

A Diocese de Coroatá, reunida com seus agentes de pastorais: Dom Sebastião Bandeira Coêlho, clero, religiosos e religiosas, coordenadores de pastorais, movimentos e leigos, cujo tema norteador de estudo: Igreja e Sociedade, assessorado pelo Padre Geraldo Martins Dias da Arquidiocese de Mariana, refletiu sobre a relação da Igreja e sociedade no decorrer da história, que permite perceber nossa atuação na realidade eclesial. Na oportunidade, Pe. Geraldo partilhou o caso dos atingidos de Mariana e ficamos comovidos pela tragédia humano-ecológica de proporções catastróficas, ambiental, econômica e hídrica.

Uma tragédia prevista e causada por um modelo de “desenvolvimento” que atingiu os mais vulneráveis expostos ao caos e desespero. Essa é uma situação que nos lembram do ensinamento de Jesus sobre as bem-aventuranças que indicam luta pela justiça, consolo e esperança para seguir o caminho: “Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir” (Lc 6, 21). É o conforto de Deus junto às perdas humanas e materiais.

Solidarizamo-nos com o Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha e com todos aqueles que estão ao lado dos atingidos pelos sofrimentos irreparáveis de nossos irmãos, a fim de que possam ser confortados neste momento e tenham seus direitos garantidos.

Unidos em oração, “peçamos ao Senhor a graça de chorar pela nossa indiferença, pela crueldade que reina no mundo, em nós e também naqueles que tomam decisões socioeconômicas, que abrem a estrada para dramas como estes” (Papa Francisco). São situações humanas que precisam de nossa atenção: "alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram." (Rm 12, 15). Assim, Jesus nos transmite a esperança que vem de Deus, de quem revela o rosto de um Deus solidário e fraterno.

Esperamos poder continuar aprofundando cada vez mais os laços de cooperação entre nossas Igrejas.Fraternalmente despedimos-nos, em “Comunhão e Esperança” sob o olhar de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de nossa Diocese.

Dom Sebastião Bandeira Coêlho
Bispo diocesano

ATENÇÃO, CONSUMIDORES! Aprovada a Lei das Filas…

Com a Lei em vigor, os estabelecimentos bancários, em operação no Maranhão, terão que prestar um serviço de qualidade aos cidadãos 

Aprovada pela Assembleia Legislativa a Lei das Filas nos estabelecimentos bancários no estado do Maranhão. O projeto é de autoria do deputado estadual Zé Inácio (PT) e tem como objetivo fiscalizar e melhorar os serviços prestados pelas agências bancárias aos consumidores.

“Após inúmeros relatos das entidades da sociedade civil, percebemos que o tratamento que as agências bancárias oferecem aos consumidores, nos serviços prestados no guichê, não são satisfatórios e por tanto deixam muito a desejar. Precisamos ser mais enérgicos”, declarou Zé Inácio.

Com a Lei em vigor, os estabelecimentos bancários, em operação no Maranhão, terão que prestar um serviço de qualidade aos cidadãos, incluindo o limite do tempo estabelecido para as filas. 

Lei das Filas 

O deputado Zé Inácio (PT) como presidente da Comissão dos Direitos Humanos promoveu em março deste ano a 1ª Audiência Pública de Direitos Humanos e Cidadania sobre Lei das Filas.Durante a audiência, o parlamentar destacou sua preocupação com o direito do consumidor que vem sendo renegado à população pelos estabelecimentos bancários.

Postado por Cristiano Dias,matéria extraída do blogger Santa Rita em Debate

Homem é preso em Presidente Vargas acusado de vários estupros na região

Foi preso na manhã desta terça-feira (17) um homem conhecido por Paulica. Ele é acusado de estuprar uma adolescente de 17 anos e violentar uma criança de 11 anos, no último domingo (15) no conjunto Vila Pery em Presidente Vargas.

Segundo informações, a primeira vítima foi uma criança de 11 anos que estava com sua irmã mais velha em sua residência enquanto seus pais tinham saído. O Maníaco aproveitou a fragilidade e entrou em um dos quarto onde estava a criança dormindo, a irmã mais velha ouviu uma movimentação estranha de dentro do quarto e ligou a luz da sala para ver o que estava acontecendo, foi então que a mesma se deparou com um homem saindo correndo de dentro do quarto da criança.
Ainda segundo informações ele não teve conjunção carnal mas já tinha tirado a roupa e estava acariciando a vítima (mas para justiça é considerado estupro).

Inconformado, foi em outra residência, onde se encontrava uma jovem que estava de resguardo, ela deu a luz a uma criança há cerca de um mês e estava sozinha com o bebê em casa enquanto seus familiares tinham saído. O estuprador aproveitou a oportunidade e entrou na casa com uma faca e jurando de morte caso ela chamar-se alguém e aproveitou para abusar sexualmente da jovem de 17 anos.Páulica foi preso em 2005 por estrupo na cidade de Nina Rodrigues, onde também fez duas vítima.

Portado por cristiano Dias ,fotos e informações Do Blog Presidente Vargas Transparente.