Secretária de Finanças de Itapecuru oficializa lançamento da Nota Fiscal de Serviço Eletronico nesta Terça-feira

Secretária de finanças Miriam Amorim
A Secretaria Municipal de Finanças de Itapecuru através do Departamento de Receita Municipal realiza nesta Terça-feira (21/09) às 8h30 no Auditório da Prefeitura Municipal o lançamento oficial do Nota Fiscal de Serviço Eletronico (NFSE) do município.Lei Municipal que institui a Nota Fiscal Eletrônica de Serviço que foi votada pela Câmara Municipal  e sancionada pelo prefeito municipal Magno Amorim de acordo de número 1.330 de 22 de abril de 2015.

Neste primeiro momento a Prefeitura Municipal estará fazendo a apresentação do Sistema à sociedade e à classe empresarial de Itapecuru e que a mesma irá  definir através de Portaria o calendário de cadastramento e inclusão das empresas obrigadas à utilização da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.Para participar do lançamento foram convidados toda a classe empresarial,contadores,empreendedores e a imprensa, entre outros convidados. A secretária de Finanças (Miriam de Jesus Siqueira Amorim) adianta que a intenção e promover benefícios para os contribuintes itapecuruenses tais como:

a) Redução dos custos de desenvolvimento, treinamento e manutenção de sistemas
b) Redução dos custos de aquisição, impressão, guarda e envio de documentos fiscais.
c) Simplificação de obrigações tributárias acessórias tais como a dispensa da AIDF – Autorização de Impressão de Documentos Fiscais.
d) Contribuir com a preservação do meio ambiente através da redução do uso de papel para impressão dos documentos fiscais

Vale lembrar que esta  ferramenta irá modernizar o setor público e facilitar os trabalhos dos contadores e as empresas.De acordo com a secretária (Miriam de Jesus Siqueira Amorim), a Nota Fiscal de Serviço Eletronico (NFSE) segue tendências já adotadas por cidades de grandes portes, e que diante dessas mudanças os serviços de emissão de nota fiscal que até então só eram feitos de forma presencial no município. “A ferramenta irá trazer modernidade, eficiência e controle na hora da emissão. Isso trará inúmeros benefícios para o contribuinte que não vai mais precisar arquivar notas, já que elas poderão ser acessadas digitalmente”, adianta.

Segundo a secretária de Finanças do Município informa que “O novo modelo vai permitir redução de custo com papeis e gráfica no caixa das empresas. Até então as empresas precisavam pedir uma autorização à Prefeitura para emissão de talonários. A partir do próximo mês elas vão continuar pedindo a autorização, mas não de forma presencial, e sim virtualmente”, explica.

A Prefeitura Municipal preocupada a segurança e agilidade que um sistema desse porte requer contratou a empresa Fiorilli S/A com sede em São Paulo para armazenamento do banco de dados visando proporcionar aos contribuintes um serviço de qualidade e eficiência, pois este Data Center está dentre os melhores da América Latina.

Sabemos que não dispomos em nosso município de uma internet de boa qualidade e caso não seja possível o acesso ao site da Prefeitura Municipal o contribuinte poderá lançar mão do Recibo Provisório de Serviço - RPS bastando para isso que o contribuinte disponha de um sistema próprio para as emissões dos RPS, os quais serão homologados pelo Departamento da Receita Municipal.

Reportagem: Cristiano Dias/Radialista DRT-0001690/MA
Informações da ASCOM da Prefeitura Municipal de Itapecuru

Programa "Alvorada é Noticias" completa 06 anos de existência na Rádio Alvorada FM

Cristiano Dias/Produtor e Apresentador
Há exatamente há 06 anos atrás iniciava uma nova fase na minha carreira profissional, o Programa "Alvorada é Noticias" na Rádio Alvorada FM.Naquele momento eu tinha acabado de sair da Rádio Noventa FM quando foi convidado pela direção da Rádio Alvorada FM a fazer o radiojornalismo matinal intitulado o "Alvorada é Noticias".E hoje a terceirização nos programa de  rádio permite que se possa ousar e alçar vôos na busca do novo, assim nasceu o projeto "Alvorada é Noticias".

O tempo passou e muitas mudanças aconteceram no Programa "Alvorada é Noticias". Ao longo desses 06 anos contamos com a parceria de anunciantes valorosos que sempre acreditaram no nosso projeto, da direção da emissora, que sempre manteve uma postura ética e nunca interferiu na linha editorial do programa, que tem como foco principal atender aos anseios do povo, sendo um canal aberto e constante de reivindicação popular.

No jornalístico sempre nos preocupamos com o ouvinte, em respeitar as pessoas, temos sempre muito cuidado com o público, que é a razão maior da nossa permanência neste contato diário através do rádio.

Durante 06 anos enfrentamos muitos desafios, pois quem forma opinião agrada e ao mesmo tempo incomoda. Quero neste momento agradecer pelo respeito institucional e colaboração que sempre conseguir manter com autoridades, personalidades da cidade, ser agente de notícias nem sempre é agradável quando se diz a verdade, porém sabemos que um trabalho sempre pautado na verdade busca sempre a melhoria de qualidade de vida de toda uma comunidade.

Atendendo também esta filosofia de se fazer um jornalismo sério de teor informativo, leve, sem sensacionalismo, com pitadas de cultura, lazer, entretenimento, trazendo também novidades do mundo da publicidade.Hoje não podemos ficar de fora da Internet, pois sabemos da importância das redes sociais, dos sites, blogs e o no mundo os avanços tecnológicos nos remete a convergência das mídias no universo da comunicação social.

A crítica é um elemento presente no dia a dia de quem faz jornalismo, pois vivemos numa democracia e a liberdade de expressão precisa estar presente, porém devemos ter o discernimento e a responsabilidade de que na comunicação social é imprescindível a isenção, mesmo que em determinados momentos sejamos obrigados a passar por cima do nosso próprio orgulho e tenhamos que citar situações que envolvem pessoas que não são tão simpáticas ao nosso trabalho. A comunicação deve ser feita com amor e não com ódio e espírito de perseguição, não devemos usar o microfone ou qualquer instrumento que envolva o jornalismo para prejudicar pessoas ou ser injusto e calunioso para com o semelhante.

A comunicação exige dedicação, amor, abnegação, sensibilidade para quebrar preconceitos e paradigmas, pois a pluralidade de pensamentos, ideologias devem ser respeitadas, o homem é livre e depende única e exclusivamente dele trilhar um caminho de êxito e sucesso, basta compreender e respeitar o espaço do outro.

Por fim agradeço a Deus, que é o guia de todas as coisas, ao público ouvinte que é fiel e norteia o meu trabalho todos os dias, aos meus familiares, que sempre torceram pelo meu sucesso, a Elaine Cristina, esposa, amiga, companheira, meu porto-seguro, pessoa que apóia todos os meus projetos pessoais de forma incondicional, aos colegas de trabalho, que agem com lealdade acreditando num futuro melhor e a todos os convidados que se fazem presentes participando deste momento especial, muito obrigado.

Reportagem: Cristiano Dias/Radialista DRT-0001690/MA