AJUSTES FINAIS:Campus do IFMA em Itapecuru prestes a ser inaugurado

O reitor do Instituto Federal do Maranhão Roberto Brandão visitou Itapecuru-Mirim na manhã desta segunda-feira (14 de setembro) para uma reunião sobre a inauguração do campus na cidade. Tal visita pegou muita gente de surpresa, pois a princípio estava marcada uma reunião na Prefeitura Municipal, mas o gestor acabou se deslocando para as obras de construção do instituto, fazendo com que todos fossem imediatamente para lá.

Pedindo desculpas pelo mal entendido, Roberto Brandão disse estar bastante satisfeito com o que viu, porém admitiu que ainda faltam alguns trabalhos que requerem parcerias com outros órgãos. Cita-se como exemplo o asfaltamento para o acesso ao local, que deve vir de incentivos do Governo Estadual, além do trabalho da CAEMA e da CEMAR para garantir água e luz elétrica ao local, principalmente para manter o maquinário dos laboratórios, já que todos os cursos são técnicos. Em breve será construído um complexo esportivo, com ginásio coberto e piscina, que serão disponibilizados a população em geral, assim como o auditório.

Prometendo a entrega da obra no prazo de 30 dias, Brandão confirmou que o itapecuruense Inaldo Lisboa será o diretor do campus, e que haverá concurso público para a parte pedagógica e administrativa, com o intuito de fazer o IFMA já funcionar em 2016.

A ideia não é colocar toda a capacidade do local em funcionamento, e sim apenas alguns cursos de início para periodicamente dar ritmo ao centro. O Prefeito Magno Amorim disse que a cidade está no caminho certo e em direção ao progresso, que é a educação.

Postagem de Cristiano Dias com informações e fotos  do site Itapecuru Agora

ETERNIZADOR:Restos mortais do Padre Benedito chegam a Itapecuru

Nos últimos anos, poucas vezes se viu a comunidade católica de Itapecuru-Mirim se reunir com tanta força para celebrar algo. Os cristãos já estavam há cerca de uma semana na expectativa do concretizar de uma iniciativa que há muito tempo movimentava a Paróquia de Nossa Senhora das Dores: trazer os restos mortais do Padre Benedito Chaves Lima ao Municipio de Itapecuru.

Um dos mais populares párocos da história da paróquia de nosso município faleceu em 2009, e, segundo o Padre Moraes, teria deixado em uma carta, que por tempo ficara escondida, o desejo de ser enterrado na Igreja Matriz, em frente a imagem de São Benedito. Por questões constitucionais, que garantem que a família é dona do corpo, o mesmo foi enterrado na capital São Luís. Foram muitas negociações com seus parentes para que fosse realizado o desejo dele.

Com a presença de Dom Sebastião, Bispo da Diocese de Coroatá, os restos mortais chegaram dia 11 de setembro, por volta das 18h e foram colocados em uma caminhonete da Paróquia, para seguir em cortejo com a população, que, desde o bairro Trizidela, foi escoltada pela Guarda Municipal e pelo Corpo de Bombeiros, e caminhou pelas principais vias da cidade, com direito a uma passagem pela Casa Paroquial, onde o Padre Benedito morou por muitos anos.

Chegando na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, era bastante visível a emoção dos itapecuruenses que testemunhavam aquele momento, inclusive de membros de outras religiões, que fizeram questão de participar. Lida a biografia dele, foi elucidado que ele revolucionou ao descentralizar o poder na Igreja Católica em Itapecuru, e permitiu a construção de novas Igrejas e Capelas em outros pontos da cidade. Muitas pessoas discursaram em homenagem a Padre Benedito, incluindo afilhados e cidadãos que foram batizados por ele, como o Prefeito Magno Amorim que enalteceu o nome do Monsenhor.

Após a realização da missa, houve o sepultamento, que faz de Padre Benedito o segundo a ser enterrado na Igreja Matriz. O primeiro foi o Cônego José Albino Campos. Tal fato reafirma a tradição de que os principais párocos devem ser sepultados na Paróquia em que fez história.

Postagem de Cristiano Dias com informações e fotos  do site Itapecuru Agora

Confira os ganhadores do Itapecuru Show de prêmios da 5º extração


1º PRÊMIO - (HUM MIL REAIS)
NOME: MAXIMA CRISTINA C. MENDES (1 GANHADOR)
Nº CARTELA:  04816-68
RUA: DOMICILIANO SIQUEIRA                         Nº S N
BAIRRO: TORRE
CIDADE:  ITAPECURU-MIRIM
VENDEDOR: XUXA

NOME: CARLOS EDUARDO DOS SANTOS (2 GANHADOR)
Nº CARTELA:  07045-93
RUA: BEIJAMIM PEREIRA                          Nº 65
BAIRRO: ROSEANA SARNEY
CIDADE:  ITAPECURU-MIRIM
VENDEDOR: FARMÁCIA ABREU

NOME: RAIMUNDO NONATO RODRIGUES MENDES (3 GANHADOR)
Nº CARTELA:  08753-33
RUA: 1 TRAVESSA JOSE DOMICIANO SIQUEIRA                         Nº S N
BAIRRO: TORRE
CIDADE:  ITAPECURU-MIRIM
VENDEDOR: ANA GESSICA

2º PRÊMIO - (HUM MIL REAIS)
NOME:  JOSUE PEREIRA DA SILVA
Nº CARTELA: 09086-79
RUA: RUA NOSSA SENHORA CONCEICAO                        Nº 11     
BAIRRO: RODOVIARIA
CIDADE: ITAPECURU-MIRIM
VENDEDOR: NEUZANI LEMOS

3º PRÊMIO - (HUM MIL REAIS)
NOME: GERONIMO FERREIRA DE SOUSA
Nº CARTELA:  11519-35
RUA: PERMINIO CRUZ                  Nº S N    
BAIRRO: PIÇARRA
CIDADE: ITAPECURU-MIRIM       
VENDEDOR: BARTOLOMEU

4º PRÊMIO - (MOTO POP 110 I)
NOME: IVAN CRISTIAN ARAUJO SANTANA
Nº CARTELA: 04181-57
RUA: BR 222                         18
BAIRRO:  TRIZIDELA
CIDADE: ITAPECURU-MIRIM
VENDEDOR: EVANDRO

5º PRÊMIO - (FAN 125 KS)
NOME: VALDIVINO
Nº CARTELA:  02043-56
RUA: RUA LEONEL AMORIM                       66
BAIRRO:  CENTRO
CIDADE: ITAPECURU-MIRIM

VENDEDOR:  FARMACIA ABREU

Postado por Cristiano Dias com informações do ASCOM do Itapecuru Show de Prêmios