Prefeito de Anajutuba é afastado do cargo

Uma decisão liminar da juíza Mirella Cezar Freitas determina o afastamento imediato, por 180 dias, do prefeito de Anajatuba (132Km de São Luís) Helder Lopes Aragão por suposto ato de improbidade administrativa. A decisão é resultado de uma ação civil pública (ACP) interposta pela Promotoria da Comarca de Anajatuba, onde o representante ministerial alega a existência de inúmeras irregularidades e ilegalidades na realização de processos licitatórios no município maranhense, que teriam resultado no desvio verbas públicas.

Também são citados por envolvimento no suposto esquema de desvio de verbas o secretário municipal de Administração e Finanças, Edinilson dos Santos Dutra; da secretária municipal de Educação Álida Maria Mendes Santos Sousa; do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Leonardo Mendes Aragão; do secretário municipal de Saúde Felipe Costa Aragão; e os vereadores Marcelo Santos Bogéa e Domingos Albino Beserra Sampaio. Juntamente com o prefeito, eles teriam praticado atos de improbidade administrativa, causando danos ao erário e promovendo o enriquecimento ilícito.

A juíza, com base na ACP, destaca que o Ministério Público instaurou processo administrativo com base em representação trazida pelo então vice-prefeito Sydnei Costa Pereira. As manifestações permitiram a instauração de procedimento investigatório criminal conduzido pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco). As investigações tiveram apoio da Polícia Federal, Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União.

Consta na decisão a existência de empresas que seriam de “fachada”, dentre elas, as empresas A4 Entretenimento, M.R. Comércio e Serviços, Vieira e Bezerra LTDA e a Construtora Construir. Segundo a ACP, não foram obedecidos dispositivos legais para realização das licitações, conforme determina as leis 8.666/1993 e 10.520/2002. Durante os procedimentos investigatórios foram identificadas supostas irregularidades em diversas modalidades licitatórias realizadas pelo Executivo municipal.

Ainda segundo o representante do Ministério Público, para atingir o fim criminoso o grupo teria montado dois núcleos de atuação. O primeiro chamado núcleo empresarial, responsável pela criação e operação das “empresas de fachada” composta por “sócios-laranjas”. Já o segundo seria montado o núcleo político, constituído pelos agentes públicos demandados na ação. Uma das empresas vencedoras teria sido criada 17 dias antes de vencer a concorrência pública para administrar uma verba de R$ 865.000,00 (oitocentos e sessenta e cinco mil reais).

Mirella Freitas determina que o vice-prefeito Sydnei Costa Pereira assuma o cargo de prefeito. Para isso manda que o presidente da Câmara de Vereadores de Anajatuba proceda com a convocação e lavratura do termo de posse e exercício provisório, comprovando o atendimento da medida no prazo de 05 (cinco) dias.

Quanto ao pedido de indisponibilidade e sequestro de bens a juíza negou o pedido do Ministério Público, alegando que o mesmo não indicou, na ACP, o valor relativo ao suposto prejuízo que pretensamente deverá ser recomposto ao erário.

Postado por Cristiano Dias com informações Da CGJ

Plantão de Policia de Itapecuru e Região

MURITA NELES

Foi preso em Itapecuru Mirim, no bairro galeria, o temido Odair, segundo informações da própria Polícia o jovem é traficante e é responsável pelo abastecimento das bocas de fumo em Itapecuru. Com ele foi apreendido uma arma calibre 38,sendo que informações dão conta que esse rapaz possui mais uma 20 armas que aluga para outros criminosos.O mesmo foi apresentado na delegacia regional de IM.Odair  e o de camisa Verde.

Postado por Cristiano Dias com informações do Willian Vieira


Policia Civil de Pirapemas prende Traficante de drogas!
















O incansável delegado de polícia civil de Pirapemas, Drº Paulo Salomão Damasceno, juntamente com a sua equipe com apoio do sargento da polícia militar de Pirapemas Bernardino, após denuncia anônima conseguiram prender na manhã do último dia  (13/08/2015), no bairro novo Pirapemas mais um traficante o nacional: Irismar Fernandes, conhecido como “Zé preto” que há vários dias vinha sendo monitorado pela polícia civil local com ele foi encontrado maconha, crack, celulares, dinheiro da venda da droga, facas, cartões bancários e um revolver cal. 32. “Zé preto” foi autuado pelos os crimes de porte ilegal de arma e trafico de drogas e posteriormente encaminhado ao completo penitenciário de Itapecuru-mirim (sejap) onde ficará à disposição da justiça. Ainda de acordo com o delegado Paulo Salomão o trabalho de investigação ao combate ao trafico de drogas irão continuar de forma rigorosa para que mais traficantes sejam tirados de circulação.

Postado por Cristiano Dias com informações da Delegacia de Policia Civil de Pirapemas.

 Polícia de Santa Rita estoura mais uma ‘boca de fumo’ na Cidade



Policia civil, sob a coordenação do delegado Edinaldo Santos e apoio da policia militar, desencadeou no inicio da tarde de ontem (14), operação policial destinada a coibir varias praticas criminosas na Cidade. 

A ronda, ao se aproximar do Bairro Bahia, localizou um elemento em atitude suspeita. Ao abordá-lo, foi constatado que tratava-se de um usuário que acabara de comprar drogas. Indagado sob a procedência da substancia que foi encontrada, o mesmo apontou a casa de José Antonio Borges Santos(foto) como sendo o local usado para comercialização do entorpecente. 

Ao se deslocar para área, a policia encontrou pedras de crack, dinheiro em varias notas, alem de explosivos tipo foguete que no mundo do crime é usado para avisar os usuários sobre a presença da policia nas proximidades das ‘bocas’. O que é comum nos grandes centros urbanos. 

José Antonio foi autuado em flagrante por trafico de drogas. Na delegacia, o elemento alegou dizendo que não sabia como a droga teria parado em sua residência. Mas a versão foi contestada pela sua companheira que afirmou sendo ele o dono de todo material apreendido.

Postado por Cristiano Dias com informações do Blog Santa Rita em Debate