Polícia prende fugitivo de Pedrinhas que é o principal articulador dos assaltos a Correios da região

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Foi preso ontem (06), em Coroatá, um meliante conhecido como “Charlim”. Ele estava foragido da Penitenciaria de Pedrinhas desde maio do ano passado, quando saiu no indulto do dia das mães.Sobre a ficha de “Charlim” pesam diversos assaltos a motos, dois assassinatos, sendo um desses confesso, e também de ser o principal articulador da quadrilha que assaltou os Correios de Vargem Grande, Nina Rodrigues, Presidente Vargas e região.

Com ele também foi preso um homem de nome Felipe por porte ilegal de arma. Ambos foram levados para a Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim.
O Blog parabeniza o serviço de inteligência da Polícia Militar pela excelente investigação e, consequentemente, pelo belíssimo trabalho em tirar de circulação um meliante de grande periculosidade para a população.

MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL DE ITAPECURU

Por: Jucey Santana

A construção de um mercado público era uma antiga reivindicação da população da cidade, que se ressentia pela insalubridade pública. Abaixo transcrevemos a seguinte denúncia:

“Assim que se vê constantemente infração das posturas municipais, serem abatidas as rezes destinadas ao consumo público no meio da rua. São três marchantes efetivos e cada um destes faz seu matadouro e açougue defronte de sua porta causando como está reconhecido, grande mal a saúde em razão do mau cheiro que exala, empestando tudo.  (Comércio, Lavoura e Indústria, 21.5.1886)

Depois de muitas pressões, e divergências políticas entre o gestor municipal a Câmara dos Vereadores e a população, finalmente em 31 de dezembro de 1920, foi inaugurado o Mercado Público Municipal, construído pelo prefeito libanês Antônio Basílio Simão, na antiga Praça Coronel Nogueira, atual João Lisboa, na área antiga da cidade. (Pacotilha, 3.1.1921)

Em, 1962 o mercado passou por uma importante reforma na gestão do prefeito Abdalla Buzar.

Do Livro, Marianna Luz Vida e Obra, e Coisas de Itapecuru Mirim de Jucey Santana


325 detentos são beneficiados com saída temporária

A Secretaria de Estado e da Administração Penitenciária (Sejap) informou no fim da tarde desta quinta-feira que serão liberados a partir das 8h, de sexta-feira 7, os 325 detentos beneficiados com a saída temporária do Dia dos Pais. 

A autorização foi concedida pela Juíza da 1° Vara de Execuções Penais (VEP), Ana Maria Almeida Vieira, por meio da portaria 016/2015. O retorno dos beneficiados é até às 18h da quinta-feira, dia 13, sobre pena de regressão de regime caso descumprida.

A ação determina ainda que os internos contemplados com o benefício não poderão se ausentar do Estado, bem como deverão observar e cumprir algumas condições, entre as quais não ingerir bebida alcoólica; não portar armas; eles terão que se recolher até às 20h nas residências e estão proibidos de frequentar festas, bares e ou similares.

Audiência na SRI - Secretaria de Reações Institucionais

O Deputado Junior Marreca esteve em audiência, (06/08) com o Secretário Executivo da Secretaria de Relações Institucionais, Sr. Roberto Derziê, para tratar de assuntos relacionados à liberação de recursos financeiros oriundos de convênios dos municípios do Estado do Maranhão firmado com Órgãos Federais que encontram-se pendentes os pagamentos.

O Parlamentar pediu celeridade na liberação desses recursos e ressaltou a importância dos projetos para os municípios, que visam desenvolver a Estrutura Pública para a melhoria das regiões onde há oferta e demanda que pressupõe prover os municípios de infraestrutura adequada para a expansão das atividades e de melhoria dos produtos e serviços ofertados aos municípios Além de preservação e oferta de trabalho.

 O Secretário informou que depende da alteração do Decreto 8407/2015 e da votação do PLN4 para andamento dos pagamentos. Mas garantiu que dará uma atenção especial aos municípios maranhenses e alerta os mesmos a ficarem atentos aos prazos de vigência.

Informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Federal Júnior Marreca