Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Estudos demonstram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, mais de 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos nos países em desenvolvimento (Lancet 2008). 
Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir 22% a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento. No Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 69,3% ocorrem no período neonatal e 52,6%, na primeira semana de vida.

POVOADO COLOMBO A ROTA DO COMBUSTÍVEL.

Por Balanço Geral de Itapecuru

Cocaína, jóias, celulares, relógios, aproximadamente 30kilos de moedas, um caminhão tanque, botijões cheios de gasolina adulterada, caixa d'água, e vários documentos apreendidos esse foi o resultado de uma operação do esquadrão águia da Polícia Militar e delegacia de Polícia Civil de Itapecuru. 

Cresio Carvalho é apontado como proprietário do imóveis que servia de quartel general do crime, uma casa que abrigava criminosos, que segundo a Polícia eram os responsáveis pela adulteração do combustível. Ninguém foi preso na ação.


Funcionário da Landry Móveis de Vargem Grande é vítima de assalto e tortura na zona rural do município

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Local em que o funcionário ficou amarrado.
Na última quarta-feira do dia  (04) sem dúvidas foi um dia de terror para um funcionário, que o Blog prefere manter o nome em sigilo, da Loja Landry Móveis de Vargem Grande.Por volta das 11h ele se deslocou de moto ao povoado Vila Ribeiro, zona rural do município, onde faria a montagem de um móvel, mas acabou sendo vítima de assalto. Os meliantes anunciaram o assalto, bateram e amarraram a vítima e por fim levaram a moto da empresa.
Foram momentos de terror. A vítima ficou amarrada em um bueiro e só foi socorrida horas depois por pessoas que passaram pelo local.

A vítima teve que registrar o Boletim de Ocorrência do caso em Chapadinha, pois em Vargem Grande os Policiais Civis estão em greve por tempo indeterminado.As Polícias Militares de Vargem Grande e Chapadinha já estão no encalço dos bandidos, mas até o momento o Blog não tem informação se eles foram capturados.

Fonte da Miquilina

Por: Jucey Santana

A Fonte da Miquilina localizada no bairro da Miquilina abastece a população de Itapecuru Mirim, desde a época do Império. Jorra de suas bicas, o precioso líquido, que por muito tempo socorre a cidade principalmente nos períodos das chuvas, época em que as águas do rio ficavam muito barrentas e à cidade não possuía sistema de tratamento e abastecimento de agua, razão pela qual a população recorria a Fonte para obtenção de água potável para o consumo.

Muitos poetas e cantores se inspiraram nos poderes milagrosos da água, que curavam males diversos, para suas produções literárias.

Conta-se que uma mulata chamada Maria Miquilina, possuía uma comércio próximo à fonte e fazia sua conservação ao tempo que chamava a atenção dos moradores e usuários sobre importância da manutenção daquela fonte, para o meio ambiente. Atualmente a devastação dos recursos naturais aliados à falta de preservação e proteção matas ciliares compromete seriamente o futuro desta fonte de águas cristalinas.

Do livro, MARIANNA LUZ Vida e Obra e Coisas de Itapecuru Mirim de Jucey Santana- 2014.