Autoridades municipais de Santa Rita e Itapecuru se unem para investigar possível contaminação do Rio Itapecuru com produtos químicos

Por Santa Rita em Debate

Não é de hoje que o Rio Itapecuru vem sofrendo sérios danos ambientais em consequência da ação humana.

A mais recente, é a suspeita de que produtos químicos estejam sendo lançados diretamente nas águas, e isso tem causado muitos prejuízos com a contaminação do liquido e até mesmo a mortandade dos peixes, fato que vem acontecendo com frequência nas comunidades Ribeirinhas de Santa Rita e Itapecuru-mirim.

Por conta disso, autoridades Municipais dos dois municípios se reuniram na câmara municipal Itapecuru para buscar meios de se investigar de onde está partindo o problema considerado grave.

Participaram do encontro, o secretário Municipal de meio ambiente e agricultura de Santa Rita, Valter Carvalho, Francisco das chagas Amorim - secretário de meio ambiente e agricultura de Itapecuru, João Damásio Garcia – coordenador da pesca e vereador, Eliane Cardoso Santos – Vereadora, Gizelma da Costa Mesquita -  coordenadora da vigilância sanitária, César Roberto Nascimento Guimarães -  engenheiro ambiental, Francisca Jaqueline – técnica química da CAEMA, Luzilene Pacheco – presidente da colônia de pescadores Z40, Edvaldo Pereira Lima – presidente da associação de moradores do Povoado leite, entre outros.

Durante a reunião foi escolhido uma comissão para se deslocar até a capital e assim
procurar os órgãos competentes. Logo de imediato, foi definido o recolhimento da água e lama do rio para serem analisados nas universidades UEMA e UFMA em São Luis.

Segundo o secretário, Valter carvalho, o assunto é serio mais do que se imagina e tem que se tomar medidas emergenciais. “ nas comunidades Ribeirinhas de Santa Rita os peixes estão morrendo, a água está causando irritação na pele de quem banha diretamente no rio, sem falar no risco ao tomar esse liquido contaminado. Então essa reunião foi muito proveitosa, de maneira que o primeiro passo foi dado”.

Para o secretário Francisco das Chagas amorim, a secretária municipal de meio ambiente do município de Itapecuru já tinha conhecimento do problema a três anos, com o agravamento do problema medidas serias terão que se tomadas.

João Damásio Garcia – coordenador de pesca e vereador, afirmou que já agendou uma audiência pública no dia 06 de agosto para aprofundar ainda mais o assunto.

A vereador Eliane Quilombola que esteve representando a classe politica local, disse que o poder legislativo municipal estará dando total apoio para esta causa que carece a união de todos.