Assalto ousado aos postos de gasolina no Povoado Leite e em vargem grande/MA

O cantor e ex-prefeito do município de Presidente Vargas Luiz Gonzaga Coqueiro Sobrinho, o Gonzaga Júnior, foi vítima de assalto na noite de ontem (11).

Gonzaga Júnior encontrava-se em um posto de combustível de sua propriedade no povoado Leite, as margens da BR-222, quando quatro homens armados chegaram em duas motos e anunciaram o assalto.

Os assaltantes renderam todos os presentes, inclusive o vigia, que teve sua arma tomada.Do ex-prefeito foram levados o cordão e a pulseira, ambos de ouro, e mais uma boa quantia em dinheiro do caixa do posto.

Após o assalto ao posto de gasolina os bandido tomaram rumo com destino ao municipio de Vargem Grande/MA e que ao chegarem na cidade assaltaram o posto de gasolina Alvorada que fica na entrada da cidade.A policia foi informada e esta intensificando as busca, e a té o momento ninguém foi preso.

Reportagem:Cristiano Dias

Homem é morto a tiros em entroncamento


O pistoleiro conhecido como Wilson Ronne, de 27 anos, foi assassinado na localidade Entrocamento, em Itapecuru, no início da noite de quinta-feira (11). Pelas informações passadas, a vítima fazia compras em um mercadinho da localidade, quando foi abordado por um homem que estava em uma moto. O assassino, depois de tirar o capacete, adentrou o estabelecimento comercial, como se fosse fazer alguma compra. No momento em que Ronne saiu, o matador o acompanhou e disparou três tiros. Ronne  morreu na entrada do comércio. Antes de atirar, o matador teria dito: “agora você vai pagar o que fez, vagabundo!”.


Ronne já havia sido preso no dia 29 de novembro de 2014 por responder por homicídios nas cidades de Rosário, Arari e Vargem Grande. Ele foi preso numa operação realizada por policiais de Santa Rita, Rosário e Itapecuru-Mirim, com o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA),  no povoado de Cajueiro, situado no município de Itapecuru-Mirim, a 108 km de São Luís. Ele teria passado apenas três meses na prisão.

Informações e Fotos: Willian Vieira Tv Record de Itapecuru
Reportagem e texto:Cristiano Dias

Procon fiscaliza atendimento ao consumidor nas agências bancárias de Itapecuru



A equipe do Procon-MA fiscalizou o atendimento ao consumidor em três bancos do município de Itapecuru, localizado a 118 km de São Luís. A ação integra a ‘Operação Paciência’, iniciada em janeiro de 2015. Foram fiscalizadas as agências do Banco do Brasil, do Bradesco e Nordeste.

Durante a operação, foram identificadas irregularidades, como tempo de espera superior a 30 minutos, falta de painel eletrônico, painel eletrônico de senhas sem funcionamento, falta de divisórias que separam o consumidor atendido no caixa dos demais, não fornecimento de senhas e ausência do painel que indica o chamamento de senhas. As agências foram autuadas para que se regularizem e as sanções administrativas cabíveis serão aplicadas após o prazo de defesa das instituições financeiras.

De acordo com o diretor-geral do órgão, Duarte Júnior, que participou da operação acompanhado pelos agentes de fiscalização e por representantes do Procon local, a ação em Itapecuru segue o cronograma que iniciou em janeiro e que objetiva fiscalizar todas as regiões do estado.

“Não podemos admitir o desrespeito com que alguns bancos tratam os consumidores, deixando que eles fiquem esperando horas para serem atendidos. Nós vamos continuar com as fiscalizações com intuito de inibir essas práticas abusivas, seguindo as diretrizes do governo Flávio Dino de assegurar os direitos dos consumidores maranhenses”, afirmou.

Fonte: Procon           
Texto: Emilly Castelo Branco Matos  




Prefeito Magno Amorim anuncia reforma da Rodoviaria de Entroncamento

Em uma reunião realizada no auditório da prefeitura de Itapecuru-Mirim e que contou com apresença da comunidade de entroncamento e secretários municipais,o prefeito Magno Amorim apresentou o projeto de mais 1 milhão de reais para a reforma da rodoviária na localidade.A obra foi uma promessa de campanha do prefeito é um sonho da população que sobrevive das vendas e serviços no local.

Um beneficio gigantesco para a cidade e todos que passam pela BR 135.O coordenador de projeto da prefeitura Jerônimo Mendes explicou a comunidade as etapas do projeto que durarão 180 dias, e que tudo será feito de acordo com a fiscalização da Caixa Econômica Federal e trata-se  de uma parceria com o Governo Federal através do Ministério do Turismo.

Informações e fotos:Tiago Negreiros

Unidade do Procon-MA em Itapecuru é reestruturada


A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA), órgão veiculado à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), promoveu na manhã desta quarta-feira (10), em Itapecuru, a entrega simbólica de materiais para a reestruturação da unidade da órgão na cidade, localizada a 118 km de São Luís. O evento faz parte do projeto de municipalização do órgão, e que segue as diretrizes indicadas pelo governador Flávio Dino.

O evento contou com a presença do diretor-geral do Procon Maranhão, Duarte Júnior,o prefeito de Itapecuru-Mirim Magno Amorim,vereadores e toda a sociedade de Itapecuru e além da classe empresarial,no decorrer do evento houve uma palestra “Diálogo com Fornecedores”, que deu inicio por volta das 10h30. O diálogo foi  voltado ao setor comerciário da cidade, cujo o objetivo e orientar e esclarecer ,as dúvidas sobre o direito dos consumidores.Em seguida, ainda na Câmara e acompanhado da equipe de fiscalização do Procon, o diretor-geral fez a entrega de  equipamentos para o pleno funcionamento da unidade, que foi inaugurada em setembro de 2014.

Em entrevista a Rádio Alvorada FM de Itapecuru  Duarte Júnior fala sobre a municipalização do órgão que é fundamental para o atendimento a todos os consumidores maranhenses. “Descentralizar o atendimento aos consumidores maranhenses é prioridade para a gestão Flávio Dino. Este ano, além de inaugurar novas unidades, também estamos proporcionando melhorias aos Procons já existentes, como em Itapecuru e Açailândia. Temos o objetivo de atender consumidores de todas as regiões maranhenses, tornando o Procon presente na vida das pessoas”, enfatiza.

O Procon está presente em dez cidades maranhenses: Estreito, Bacabal, Balsas, Codó, Timon, Pedreiras, Caxias, Itapecuru e São Luís. O projeto pretende levar o órgão, ainda este ano, a Barreirinhas, Presidente Dutra, São João dos Patos, Santa Inês, Pinheiro e Santa Luzia.

Reportagem:Cristiano Dias

Exclusivo:Presidente da Câmara de Itapecuru diz ser pré-candidato a prefeito em 2016...

Com exclusividade ao Programa "Alvorada é Noticias"  o vereador  e  Presidente da Câmara Municipal de Itapecuru José de Arimatea Costa Júnior, revelou em entrevista veiculada  na manhã desta quinta-feira (11), que já deixou seu nome a disposição da população para possivelmente ser lançado candidato na disputa pela prefeitura, no ano vindouro.

Durante a entrevista ele diz que o (PSDB) terá candidatura propria a prefeito de 2016,segundo o vereador costa diz que não podemos mais esperar,já adiamos muito este projeto que não é só meu e sim do partido.Segundo o Vereador Costa diz estar  desmotivado da Política local, porém indagado sobre a mudança radical ele atribuiu seu posicionamento dizendo que será um nome novo para tal cargo.Click e ouça a entrevista.

Reportagem:Cristiano Dias



MPF/MA propõe ação contra IEK e IESSP por terceirização de curso





As instituições não possuem credenciamento e autorização do MEC para oferta de cursos de graduação no Maranhão

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), propôs ação civil pública, com pedido de liminar, contra o Instituto de Educação Kerigma (IEK), e o Instituto de Ensino Superior de São Paulo (IESSP), pela oferta irregular de cursos de graduação sem a devida autorização dos órgãos competentes, no município de Itapecuru-Mirim/MA. Essa prática irregular consiste na “terceirização” de atividades de Ensino Superior, desrespeitando a legislação brasileira.

Após procedimento investigatório e por meio de informações prestadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), foi constatada irregularidade no oferecimento de cursos de graduação pelo IEK, que por meio de convênio com o IESSP, validava os diplomas de forma ilícita, em descumprimento às normas regulatórias do Ensino Superior. Nenhuma das instituições possuem registro de credenciamento, assim, não podem ser consideradas Instituições de Ensino Superior (IES), não podendo expedir diplomas, apenas certificados de participação.

Na ação, o MPF/MA requer que o IEK suspenda suas atividades de ensino em todos os seus cursos no Maranhão, não podendo realizar matrículas e cobrança de mensalidades ou de outras taxas aos estudantes, sob pena de pagamento de multa diária; a proibição de iniciar aulas sem o devido credenciamento junto ao MEC e suspensão do convênio para validação de diplomas para alunos de cursos livres. Caso seja deferido o pedido de liminar, caberá às instituições tornarem pública em suas páginas eletrônicas e em jornais de grande circulação no Maranhão a decisão judicial.

O MPF/MA pede ainda a condenação das instituições ao ressarcimento dos danos materiais sofridos pelos alunos com a devida correção monetária, além do pagamento de danos morais coletivos em valor não inferior a R$ 500 mil a ser revertido ao fundo de direitos difusos e coletivo, e ainda, no caso de descumprimento da decisão judicial, pagamento de multa diária a ser fixada.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Maranhão
Tel: (98) 3213-7100
E-mail: prma-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_MA

Integrante do PCM é preso em Vargem Grande

 Por Blog do Alpanir Mesquita
 
Foi preso na cidade de Vargem Grande e apresentado na Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim um elemento identificado como Mailson. Ele é acusado de participação na morte de um policial Civil em São Luís no ano de 2013.

Mailson faz parte da facção criminosa conhecida como PCM e é temido, já que é um elemento muito perigoso. O mesmo era amigo do "pimpolho" que foi morto no povoado entroncamento, município de Itapecuru.

Ele também foi preso ano passado em Itapecuru dentro de uma Van portando uma arma de fogo. Com orgulho ele diz que faz parte do PCM e não tem medo de morrer.

Colaboração do Balanço Geral/Itapecuru.