8ª companhia de Itapecuru faz palestra em escola de Pirapemas/MA

A 8ª CI de Itapecuru ministraram, entre os últimos dias , dentro do projeto Policia nas escolas, palestras nas escolas do Município de Pirapemas/MA,intitulado "POLÍCIA NA ESCOLA"cuja a iniciativa e da 8ª CI PMMA de Itapecuru Mirim/MA.As palestras realizadas nas escolas e  coordenado pelo Sargento Roberto, diversos assuntos são abordado dentro da palestra como por exemplo a  violência nas escolas, a finalidade da polícia na escola, vale lembra que o objetivo do projeto e incentivar  a participação da comunidade frente aos problemas de segurança pública e além da Participação da propria família na vida escolar dos filhos.

Diversos assuntos foram pautados dentro da palestra  entre eles: O Real Papel da Escola, Responsabilidade dos Pais para com os Filhos, Indisciplina Escolar, Deveres e Obrigações do Aluno, Causas e Consequências da Violência Verbal,  Física e Patrimonial nas Escolas, Violência Doméstica, Drogas e Alcoolismo.

Paralelamente, foram apresentados vídeos relacionados a temas e mensagens de autoestima, com o objetivo de proporcionar maior interação e participação da comunidade escolar e da família nas atividades da Polícia Militar, tornando o ambiente mais seguro.

Durante as palestras, foi reforçada a importância da participação das comunidade escolar e familiar das questões de segurança pública, com o objetivo de encontrar soluções para problemas de melhoria da qualidade de vida das comunidades. A necessidade de interação da comunidade com os órgãos de defesa social, como a Polícia Militar e Ministério Publico, foi outro tema enfatizado.

Reportagem:Cristiano Dias

Sebrae participa do Festival do Babaçu em Itapecuru Mirim

Oitava edição do festival teve como objetivo a promoção do potencial do babaçu na região do Vale do Itapecuru


A equipe da unidade regional do Sebrae em Chapadinha participou da oitava edição do Festival do Babaçu, realizado no sábado (16), na cidade de Itapecuru Mirim, numa realização da Associação das Quebradeiras de Coco e da União de Clube de Mães do município, recebendo o apoio do Sebrae, do Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), da Fundação Valle e da empresa Floresta Brasileira.

O evento buscou mostrar, à sociedade e aos governantes locais, o potencial do babaçu para a economia do município, além de promover o resgate da cidadania e o reconhecimento das quebradeiras de coco no meio social local. A associação conta, atualmente, com cerca de 400 quebradeiras associadas e empenhadas no trabalho – que existe há cerca de sete anos de forma organizada.

“Temos uma estrutura onde fazemos o nosso trabalho de produção, mas que ainda requer mais investimentos para garantir a qualidade do que é produzido, o que pode nos levar a ampliar as vendas e, com isso assegurar maior qualidade de vida para nós e para nossas famílias”, disse a presidente da associação, Maria Domingas Marques. “Também estamos buscando novos mercados”, ressaltou.

Dentro da programação do evento houve a apresentação das três gerações das quebradeiras de coco atuantes em Itapecuru Mirim, além da dança do coco e a comercialização de alimentos fabricados a partir do beneficiamento do babaçu, como bolo, sorvete, biscoito, mingau, azeite, dentre outros.

Maria Domingas lembrou que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão tem um papel importante na estruturação do grupo. “Com a assessoria do Sebrae, conseguimos qualificar muitas pessoas  que antes só quebravam coco, e hoje produzem o bolo, o pão e o sorvete, garantindo uma renda melhor às quebradeiras, ensinando o passo a passo e os caminhos para um empreendedorismo de sucesso”, declarou a presidente.

De acordo com a gestora de projeto do Sebrae, Jacirema de Cássia, a instituição acompanha a organização do grupo de quebradeiras de coco desde a sua formação. Hoje, a associação possui uma pequena usina para beneficiamento do babaçu e uma padaria para transformação e venda da produção. “Por acreditar na economia do babaçu na região do Vale do Itapecuru, o Sebrae deu todo o apoio para o fomento do empreendedorismo nesta cadeia produtiva, capacitando as quebradeiras, e incentivando-as a ter uma gestão organizada”, assinalou Jacirema.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha - Ma
Contatos: (98) 9152 8936Sebrae – Chapadinha – MA (98) 3471-0741

CONSELHO TUTELAR

EDITAL DE CONVOCAÇÃO E RESOLUÇÃO
A Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim divulga que estão abertas as inscrições para o processo de escolha dos Conselheiros Tutelares para o quadriênio 2016/2019, bem como convocada a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente a ser realizada nos dias 28 e 29 de maio de 2015 , conforme editais e resolução de convocação em anexos, publicados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA, órgão responsável por conduzir os processos de Eleição para membros do Conselho Tutelar e realização das Conferências Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente.

ASCOM Prefeitura de Itapecuru

PREFEITURA DE ITAPECURU AQUI TEM TRABALHO TODO DIA.

O prefeito Magno Amorim, iniciou o serviço de patrolhamento da Vila Barreto, em frente o Ceará frangos, melhorando assim a qualidade de vida da população, ruas foram abertas e empiçarradas, já o Srº  João  que e um dos fundadores da vila, diz que a realidade é outra e que muitas promessas foram feitas e a população estava esquecida, porém agora tudo vai melhorar.

A srª Maria disse que devido ao mato está muito alto, ate cobra aparecia na no lugar, colocando em risco a vida das crianças que brincavam no local,ela diz que o local ,era muito escuro, porém a prefeitura levou iluminação para todos.

Além das ruas que já foram feitas canos estão sendo colocados, assim os problemas com a falta d'água vão acabar. O prefeito Magno Amorim disse"essas obras eram esperadas pela comunidade a muito tempo, e é com projetos e planejamentos, que tudo será feito, para melhorar a qualidade de vida dos Itapecuruenses, que merece o melhor".

Informações de Willian Vieira da TV Record de Itapecuru