Em Presidente Vargas, Polícia prende quadrilha acusada de tráfico de drogas

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (20), uma operação em conjunto da Polícia Civil de Presidente Vargas com a Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim, tirou de circulação cinco elementos, sendo um deles menor de idade, acusados de tráfico de drogas em Presidente Vargas.

Com eles os agentes policiais encontraram R$ 150,00 em espécie, 15 pedras de crack e 5 "buchas" de maconha.

Outra prisão

Um homem identificado como Roberto foi preso na terça-feira (19) em Vargem Grande acusado de porte ilegal de armas. Roberto foi transferido para a Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim. Segundo ele, a arma era apenas para se defender.

Colaboração: Josenaldo Soares/TV Mucambo e Balanço Geral Itapecuru.

Polos Digitais capacitam jovens em Itapecuru e povoados



Jovens e adultos de Itapecuru estão se qualificando nos cursos de informática oferecidos gratuitamente nos Polos de informática.São dez polos de informática em Itapecuru sendo este polos divididos nas comunidades (Cigana,Entroncamento,Franciliza,Ipiranga da BR).Os cursos Básicos e Avançados visam inserir jovens e adultos no mercado de trabalho e além do contato com o mundo virtual.
Segundo o coordenador do projeto  Renato Lauande diz que são mais de 500 alunos escritos por etapas com duração de (04) meses e que este projeto e uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itapecuru a onde a mesma oferece (Camisas,apostilas e a entrega dos certificados) dos participantes do curso.

De acordo com as informações quem tiver interesse em fazer os curso básico tem que ter a  idade de 14 anos, já o avançado a idade  e de 16 anos pra cima,no caso se for maior de idade  tem que esta munidos com identidade, comprovante de residência – isto para os maiores. Os menores devem ser acompanhados pelos pais para a inscrição dos cursos.Maiores informações através do telefone (98) 9171-5986 ou na sede do Polo de Itapecuru informatizado em frente a loja  a  Renovar.

Reportagem:Cristiano Dias
Informações e Fotos: Raphael Moreira


Deputado Zé Carlos do PT participa de entrega de casas do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) em Itapecuru

Por Carlos Júnior

O Deputado Estadual Zé Carlos do PT esteve no último  sábado (16),no povoado Vista Alegre, localizado no município de Itapecuru Mirim - MA, comemorando a conclusão da obra de 46 unidades habitacionais, construídas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do Governo Federal, através da União dos Moradores dos Remanescentes de Quilombos de Vista Alegre, a Associação mais antiga do município, representada pelo presidente Ismael Rodrigues.

O programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal tem transformado o sonho da casa própria em realidade para muitas famílias brasileiras. Naquele momento vi nos olhos de cada família beneficiada, esperança de dias melhores.

Uma das ações prioritárias do nosso mandato é fortalecer o Programa Nacional de Habitação Rural, modalidade do Programa Minha Casa, Minha Vida, voltado para a população que vive no campo como os agricultores familiares e trabalhadores rurais, ou que pertence a comunidades tradicionais.

As unidades habitacionais dispõem de 46 m² com dois quartos, sala, copa, cozinha, banheiro e lavanderia. Todas as dependências são forradas e dispõem de equipamento de acessibilidade à cadeirantes.

Lideranças importantes do município participaram do evento: Rogério Baiano, liderança que tem trabalhado aguerridamente para levar benefícios para sua comunidade, Dr. Raimundão - Diretor Geral do Hospital Regional de Itapecuru, Raimundo Índio do Brasil - Gestor de Saúde, Mubárack Tribulsi - Gestor da AGERP, Carlos Júnior-Vereador,  JR, dona Gonçala e seu Miguel - Membros da Associação da Comunidade, Hideraldo - liderança de Presidente Vargas, Enilda - liderança de Mata Roma, GIGI - liderança de Matões do Norte, Nona - presidente do PT Vargem Grande, Paizinha - Povoado Olho D'agua, Ceará-Povoado Leite.

Programa Faça Bonito é encerrado em Itapecuru

Por Brenno Bezerra

Depois de uma semana, foi encerrada na última segunda-feira (18 de maio) a edição 2015 do Programa Faça Bonito, que atua no combate a exploração sexual de crianças e de adolescentes. Para celebrar, servidores das Secretarias de Assistência Social, Educação e Cultura, além do Ministério Público e diretores, professores e estudantes das escolas públicas municipais e estaduais, fizeram uma caminhada que partiu da Praça da Saudade com destino a Prefeitura Municipal de Itapecuru.

Cantando os hinos nacional e municipal à capela, o público recebeu os agradecimentos da Secretária Municipal de Assistência Social Wilma Amorim e da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Ana Caroline Ferreira. A Promotora Carla Mendes Pereira Alencar lembrou que o 18 de maio é em referência ao famoso “Caso Araceli”, da garota de 8 anos, estuprada e morta no ano de 1973, em Vitória (ES). Crime esse impune até hoje e cometido por pessoas de classe média. A mesma garante que os esforços são diários para garantir aos jovens um desenvolvimento seguro, longe da violação de seus direitos humanos.

No ato, estudantes fizeram apresentações em defesa de seus direitos. Canções. textos, desenhos, cartazes fizeram parte de seus números. Todas as escolas participantes receberam troféus e homenagens. A primeira-dama Wilma Amorim e o músico local César Muniz encerraram a solenidade cantando o hino do Faça Bonito, enquanto todos soltavam os balões usados na caminhada.

Obras da quadra poliesportivas de Entroncamento estão em fase de conclusão




Quadra Poliesportiva de Entroncamento
Mais uma obra reivindicada pela comunidade do Povoado Entroncamento e que já esta fase de conclusão, a construção da quadra Poliesportiva para atender as necessidades dos moradores de entroncamento e  alunos das escolas da rede municipal de ensino dos povoados próximo . A quadra poliesportiva coberta, com estrutura de concreto armado, a obra esta localizada atrás da Rodoviária e deve ser concluída em breve. 

“A construção desta quadra Poliesportiva é uma conquista que celebramos juntos e reitera o nosso compromisso com o município, principalmente com a área da educação e Além das atividades esportivas. Sabemos da importância em contar com uma boa estrutura para oferecer aos nossos alunos, jovens e a população em geral, locais em que possam praticar esportes, tão necessários para manter uma vida saudável” disse o prefeito  Magno Amorim.

Reportagem e Texto de Cristiano Dias