LUTA CONTRA A EXPLORAÇÃO

 Tem início o Programa Faça Bonito em Itapecuru

Foto:Luis Carlos
O Itapecuru Social Clube estava lotado na tarde da última segunda-feira (11 de maio) para a cerimônia de abertura do Programa Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. Na solenidade, estavam presentes o Prefeito Magno Amorim, a Secretária Municipal de Assistência Social Wilma Amorim, a Secretária Municipal de Educação Elisângela Marinho, a Secretária Municipal de Governo Gillândia Santos Silva, o Secretário Municipal de Esporte e Lazer Evandro Borges, a Juíza Dra. Laysa de Jesus, a Juíza Dra. Mirela Cesar, o Defensor Público Marcos Patrício Soares e a Promotora Carla Mendes Pereira Alencar, que ministrou uma palestra sobre o papel do Ministério Público no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos, que foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do dia é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Para o programa em Itapecuru, que terá a duração de uma semana, ainda estão previstas palestras com alunos nas escolas e com as famílias nas associações de bairros, além de uma grande caminhada pelas ruas da cidade. O Conselho Tutelar de Itapecuru enalteceu o trabalho feito no município e pediu que todos não tenham medo e denunciem. Wilma Amorim afirmou que exploração sexual é um problema de toda a sociedade e que a secretaria não medirá esforços para não deixar impunes atos tão banais.

As denúncias de casos de violação desses direitos podem ser das seguintes formas: discagem direta e gratuita para o número 100; envio de mensagem para o e-mail disquedenuncia@sdh.gov.br; ou pelo site www.disque100.gov.br.

Informações do Itapecuru Agora

Polícia Militar recupera moto roubada e prende homem por receptação.

Por Blog Presidente Vargas Transparente

A polícia Militar do 3º pelotão de Vargem Grande, recuperou nesta segunda-feira, (11) mais uma moto, desta vez uma broz de cor preta(foto), que havia sido roubada há cerca de 90 dias nas proximidade do Portal, na entrada da cidade.

A ação da polícia teve início após a vítima entrar em contato com a guarnição composta pelo 1º Sgt Gonçalves, soldado Marques e o cabo Eduardo, e informar que sua moto que havia sido roubada estava circulando na zona rural de Vargem Grande.

Após diligências a polícia localizou a motocicleta que estava com um homem identificado como Lindomar Batista, do povoado Boca do Campo. O acusado informou que havia comprado a moto há cerca de 60 dias de um rapaz.  O veículo foi apreendido e o acusado preso e encaminhados a Delegacia de Polícia Civil, onde foi lavrado o crime de receptação.
O blog parabeniza a guarnição do Sgt Gonçalves por mais uma ação.

Delegado e investigadores da Polícia Civil de Vargem Grande serão transferidos nos próximos dias

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Delegado de Polícia Civil de Vargem Grande Ribamar Moraes está de saída da cidade. Ele só fica na titularidade da pasta essa semana e em seguida será transferido para Miranda do Norte.

Depois da mudança, o novo delegado tem até 15 dias para ser apresentado. Certamente, o Secretário de Segurança Jefferson Portela anunciará o novo titular na audiência que será realizada na cidade no dia 22 de maio. Segundo informações colhidas pelo Blog, as mudanças não param por aí. Serão transferidos também os investigadores.

Santiago e sua esposa, que também é investigadora e trabalha em Vargem Grande durante os finais de semana, pediram transferência para São Luís. Rogério deve seguir junto com o Delegado Moraes para Miranda.

Edilson e Marcos ficarão em Itapecuru-Mirim. O último com uma pequena possibilidade de continuar em Vargem Grande. Já o escrivão, pediu exoneração do cargo e vai seguir somente na carreira de advogado.



Moto roubada em Santa Rita é recuperada em Itapecuru

 Por Santa Rita em Debate
 
Uma moto CB 300, roubada semana passada em Santa Rita, foi recuperada na última segunda-feira (11), pela policia da Cidade vizinha de Itapecuru.

De acordo com informações, bandidos estavam em um veiculo de cor prata, seguindo o proprietário por nome Rodrigo, pelas Ruas de Santa Rita. Quando o mesmo chegou em sua residência, localizada na segunda Travessa da redenção, foi surpreendido pelos elementos que de posse a uma arma anunciaram o assalto. Depois de cometer o delito, se evadiram sem deixar pistas.

Leandro Borges Sousa, autor do roubo e também que pilotava a moto no momento da abordagem era conhecido em Itapecuru como o play boy da CB 300. Só que muita gente não sabia que ele era um criminoso e que a moto ao qual se dizia dono, era roubada.

 Segundo a PM, o veiculo estava sendo usado também para pratica de delito. Depois de uma denuncia, o espertinho que estava hospedado na casa de um amigo, foi preso e a policia recuperou a motocicleta. O dono da residência onde o criminoso se escondia também foi preso e de acordo com as autoridades policiais, os dois podem ser comparsas.

O elemento ostenta com orgulho uma tatuagem de palhaço no braço esquerdo, que no mundo do crime, quer dizer matador de policia. O mesmo foi trancafiado na delegacia regional de Itapecuru e se depender do delegado dr. Murita, ele vai ser transferido para Pedrinhas o mais rápido possível.