Secretária de Educação do Estado vistoria escolas e debate ações com gestores de Itapecuru.

A secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, e equipe técnica do órgão,esteve em Itapecuru na manhã deste sábado (25) fazendo uma visita as escolas do estado  cujo objetivo e o acompanhamento às escolas é parte das ações do programa ‘Escola Digna’, criado pelo governador Flávio Dino e  também fazer um levantamento da infraestrutura das escolas da rede de ensino do estado.Em seguida a mesma participou de um reunião na Unidade Regional de Educação com a gestora Francisca Muniz Alves a onde  diretores de escolas, técnicos e professores participaram desta reunião.

Após a reunião a secretária de estado de Educação, Áurea Prazeres  fez um visita a escola Newton Neves, Ayrton Sena e por último  o centro de ensino Wady Fiquene ( CAIC ) no decorrer da vista da secretária  duas alunas do CAIC representando todos os alunos e o Telmar Felix representando todos os pais de alunos daquela escola  entregaram um documento nas mãos da secretária de educação,documento este que  pedia melhoria para o centro de Ensino Wady Fiquene. 

Após receber o documento a secretária de estado de educação, Áurea Prazeres falou para a direção do Caic, professores e para todos que ali estavam presentes que o “Nosso governo compreende que é essencial ouvir estudantes e professores, acompanhar de perto e dialogar com as pessoas envolvidas no processo educacional, saber das necessidades e encaminhar as ações com o foco na melhoria da aprendizagem”, enfatizou a secretária Áurea Prazeres.Nessa visita estiveram  presentes  a direção da Unidade Regional de Itapecuru  e além de pais de alunos e professores.

Ao encerrar a visita, Áurea Prazeres lembrou a necessidade de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Maranhão.  “Quero agradecer a acolhida dos professores, equipe pedagógica, alunos e lideranças. É isso que nos motiva. O governo tem como prioridade a Educação. É necessário cuidar das distorções para elevar os indicadores educacionais”, acentuou a secretária Áurea Prazeres.

Fonte e Fotos:Telmar Felix
Texto : Cristiano Dias

Policia Civil de Pirapemas prende homens acusados de roubo a residência.


A Polícia Civil da cidade de Pirapemas (Ma) tira de circulação dois indivíduos que aterrorizavam o bairro torre,os mesmo são acusados pela pratica de arrombamentos em residencias.Os acusados  são Edielson de Oliveira Moraes e Adeilson Silva Muniz vulgo "Zico" .

De acordo com o delegado titular da delegacia de Pirapemas, Paulo Salomão, relata que os acusados  adentraram na residencia de um professor que não teve o nome revelado e furtaram uma bicicleta. 

Edielson de Oliveira Moraes e Adeilson Silva Muniz foram ouvidos pelo delegado titular de Pirapemas (Paulo Salomão) e os acusados foram autuado em flagrante delito e em seguida encaminhado para a Delegacia Regional de Itapecuru onde ficara  a disposição da justiça.

Foto e Fonte:Policia Civil de Pirapemas
Texto: Cristiano Dias

Estudante de Comunicação e profissionais de jornalismo participaram do curso de Telejornalismo em São Luis/MA.

Estudante de Comunicação e profissionais recebendo certificados
O jornalismo maranhense vive um momento de grande ascensão, muitos estudantes  e profissionais estão buscando o conhecimento da comunicação onde os mesmo estiveram participando do curso de Telejornalismo Moderno os desafios da reportagem da TV.Presente no mercado maranhense desde 2013 a CapCom (Cursos de Aprimoramento em Comunicação) promoveu neste último final de semana o seu mais novo Curso.

O Curso foi desenvolvido na forma de treinamento e foi ministrado pelos jovens e experientes repórteres Camila Castro (TV Meio Norte de São Luis/MA)  e Felipe Reis (TV Clube do Piaui).

Durante o curso os aluno teve o  contato com as técnicas de reportagem para TV em suas diferentes fases: apuração, captação, redação, edição e veiculação da notícia. Todo esse processo levando-se em conta as novas tecnologias e o dinamismo por qual passa a Reportagem nestes novos tempos de Convergência Digital.

O radialista e apresentador do programa "Alvorada é Noticias"  de Itapecuru que participou do curso diz que a sua maior motivação para fazer o curso de Telejornalismo  foi a paixão pelo Televisão e a vontade para aprender sempre mais. Ele afirma que um dos conhecimentos que chamou sua atenção no curso foi aparte de  apuração, captação, redação, edição e veiculação da notícia.. “Tudo o que aprendemos neste curso foi importante, mas o que mais me marcou foi o cuidado que os ministrantes do curso Felipe Reis e Camila Castro teve de passar o conhecimento que carrega”, elogia.

O treinamento aconteceu no ultimo sábado (25) nos dois turnos manhã e tarde  e com direito ao Certificado de participação ao final do curso o evento aconteceu na  sede do Jornal O Imparcial no Renascença.

Texto e Reportagem:Cristiano Dias

Prefeitura de Itapecuru e a Secretária Municipal de Esporte realiza abertura do XIV Jogos Escolares Itapecuruense.

Fotos de Willian Vieira
A prefeitura de Itapecuru-Mirim, através da Secretaria Municipal de Esportes, abriu oficialmente, na manhã da última sexta-feira (24) no Ginásio da Escola Ayrton Senna a cerimônia de abertura dos XIV Jogos Escolares. O evento contou com a presença de autoridades, como o Secretário Municipal de Esportes e Lazer Evandro Borges, a Secretária Gillândia Santos Silva, que representou o prefeito Magno Amorim e demais autoridade que participaram do evento.Cerca de 500 alunos participarão da competição nas modalidades.

Futebol de campo
Futsal
Handebol
Basquete
Dama
Xadrez
Tênis  de mesa
Vôlei de areia
Natação
Ciclismo
Atletismo e Beach Soccer.

Os secretários hastearam as bandeiras Nacional, do Maranhão e de Itapecuru ao som do Hino Nacional, e presenciaram a apresentação da bandeira dos jogos e o juramento dos atletas. Coube a Secretária Gillândia, representando o Prefeito Magno Amorim, declarar oficialmente abertos os Jogos.

A secretária Gillândia Santos. diz que “Os jogos escolares estão abertos e a expectativa é que sejam bons jogos. É satisfatório ver a participação de muitos jovens. Que vença o melhor”, disse a secretária Gillândia Santos.

Já o Secretário Municipal de Esporte Evandro Borges diz que o objetivo dos jogos escolares  e  promover praticas esportivas e a integração entre os alunos das 25 escolas municipais de ensino fundamental e médio, das zonas rural e urbana.

Para o prefeito Magno Amorim, os jogos escolares representam mais do que uma simples competição. “Através do esporte as crianças e adolescentes exercitam a autonomia, a cooperação, desenvolvem o senso de responsabilidade e do trabalho em equipe, no caso de algumas modalidades. A nossa administração não mediu esforços para que tenhamos um grande evento esportivo”, e  que a quadra do bairro Malvinas logo será entregue, assim como o estádio municipal que esta sendo reformado."declarou Magno Amorim.

Foto:Willian Veira/Tv Record de Itapecuru
Fonte e Texto: Cristiano Dias