I Encontro de trabalho do Projeto Balaiada realizado em Chapadinha

Aconteceu no auditório da prefeitura de chapadinha o I encontro de trabalho de 2015,sábado, 11, evento este  que deu inicio por volta das 14:00hs  e finalizando às 18:00hs.O projeto Balaiada que tem como incentivador  o professor Jânio Rocha.

De acordo com as informações e que este encontro foi para avaliar o que  já esta sendo  feito em relação  aos projetos e também  traçar metas com os representantes de cada município que já aderiram o projeto Balaiada. Em conversas com alguns participantes diz que  o objetivo deste encontro é levar este projeto para os professores da rede de ensino Municipal e Estadual e que os mesmo possam desenvolver este projeto dentro das salas de aulas.

Após serem colocados este projeto em sala de aula  os alunos das redes de ensino fará varias apresentações em cada município no II seminário sobre a Balaiada que  será realizado no dia  07 a 12 de dezembro em um município a ser definido.

No evento de ontem (11) estiveram presentes representantes de diversos municípios Anapurus, Nina Rodrigues, Vargem Grande e a cidade anfitrião chapadinha, e além  dos representantes de Itapecuru-Mirim sende este representado pela Srª Jucey Santana ,a professora Assenção Pessoa,Célia Lages,Telmar Félix representando a comunicação de Itapecuru e o Williame.De acordo com as informações esse projeto visa levar a todos maranhenses o real significado da guerra da Balaiada no Maranhão, que acorreu em 1838 a 1841.

Da Redação






Jovem é executado com três tiros em Vargem Grande

Por blog Alpanir

Vitima Eduardo
Por volta das 20h de ontem (11), o jovem identificado como Eduardo, foi assassinado com três tiros, sendo dois na cabeça, próximo ao Açude Novo, em Vargem Grande.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal estiveram no local e trabalham com a possibilidade de execução ou até mesmo acerto de contas. A possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte) foi descartada, visto que, a moto e os outros bens da vítima não foram levados.

O Blog ainda não teve informações sobre quem tenha praticado o crime, mas a Polícia já está fazendo as investigações para solucionar o caso.

Onde vamos parar com tanta violência?

Rosário: Tentativa de resgate de presos na madrugada é frustrada pela policia

Por Diário de Rosário

Uma possível tentativa de resgatar presos na madrugada deste sábado (11) por volta de 03h00 foi frustrada pela policia. A delegacia regional de policia civil que tem em suas celas de detenção presos de justiça, foi alvo de um suposta tentativa de resgate.

Segundo o plantonista da delegacia que percebeu a movimentação, era pelo dois homens que entraram por um buraco já existente de um sarjeta na parte dos fundo do prédio. O reforço da policia militar foi acionado e cercaram o local, conseguindo capturar um deles identificado por, Genivaldo da Silva, que continua detido.

Com Genival da Silva que aparentava está sobre efeito de álcool, não foi encontrado nenhum tipo de material como: arma, ferramentas ou objeto cortante que caracterizava uma tentativa de regaste.

Na delegacia Genivaldo explicou que entrou na delegacia para fazer uma visita a colegas presos na cela de detenção. A policia civil trabalha com a hipótese que o o seu companheiro que conseguiu fugir estava com algum tipo de material.

O certo é que não se sabe, ate o momento se o homem preso entrou para fazer uma visitinha escondida, para um resgate ou queria levar algum tipo de entorpecente para o interior da cela.

VERGONHA! Moto é roubada em frente guarita da GM de Nina Rodrigues

Guarita da GM de Nina Rodrigues/MA
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Uma verdadeira vergonha o que aconteceu ontem (11) em Nina Rodrigues. Uma moto foi roubada por volta das 20h em frente a guarita da Guarda Municipal, na entrada da cidade.

O local, que deveria ser motivo de segurança a população, está abandonado pela administração do prefeito Riba do Xerém (PRB) e para piorar, os quebra-molas construídos acabam reduzindo a velocidade dos veículos que por ali passam, deixando-os "presas fáceis" para os bandidos.

Como pode-se ver na foto acima, a guarita, que mais parece uma caixa de sapato de tão pequena, está tomada pelo mato. Segundo informações, há dias nenhum guarda municipal é visto no local.

A denuncia foi feita pelo médico Samuel Santos em seu facebook.