Livro Marianna Luz: Vida e Obra e Coisas de Itapecuru-Mirim retrata a poeta

Livro Marianna Luz: Vida e Obra e Coisas de Itapecuru-Mirim, de Jucey Santos de Santana, destaca a história da educadora, poeta, teatróloga, oradora e escritora, que foi a segunda mulher a ingressar na Academia Maranhense de Letras

Por Patrícia Cunha 

Clique no play abaixo para ouvir na íntegra a Entrevista com a escritora Jucey Santos de Santana membro da Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Arte

A imortal, membro da Academia Maranhense de Letras, Mariana Luz (10/12/1870 a 14/09/1960), cidadã itapecuruense, tem sua obra reconhecida por meio de outra, o livro Marianna Luz: Vida e Obra e Coisas de Itapecuru-Mirim, de autoria de Jucey Santos de Santana, bacharel em Direito, pesquisadora e membro da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, e principalmente, admiradora da obra da educadora, poeta, teatróloga, oradora e escritora Mariana Luz.

O livro de 450 páginas ficou pronto depois de quase cinco anos de pesquisa e foi lançado em dezembro do ano passado na Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Artes.

Dividido em três partes, a autora aborda inicialmente a biografia da poeta, na segunda parte a obra de Mariana, além de crônicas escritas para ela ou sobre ela. A terceira parte é constituída de dezoito recortes da história de Itapecuru-Mirim como locais, festas, fatos e moradores. Poesias, recortes, fotos, e outros recursos são utilizados no livro, que tem prefácio de Inaldo Lisboa, escritor itapecuruense.

A obra foi toda baseada em pesquisas em jornais e outros documentos sobre a poeta, que teve grande projeção nas artes plásticas, cênicas e também na literatura em âmbito estadual e nacional, mas segundo a autora morreu pobre.


Secretário de saúde do estado (Marcos Pacheco) visita o hospital regional de Itapecuru.



Na manhã de hoje (08) a Direção do Hospital Regional de Itapecuru Adélia Matos Fonseca recebeu a visita do secretário de saúde do estado (Marcos Pacheco) o mesmo foi recebido pelo Diretor do Hospital Regional o Dr Raimundo Fonseca e a Diretora Administrativa Larissa Martins.

Clique no play abaixo para ouvir na íntegra a entrevista com a Secretário de Saúde do Estado (Marcos Pacheco) Fotos (Telmar Felix).
 


Estiveram presentes na solenidade do evento o vereador Carlos Júnior representado a Câmara Municipal de Itapecuru o diretor do hospital de Presidente Vargas Índio do Brasil, o empresário Rogério Baiano e demais autoridades. 

O secretário de saúde do estado foi convidado pela direção do hospital a visitar as dependências das enfermarias da regional  e em seguida o mesmo concedeu uma coletiva a imprensa local em seguida foi oferecido um café da manhã ao funcionários do Hospital Regional de Itapecuru.

Da Redação


Secretaria de Assistência Social realiza 1ª marcha das mulheres Itapecuruense em comemoração ao Dia Internacional da Mulher



Em comemoração ao dia 08 de março, dia internacional da mulher, foi realizado a Marcha das Mulheres em Itapecuru. A Marcha traz como tema "Mulheres Superando Obstáculos". Segundo as organizadoras os dados de violência doméstica ainda são alarmantes em Itapecuru, sendo que nem todas as vítimas de violência doméstica chegam a fazer algum tipo de denúncia.


Segundo a Secretária de Assistência Social  de Itapecuru (Wilma Amorim) diz que o objetivo da 1ª Marcha das Mulheres  e tentar chamar atenção para a importância em reconhecer casos de violência e trazer matérias  a titulo de informação sobre onde buscar o auxílio e como agir diante de situações de violência contras as mulheres.

Clique no play abaixo para ouvir na íntegra a entrevista com a secretaria de assistência social de Itapecuru-Mirim (Wilma Amorim).