Final de semana com latrocínio em Itapecuru assusta população

Final de semana tenso em Itapecuru, foram regisstradas 3 mortes, 2 só no Domingo (01). A população assustada reclama da falta de segurança.O caso de maior repercussão foi um assalto seguido de morte (latrocínio) que teve como vítima Flauberth Joney, no início da noite do último Sábado (28). As informações são de que Flauberth passava no momento do assalto a mulher de um amigo e tentou impedir, chegou a perseguir os assaltantes e atingi-los com sua moto.

Os três foram ao chão e no embate corporal entre Flauberth e um dos bandidos o outro comparsa efetuo um tiro de “garruncha” na vítima. Os dois assaltantes fugiram levando também a moto de Flaubeth. Os suspeitos estão foragidos, segundo fontes do Itapecuru Notícias um dos elementos, de nome Pablo foi morto ao tentar atravessar o rio Itapecuru fugindo da polícia. Outro suspeito, conhecido como Belinha está sendo procurado.

MAIS UM TRABALHADOR

Flauberth Joney, 37 anos, era casado e deixa casal de filho com idade de 15 e 13 anos. Era motorista, morador do bairro Roseana Sarney e natural de Itapecuru. Os amigos e familiares prestaram suas últimas homenagens na tarde de ontem no cemitério municipal onde o corpo foi sepultado.

Bem quisto na cidade, Téo, como era conhecido desde a infância, entra para a nefasta estatística da segurança pública de Itapecuru (ou a falta dela).

ROUBOS A MOTOS

Os assaltos a condutores de motocicletas têm sido uma constante na cidade, causando crescentes reclamações dos moradores. Proprietários desse tipo de veículo já evitam sair á noite para não correrem riscos.

O que deixa a população indignada é que os bandidos são presos e soltos dois ou três dias depois, voltando a cometerem, os mesmos delitos.

ROUBOS A CELULARES

Na noite de ontem, Domingo (01), um jovem de 14 anos voltava pra casa quando foi rendido por bandidos que tentaram roubar seu celular. O garoto foi assassinado com três tiros, a polícia diz que a vítima não tem ficha criminal e não é bandido. Na madrugada desta segunda (02) policiais da 8ª companhia independente PM, sediada em Itapecuru apresentaram os assassinos.


BOLETIM DE OCORRÊNCIA

O registro de boletins de ocorrência na 2ª regional de polícia civil de Itapecuru deixa a desejar. Segundo a maioria das vítimas, após as 20h ninguém consegue registrar qualquer ocorrência porque na delegacia são informados de que isso só será possível na manhã seguinte, o que impede a imediata busca e facilita a ação dos criminosos.

Outra reclamação é que ao solicitarem o registro durante o dia são informados que o sistema está fora do ar, isso tem se tornado frequente em Itapecuru.

MANIFESTAÇÃO POPULAR

Os moradores do município preparam uma manifestação para o próximo dia 11/02 quando sairão ás ruas pedindo mais segurança e providencias por parte das autoridades locais.

De acordo com os organizadores, uma caminhada percorrerá as principais ruas do centro da cidade com paradas estratégicas nos prédios do Ministério Público, Delegacia e Fórum de Itapecuru Mirim.

Estão sendo preparados faixas, cartazes, panfletos e um minuto de silêncio pelas vítimas da violência. Cartas de convocação serão entregues aos órgãos públicos e os comerciantes serão convocados para fecharem as portas de suas lojas por 10 minutos em manifestação de apoio.O início da caminhada está prevista para as 16h como local de saída ainda a definir.

Matéria extraída do site Itapecuru Noticias

Eleitores itapecurueneses que não votaram podem ter títulos cancelados

Cerca de 1 mil eleitores da região de Itapecuru poderão ter seus tíltulos eleitorais cancelados, alerta o TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

De acordo com a legislação brasileira, o eleitor que deixou de votar ou justificar sua ausência por três eleições consecutivas terá seu titulo eleitoral cancelado. No cartório da 16ª zona, que compreende os municípios de Itapecuru, Miranda do Norte e Cantanhede desde a última quarta-feira (25) está afixada a listas dos inadimplentes.

MUNICÍPIO Nº DE INADIMPLENTES

Itapecuru Mirim-621

Miranda do Norte-252

Cantanhede-136

O período para regularização vai do dia 02 de Março, próxima segunda-feira, até 04 de Maio, também uma segunda. Em todo o Maranhão o total de eleitores nesta situação chega a 55.778.

O chefe do cartório eleitoral de Itapecuru, Timóteo Liberato, declarou à equipe do Itapecuru Notícias que “quem não votou nas eleições municipais e também nas últimas para presidente, senador, deputado federal, governador e deputado estadual está sujeito ao cancelamento, porque as últimas eleições foram em dois turnos. As eleições em dois turnos são contadas como dois pleitos”.

PENALIDADES

Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

SERVIÇOS

O eleitor pode verificar se o seu documento está sujeito ao cancelamento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na coluna “Serviços ao eleitor”, no link “Situação eleitoral” ou dirigir-se ao cartório eleitoral de Itapecuru.

Fórum Eleitoral Dr. João Boabaid de Oliveira Itapary

Rua Leonel Amorim, S/N. Centro. Itapecuru Mirim.

Próximo ao mercado municipal.

Tel: (98) 3463-1343

Fonte:
http://www.itapecurunoticias.com/

Conta de energia mais cara, a partir de hoje!

As contas de luz no Brasil vão aumentar, em média, 23,4% a partir da próxima segunda-feira (2), quando começa a vigorar a revisão extraordinária aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (27).

Para os consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a alta vai ser de 28,7%, na média, 4,5 vezes maior que a aplicada para aqueles que vivem em estados do Norte e Nordeste, que será de 5,5%, também na média.

As contas de luz no Brasil vão aumentar, em média, 23,4% a partir da próxima segunda-feira (2), quando começa a vigorar a revisão extraordinária aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (27).

Para os consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a alta vai ser de 28,7%, na média, 4,5 vezes maior que a aplicada para aqueles que vivem em estados do Norte e Nordeste, que será de 5,5%, também na média.

Fonte: Tribuna paraíba