casos com suspeita de dengue lota hospital em Santa Rita

O número de casos com suspeita de dengue quase que quadruplicou, em Santa Rita, na grande São Luis. o titular do blog fez uma visita ao único hospital da cidade, o Maria Helena Freire e encontrou muitos pacientes se queixando dos sintomas da doença.

uma aposentada de 50 anos que não quis se identificar, disse que está com os sintomas a três dias e que só hoje resolveu procurar ajuda. mas o grande problemas é que na unidade mista apena Doutor Danilo está atendendo os casos que chegam. isso acaba acarretando super lotação. nenhum profissional explicou quantos casos de dengue já foram confirmados até o momento e nem quantas pessoas já foram atendidas com suspeita da doença.

a dengue é uma doença febril aguda causada por vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública do mundo. o seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerante, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d'água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, entre outros.

até o momento a prefeitura de Santa Rita ainda não apresentou nenhuma ação conjunta de combate a dengue.

Materia extraida do site Santa Rita em Debate



Saiba quando termina o horário de verão


O horário de verão 2014/2015 que teve início no terceiro domingo de outubro de 2014, termina em 22 de fevereiro, data em que os relógios terão de ser atrasados nas regiões que aderiram à medida .

A data estipulada para o encerramento do horário de verão é sempre o terceiro domingo de fevereiro, mas nos casos em que coincide com o carnaval é adiado para o próximo final de semana, como acontece em 2015 em que o carnaval será celebrado no dia 17 de fevereiro. 

Energia elétrica - O principal objetivo da mudança é a economia de energia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com uma hora a mais de luz natural no período, a expectativa é de que a demanda no horário de pico diminua 2.595 MW - uma redução que varia de 4,5% a 5% das cargas totais dos subsistemas. A economia prevista é de e aproximadamente R$ 278 milhões, em função da diminuição de geração térmica.

Como surgiu o horário de verão? No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados que aderem à mudança e os períodos de duração.

Em 2008, o decreto 6.558 definiu as datas para a mudança de horário e fixou a duração da medida em quatro meses. Assim, ficou estabelecido que o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. A única exceção ocorre quando o terceiro domingo de fevereiro coincidir com o domingo de Carnaval. Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.

A ideia de adiantar a hora oficial em períodos de verão foi lançada em 1784 por Benjamim Franklin, político e inventor americano. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, para economizar os gastos com carvão.

Da Redação

TRAGÉDIA: Criança de 1 ano morre afogada em balde de água em Presidente Vargas

Um enterro de uma criança de 1 ano e 3 meses causou comoção na comunidade Cavianã, zona rural do município de Presidente Vargas. A criança morreu afogada ao cair em um balde de água.

O menino brincava no quintal de casa quando caiu de cabeça no balde cheio de água e não conseguiu sair. No momento da tragédia, a mãe se distraiu na sala comprando roupa de um vendedor "crediário", e por isso, demorou a sentir a falta da criança.

Quando percebeu o que havia acontecido ainda tentou socorrer o filho pedindo ajuda os vizinhos que, tentaram reanima-lo, mas infelizmente não resistiu.Meus pesos a família e que, Deus conforte a todos!

Do Blog Presidente Vargas Transparente.



VERGONHA! Enquanto ladrões fazem a festa, Polícia de Vargem Grande só prende cidadães de bem

Por Blog do Alpanir Mesquita.
Momento em que José Carlos foi preso.
Tem que coisas em Vargem Grande que ninguém consegue entender. Todos os dias pessoas são assaltadas, estabelecimentos comerciais arrombados, residências invadidas, tráfico de drogas e até mesmo um casal de idosos espancados covardemente, caso esse que chocou a população, e não vemos qualquer atitude da Polícia. Os ladrões fazem a festa.
Ninguém vai preso, e pior, não vemos nem empenho dos policiais e/ou guardas municipais em solucionar os casos. Como diz a gíria popular, tudo fica por isso mesmo. Mas, quando envolve cidadão de bem e trabalhador, a polícia mostra autoritarismo na mesma hora, como por exemplo, o que aconteceu hoje (04) no Banco do Brasil.
Um homem identificado como José Carlos, que trabalha como Agente Comunitário de Saúde, estava no Banco do Brasil para receber seu salário, mas adivinhem? No banco não tinha dinheiro, algo que é rotina e já foi tema de notícia aqui no Blog (reveja).
Cansado dessa situação, José Carlos resolveu reclamar da má qualidade na prestação de serviço e chutou o caixa eletrônico, como forma de protesto. Imediatamente policiais chegaram dando voz de prisão nele, alegando que o mesmo estava com baderna.
O agente comunitário foi algemado e colocado no camburão como se fosse um bandido, aliás, nem bandido recebe esse tratamento em Vargem Grande. Quando é para pegar ladrão a Polícia chega horas e horas depois, mas quando é um pai de família, que está cansado de passar por essa humilhação em um banco que não tem qualquer condição de atender uma cidade de 50 mil habitantes, eles chegam na mesma hora. Uma verdadeira falta de respeito.
Tem coisas que só acontecem em Vargem Grande mesmo...

MP quer suspender concurso público do município de Matões do Norte.

A Promotoria de Justiça da Comarca de Cantanhede expediu Recomendação ao Município de Matões do Norte para a imediata suspensão do concurso público, cujas provas seriam realizadas no dia 1º de fevereiro, em razão de ter constatado diversas irregularidades no edital do certame.

As ilegalidades verificadas, segundo a promotora de justiça Sandra Pontes, autora da manifestação, violam os princípios da publicidade, competitividade, igualdade de oportunidades, contraditório, ampla defesa e transparência.

A Prefeitura de Matões do Norte/MA acatou a Recomendação do Ministério Público e informou que será elaborado um novo edital.

Localizado a 121 km de São Luís, o município de Matões do Norte é termo judiciário da Comarca de Cantanhede.

Da redação