A Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim deu mais um passo importante para a segurança e prevenção

Na manhã desta segunda-feira, 19, foi realizado no auditório da prefeitura, a cerimônia de abertura do curso de capacitação de proteção e defesa civil do município de Itapecuru Mirim.

Estiveram presentes ao evento, o prefeito Magno Amorim, o presidente da câmara José de Arimatéia Costa Júnior, o Comandante da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar Abner Ferreira de Carvalho, José Henrique Neto Comandante da Guarda Municipal, Tenente Ramos representando a 8ª CI e secretariado municipal.

O evento será uma capacitação da Defesa Civil do município, como por exemplo; Como criar, como resgatar recursos para o município em caso de desastre, junto ao Governo Estadual.

 O curso terá duração de (04) dias, sendo ministrado pelo Tenente Mauro, chefe da seção de prevenção de defesa civil do estado do Maranhão, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A Guarda Municipal de Itapecuru e Vargem Grande estão participando da capacitação.

A DEFESA CIVIL é a responsável por prevenir e socorrer pessoas das situações de desastres. O trabalho de prevenção começa com o mapeamento das áreas de risco, a localização e constatação de situações que possam culminar em desastres ou acidentes, diante destas condições a DEFESA CIVIL realiza ações preventivas para evitar que o desastre aconteça e se acontecer que ele cause o mínimo de danos às pessoas e ao meio ambiente. Mas quando o desastre acontece sem cuidados prévios, a DEFESA CIVIL age prontamente socorrendo e minimizando os efeitos causados as pessoas e ao meio ambiente até a completa estabilização da normalidade.

O Major e Comandante da 3ª Companhia independente de Bombeiros de Itapecuru Mirim, Abner Ferreira, destacou um ponto fundamental para a criação da defesa civil no município, o apoio do gestor municipal. Sem esse apoio seria inviável que tal órgão fosse criado. O major relembrou ainda, um trágico e lamentável acontecimento que aconteceu no ano de 2009, a enchente que deixou um grande prejuízo para muitas famílias itapecuruense.

Itapecuru será a primeira cidade do interior do estado a ser uma regional da defesa civil e atenderá 14 municípios de toda região.

O Prefeito Magno disse que o seu desejo é fortalecer Itapecuru no âmbito das instituições, porque uma cidade, um estado e um país forte só funciona quando as instituições funcione a contento em favor de toda população.

Informações:RSilva