MEMBROS DA AICLA PARTICIPAM DE ENCONTRO CULTURAL EM ANAJATUBA

No último dia 19 de dezembro de 2014 estiveram na vizinha cidade de Anajatuba, membros da Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Artes – AICLA, a convite da Academia Anajatubense de Letras, através da sua presidente a professora Cecília Cantanhede Dutra, para o lançamento dos livros dos poetas: Wales Pereira Gonçalves com o título “Pra não dizer que não te amei” e  do professor e teatrólogo, Tonny Pasqually, intitulado “meu jeito de dizer que te amo”.

O evento se realizou na sede do clube do bairro São Benedito, com várias apresentações musicais e declamações de artistas da terra, tendo o apoio da Academia Anajatubense,  empresários locais, a secretaria de educação e a sociedade que prestigiou o evento dos dois intelectuais. Da AICLA estiveram presentes, Jucey Santana, e os professores Tiago Oliveira e Mauro Rego.  Está de parabéns a cidade de Anajatuba. 

Por Jucey Santana

PRIMEIRO CASAMENTO HOMOAFETIVO DE ITAPECURU

Imagem Ilustrativa
O primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo realizado em Itapecuru-Mirim, aconteceu  no Cartório do 1º Ofício no dia 12 de junho de 2014 – Dia dos Namorados – da professora Joseane Fonseca Silva com a cabeleireira Rosa Núbia Carvalho.  Silva.

As companheiras em questão são mulheres independentes,  inteligentes e determinadas. Rosa Núbia, com 51 anos, era viúva com dois filhos adultos e dois netos e com vários anos exercendo a profissão de cabeleireira, muito popular e querida na cidade e Joseane com 39 anos que tem um filho é professora muito bem conceituada na sociedade.Em bate papo descontraído com Rosa Núbia, para elaboração do texto, esta afirmou que assumiu a sua homossexualidade há doze anos e enfrentou muita discriminação em Itapecuru-Mirim, quando teve outro relacionamento. 

As pessoas viravam o rosto e  cochichavam à sua passagem. Muitos maridos não deixavam suas esposas frequentarem seu salão, porém ela não se deixou abater e continuou seu trabalho de cabeça erguida com dignidade e respeito a todos, e que hoje as coisas mudaram porque  soube dividir o profissional do pessoal. 

Ela já está com Joseane há oito anos, em um relacionamento maduro, responsável, comprometido inclusive com as famílias que as apoia sem restrição. Continuando, a cabeleireira falou que nada mudou depois do casamento, elas continuam morando em casas separadas por conveniência das famílias mas a união mais fortalecida pela legalidade, com o contrato da união conjugal instável. Quanto ao processo burocrático, pela questão do pioneirismo, afirma que não houve dificuldade, que foram bem acolhidas no cartório e tudo ocorreu como previsto, dentro da normalidade.

O reconhecimento de casamento entre pessoas do mesmo sexo no Brasil como entidade familiar, por união estável, foi declarado  pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 5 de maio de 2011, dando direito legal a esses uniões. No dia 14 de maio de 2013 o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma resolução que obriga todos os cartórios do país a celebrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo. 

Informações do Jornal de Itapecuru

MALHA FINA: Mudanças no seguro-defeso podem afetar mais de 2mil beneficiários em Itapecuru.

As novas regras para conceder seguro-defeso em todo o país, como parte de um esforço do governo federal para economizar cerca de R$ 18 bilhões em 2015, podem atingir cerca de 2mil beneficiários só na região de Itapecuru Mirim.

Hoje o benefício, correspondente a um salário mínimo, é pago aos pescadores durante o período em que a pesca é proibida. É preciso ter feito pelo menos uma contribuição à Previdência e ter registro de pescador há um ano, no mínimo. Não é vedado o acúmulo de outros benefícios (assistencial ou previdenciário).

COM AS NOVAS REGRAS: será proibido o pagamento do benefício a quem já recebe aposentadoria ou bolsa família, por exemplo. Além disso, será preciso comprovar três anos na profissão, um ano de contribuição à Previdência ou venda do pescado.

O local onde requerer o benefício vai mudar: antes, era preciso procurar as Superintendências do Trabalho ou postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Com a mudança, será preciso procurar as agências do INSS.

A medida provisória (MP) entra em vigor dentro de 90 dias para ajustes de sistemas

Redação: Alberto Junior

SEM LENÇO NEM DOCUMENTO: Índices de acidentes em Itapecuru têm como causa maior falta de habilitação.

Os altos índices de acidentes de trânsito na cidade de Itapecuru estão a cada dia mais preocupantes. Estatísticas cruzadas pelo site Itapecuru Notícias no início de 2015 apontam uma ligação direta dos casos de acidente envolvendo condutores não habilitados e veículos ciclomotores.

O aumento das vendas deste tipo de veículo na cidade permite supor que os proprietários estão tomando atitude inversa e priorizando a compra da moto em vez da expedição da carteira nacional de habilitação.

O resultado é a crescente nos registros de mortes em acidentes de trânsito que poderiam ser evitados caso os envolvidos tivessem noções básicas de direção defensiva, por exemplo.

FISCALIZAÇÃO

Não há departamento municipal de trânsito, o órgão foi criado mas sempre recebeu reclamações da sociedade que não via na prática o efeito desejado. O governo Magno Amorim em 2014 enviou um projeto de lei à câmara com o objetivo de reformular o órgão, até a conclusão desta matéria ninguém soube informar onde funciona o DMT Itapecuru.

As únicas blitzes realizadas na sede do município são feitas pela PM e Guarda Municipal.

Redação: Alberto Júnior.