Sebrae participa do Festival do Babaçu em Itapecuru Mirim

Oitava edição do festival teve como objetivo a promoção do potencial do babaçu na região do Vale do Itapecuru


A equipe da unidade regional do Sebrae em Chapadinha participou da oitava edição do Festival do Babaçu, realizado no sábado (16), na cidade de Itapecuru Mirim, numa realização da Associação das Quebradeiras de Coco e da União de Clube de Mães do município, recebendo o apoio do Sebrae, do Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), da Fundação Valle e da empresa Floresta Brasileira.

O evento buscou mostrar, à sociedade e aos governantes locais, o potencial do babaçu para a economia do município, além de promover o resgate da cidadania e o reconhecimento das quebradeiras de coco no meio social local. A associação conta, atualmente, com cerca de 400 quebradeiras associadas e empenhadas no trabalho – que existe há cerca de sete anos de forma organizada.

“Temos uma estrutura onde fazemos o nosso trabalho de produção, mas que ainda requer mais investimentos para garantir a qualidade do que é produzido, o que pode nos levar a ampliar as vendas e, com isso assegurar maior qualidade de vida para nós e para nossas famílias”, disse a presidente da associação, Maria Domingas Marques. “Também estamos buscando novos mercados”, ressaltou.

Dentro da programação do evento houve a apresentação das três gerações das quebradeiras de coco atuantes em Itapecuru Mirim, além da dança do coco e a comercialização de alimentos fabricados a partir do beneficiamento do babaçu, como bolo, sorvete, biscoito, mingau, azeite, dentre outros.

Maria Domingas lembrou que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão tem um papel importante na estruturação do grupo. “Com a assessoria do Sebrae, conseguimos qualificar muitas pessoas  que antes só quebravam coco, e hoje produzem o bolo, o pão e o sorvete, garantindo uma renda melhor às quebradeiras, ensinando o passo a passo e os caminhos para um empreendedorismo de sucesso”, declarou a presidente.

De acordo com a gestora de projeto do Sebrae, Jacirema de Cássia, a instituição acompanha a organização do grupo de quebradeiras de coco desde a sua formação. Hoje, a associação possui uma pequena usina para beneficiamento do babaçu e uma padaria para transformação e venda da produção. “Por acreditar na economia do babaçu na região do Vale do Itapecuru, o Sebrae deu todo o apoio para o fomento do empreendedorismo nesta cadeia produtiva, capacitando as quebradeiras, e incentivando-as a ter uma gestão organizada”, assinalou Jacirema.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha - Ma
Contatos: (98) 9152 8936Sebrae – Chapadinha – MA (98) 3471-0741