Casa da Cultura de Itapecuru promove a II Semana da Cultura

A II Semana da Cultura de Itapecuru-Mirim tem como objetivo promover a interação entre as linguagens artísticas: literatura, artes visuais, teatro, música e dança, promovendo momentos de apreciação, reflexão e discussão sobre a importância das atividades culturais para o município de Itapecuru-Mirim.

O evento será aberto a todos, gratuitamente, no período de 06 a 10 de dezembro de 2014, na Casa da Cultura Prof. João da Cruz Silveira, e contará com uma vasta programação que incluirá lançamento de livros, palestras, exposição, shows e a participação de convidados especiais.

A Comissão Organizadora

PROGRAMAÇÃO

06.12.2014 (Sábado)II SEMANA DA CULTURA 2014

19h: Abertura oficial

19h30 Exposição: Com todas as caras e coragem em Itapecuru.

Projeto Difusão da Arte e Cultura da Casa da Cultura – Secretaria Municipal de Cultura.

19h45 Show Com Key Albert e Carolina Batista

20h30: Tambor de crioula

Homem é capturado com 80 quilos de maconha na BR-135


Uma equipe do Serviço de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública prendeu na tarde do último dia  (1º), por volta das 17h, Carlos César Viégas, conhecido como “Carlito”, de 49 anos, transportando 80 quilos de maconha prensada em uma van. A prisão aconteceu no Km 80, da BR-135, no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do povoado São Francisco, em Itapecuru-Mirim.

Segundo o delegado Armando Pacheco, superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC), que coordenou a operação, a captura de Carlos César é resultado de um monitoramento que já durava alguns meses. O delegado contou que, ontem, a Polícia Civil foi informada que “Carlito” iria passar no horário e local da prisão, com a carga de maconha. “De posse dessas informações, montamos uma barreira e passamos a revistar as vans, até localizar o veículo no qual estava o suspeito”, disse Pacheco.

Após ser preso, Carlos César foi encaminhado para a delegacia regional de Itapecuru. Em seu depoimento, ele teria informado que pegou a van na cidade de Peritoró e que a droga estava sendo transportada no estado de Goiás e tinha como destino a capital maranhense.

Ainda de acordo com o delegado Armando Pacheco, “Carlito” é morador do Bairro da Liberdade, em São Luís, e é responsável pelo abastecimento de várias bocas de fumo na capital. Segundo Pacheco, o suspeito já é um velho conhecido da polícia e teria envolvimento no caso de ameaças a um promotor na cidade de São Bento.

Informações e Fotos  da 2ª Delgacia Regional de Itapecuru

Inaugurada Unidade do Corpo de Bombeiros em Itapecuru

Em cumprimento ao que preceitua o Governo do Estado do Maranhão, no sentido de interiorizar a Segurança Pública, na manhã deste domingo(30), no município de Itapecuru Mirim, distante 96,4 KM de São Luís, foi inaugurado o Quartel “Honorato Almeida Santos” da 3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. O nome do quartel foi uma homenagem ao sargento reformado Honorato Santos, primeiro itapecuruense a integrar as fileiras da Corporação.

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal do município e o CBMMA, as modernas instalações, em uma área privilegiada na entrada da cidade, facilitará muito o trabalho dos bombeiros, em caso de sinistro. Além da estrutura física, ficou a cargo da prefeitura disponibilizar um efetivo de 10 guardas municipais, os quais serão treinados e irão somar aos 20 bombeiros que foram designados para servir naquela cidade, todos sob o comando do major Abner Ferreira de Carvalho.

Já o CBMMA ficou com a tarefa de disponibilizar o chamado trem de socorro, formado por um auto bomba tanque, uma ambulância e um veículo administrativo. “Disponibilizamos um trem de socorro, e, também, duas motos, um bote inflável e mais um veículo administrativo”, pontuou o comandante geral – coronel João Vanderley Costa Pereira.

Ainda segundo o coronel Vanderley, a unidade estará preparada para oferecer a população de Itapecuru Mirim, 17ª maior cidade do Estado, com população de 65.713 habitantes, segundo dados do IBGE de 2014, bem como cidades vizinhas do Baixo Parnaíba, vários serviços operacionais, entre eles, combate a incêndio, prevenção de acidentes, primeiros socorros, salvamento, serviços técnicos, defesa civil, além de atuação nas áreas sociais com os programas melhor idade e bombeiro mirim.

Bastante emocionado, o prefeito Magno Amorim não poupou elogios ao coronel Vanderley e aos bombeiros nascidos na cidade, cuja atuação foi decisiva para transformar o sonho em realidade, entre eles, o aspirante Welton Martins e o irmão, o sargento J. Martins.

“Uma cidade que quer crescer precisa fortalecer as instituições que aqui trabalham e esse foi o nosso maior objetivo. Com o apoio do coronel Vanderley, procuramos montar a estrutura necessária para acomodar o CBMMA, pois além da segurança à comunidade, isso também representa segurança as empresas que aqui querem se instalar no município. E para nos isso representa progresso”, afirmou Amorim.

Durante o domingo, comemorado o Dia do Evangélico, por força de uma lei municipal, uma vasta programação foi realizada pela Prefeitura, que começou com a inauguração do quartel do CBMMA, a entrega de veículos a Secretaria de Saúde, a inauguração de uma ponte e terminou com um show da cantora evangélica Aline Barros, nas praças da Cruz e Gomes de Sousa.

Além da população que marcou presença, várias autoridades prestigiaram a inauguração, entre eles, secretários municipais, vereadores, o comandante da Guarda Municipal – João Henrique Neto, policiais militares, e os Comandantes das Unidades do Corpo de Bombeiros na capital e interior, demais oficiais e praças do CBMMA.

Outras Unidades

Durante entrevista, mesmo deixando o cargo no próximo dia 31 de dezembro, o coronel Vanderley enfatizou que já está bastante adiantada a negociação para implantação de outras duas unidades, uma no município de São José de Ribamar, na Grande São Luís, e a segunda ou na cidade de Grajaú ou Barra do Corda, ambas na Região Central do Estado.

Vale ressaltar que em um ano e dez meses de Comando, dando prosseguimento na fase de interiorização, o coronel Vanderley inaugurou as unidades nos municípios de Bacabal e Timon.

Balanço Administrativo

Em um rápido balanço administrativo, o coronel Vanderley apontou como pontos importantes na sua gestão, a qualificação tecno profissional da tropa, pois sem qualificação não se tem como otimizar e melhorar a qualidade do atendimento prestado, a aquisição de viaturas novas, com tecnologia de ponta e recém fabricadas, o investimento em mais de 500% na parte material, sem contar, ainda, com a ampliação na área dos projetos sociais.

Fonte da Informação Jornal Pequeno

Polícia de Pirapemas cumpre mais um mandado de prisão


Edmilson Tavares da Silva
Homens das polícia civil e militar de Pirapemas deram cumprimento há mais um mandado de prisão. O servidor público Edmilson Tavares da Silva foi preso em cumprimento ao mandado de prisão expedido pelo juiz José Ribamar Goulart Heluy Junior da 4ª vara criminal de São Luís. Edmilson é acusado de ter cometido um homicídio na cidade de São Luís.

Edmilson foi encaminhado para o Centro de Triagem no Complexo de Pedrinhas na capital São Luis, onde está a disposição da justiça. A operação que deu cumprimento ao mandado de prisão foi comandada pelo delegado Paulo Salomão.

Matéria Extraída do site Pirapemas.com

Corpo de Bombeiros de Itapecuru entra em ação no seu primeiro dia de trabalho

A Unidade Regional do Corpo de Bombeiros Militar de Itapecuru Mirim, no comando do Major Abner, já foi acionado no seu primeiro dia de inauguração. 

Uma colisão envolvendo duas motocicletas às 23:00 horas da noite de domingo, 30, próximo ao povoado Sobradinho, deixou três pessoas gravemente feridas, inclusive com fraturas e suspeita de traumatismo crânio encefálico. 

O senhor Inaldo Mendes Reis, além de escoriações pelo corpo, quebrou a perna, José Gilmar Sousa silva, teve apenas escoriações pelo corpo e Adriano Conceição de Sousa teve indício de TCE (Traumatismo Crânio Encefálico).

Segundo informações da equipe que socorreu as vítimas, um dos envolvidos no acidente que sofreu fratura na perna, afetou também a tíbia e fíbula. Todos foram devidamente socorridos e encaminhados ao Hospital Regional Adélia Matos Fonseca para as devidas providências.

Reportagem:R.Silva