Secretaria Municipal de Saúde dar início a campanha Novembro Azul nas unidades de saúde do município

A Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta Sexta-feira, 28, a campanha Saúde do Homem. Evento este realizado na Unidade Básica de Saúde Antônio da Cruz Filgueira Júnior, bairro D.R.E.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Flávia Cristina, os atendimentos médicos está dentro da programação da Campanha Novembro Azul, mês usado para dedicar ainda mais a divulgação para os cuidados do homem. 

O Novembro Azul é a junção de datas importantes, como o Dia Mundial do Diabetes e o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, ambos comemorados no mês de novembro, conhecido no mundo todo desde 2003.

A diretora da unidade de saúde, Regina Maria Barbosa da Costa, diz que o Novembro azul e um movimento dedicado a importância dos cuidados com a saúde do homem. O objetivo desta campanha é conscientizar a população masculina, visando diminuir a taxa de mortalidade por doenças, especialmente o câncer de próstata e destacar a importância dos exames preventivos. “Nós estamos reunidos com os nossos profissionais formado por uma equipe multidisciplinar, para uma roda de conversa, assim os homens ficam mais à vontade e podem tirar as suas dúvidas. Queremos com isso despertar o interesse do homem em frequentar o posto de saúde” ressaltou 

Segundo dados do Ministério da Saúde, os homens vivem sete anos a menos que as mulheres, pois a mulher frequenta mais o posto de saúde e conseguem prevenir doenças com isso. Nós estamos percebendo um grande interesse dos presentes em sanar as suas dúvidas. E nós ficamos felizes em promover mais um evento para a prevenção de saúde das pessoas”, falou a Secretária de Saúde, Flavia Bezerra. 

O senhor Valdecy Pereira Costa esteve participando do programa. “Eu acho muito importante estar aqui, como homem e como pai de família. Sou muito displicente, despreocupado com essa questão de saúde, minha preocupação maior é com a próstata, já estou com 50 anos e  gostei da iniciativa da campanha e por isso estou aqui me consultando’’, frisou.

Segundo o Dr. Vicente Armando H. Hernande, médico cubano que participou da campanha diz que o homem não deve pensar apenas no seu trabalho, mais também em sua saúde. “Os homens quando procuram um médico já é nas últimas, quando o problema já está bem grave”, destacou o Dr.Vicente Armando H.Hernande.

Assessoria de Imprensa

Policia Civil do MA prende integrante de quadrilha de matadores de aluguel que agia em Santa Rita e Região.

Wilson Roney 
Policia Civil prende suspeito de matar duas pessoas  em Santa-Rita/MA.Uma ação compartilhada com a DEIC (Delegacia de Investigação Criminal) GTA (Grupamento Tático Aéreo) Policia Civil de Santa Rita  e a de Itapecuru-Mirim.Efetou nesta sexta-feira dia  (28) no povoado Entroncamento a prisão de Wilson Roney de (27) anos.

Segundo o Delegado Regional O Drª Sidney Oliveira diz a reportagem do "Alvorada é Noticias"  que o Rony  estava sendo procurado nos últimos dias pela Policia Civil  na região, segundo o delegado o Rony  e acusado  de fazer parte de uma quadrilha de matadores de aluguel.Informações foram repassadas ao serviço de inteligencia que o acusado estaria escondido numa pequena propriedade da zona rural do municipio de itapecuru.As acusações que pesa contra o Rony  e as mortes tipica execução de Maycon e Bigu que aconteceram nos últimos 15 dias no Municipio de Santa Rita.

Já o Delegado Ednaldo Santos que coordenou a operação,relata a reportagem que o Rony é um individuo e de alto periculosidade,tendo como acusações  de  crime cometido em Chapadinha,Vargem Grande,Arari,Itapecuru,,Santa Rita e outros Municípios.Na busca na moaradia,onde o mesmo estava escondido.Policias encontrara no interior da casa  a onde o acusado estava escondido, diversas armas de calibres diferente que o acusado  guardava em seu poder.

O acusado foi apresentado na Delegacia de Santa Rita e em seguida sendo levado para a Delegacia Regional de Itapecuru a onde ficara a disposição da Justiça.

Reportagem:Cristiano Dias
Informações da 2ª Delagacia Regional de Itapecuru