O evento, voltado para professores e gestores da rede municipal de ensino, contou com palestras, apresentações culturais e orientações sobre o universo inclusivo, com professores especialistas em educação inclusiva e na adoção de ferramentas que auxiliem na inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais ao âmbito da aprendizagem escolar.

Durante o seminário, alunos da Sala Multifuncional da Escola Paroquial fizeram a apresentação de uma música em linguagem de Libras, retratando a comunicação de pessoas surdas e mudas.

Assuntos, como déficit de aprendizagem, distúrbio de aprendizagem, síndrome, auto-habilidades, super dotação, desenvolvimento de tecnologia assistida de baixo custo e sinalização para pessoa com deficiência visual, foram abordados durante as palestras, além de orientações e dúvidas de professores e gestores.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itapecuru-Mirim, também participou do evento com apresentações de alunos portadores de necessidades especiais da entidade. A associação possui escola e promove atividade de incentivo e estímulo a crianças especiais.

Para a secretária de Educação, Elisângela Marinho, seminários como este, auxiliam e instruem os educadores a lidar com as diferenças de cada aluno. “O seminário é um momento de aprendizagem para os professores, pois durante o evento são compartilhadas teorias e práticas acerca do assunto, oportunizando a troca de informações e a subtração de dúvidas. O nosso objetivo é preparar nossos professores para incluir nossas crianças especiais e fazê-las terem acesso à educação.”, explicou.

O prefeito Magno Amorim, destacou a importância do evento para o setor de educação do município. “É um momento especial de capacitação e inclusão para nossos educadores. Queremos que todos tenham uma educação de qualidade, sejam crianças especiais ou não, por que só através da educação teremos uma sociedade melhor”, disse o prefeito.

Informações da ASCOM da Prefeitura de Itapecuru