Viatura da Policia Civil de Vargem Grande fica no “prego” por falta de Combustível

Foto: Difusora Agora/Davi Monteiro
Um fato inusitado aconteceu hoje (25) pela manhã em Vargem Grande.As Policias Civil e Militar, juntamente com a Guarda Municipal, estavam em uma ação, que resultou na prisão de um elemento de alta periculosidade acusado de roubo à moto e membro do PCM (Primeiro Comando do Maranhão).

Até ai tudo bem, o Blog parabeniza a operação e logo mais virá com mais detalhes. Mas, o que chamou atenção e mostrou a fragilidade das Polícias de Vargem Grande foi o fato da viatura ficar no “prego” por falta de combustível.

E pior, o estado de conservação das duas Viaturas da Polícia Civil são péssimos. Por mais que os agentes queiram trabalhar, ficam impossibilitados de apresentar um melhor resultado devido as faltas de condições.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

MUNICÍPIO APROVADO

A caminho do Selo Unicef

Foto:Eudes Marinho / Itapecuru Agora.com
Foi Realizado em Itapecuru Mirim, o 1º Fórum Comunitário – Selo Unicef Município Aprovado, o primeiro passo no trabalho de conquista do Selo Unicef. Itapecuru, é um dos 500 municípios da Amazônia Legal habilitados para, num período de três anos, garantir ainda mais os direitos das crianças e dos adolescentes. O desafio começou em um evento do qual participou representantes do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada. “O Selo Veio para garantir nossos direitos, porque se os adultos tem seus direitos, porque não podemos ter os nossos? disse Amanda Silva, adolescente integrante da Comissão Pró-Selo.

O Selo Unicef é uma estratégia para que cada criança e adolescente, principalmente pertencente às famílias em situação de vulnerabilidade, das comunidades ribeirinhas e quilombolas, possam ter seus direitos garantidos.”O Selo é a prova de que estamos no caminho certo”, reconheceu o represente do Ministério Público Gilcênio Juvenal.

O 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef tem como objetivo realizar o diagnóstico participativo da situação de crianças e adolescentes no município, a partir da percepção dos moradores com a finalidade de intervir nos fatores que limitam ou impeçam a completa garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Estamos aqui reunidos neste Fórum pelo bem comum, empenhados na promoção dos direitos da criança e do adolescente”, reforçou Maria das Dores Nascimento, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“As crianças e nossos adolescentes são prioridade nas políticas públicas que desenvolvemos, por isso estamos prontos e trabalhando em prol do nosso futuro”, destacou o prefeito Magno Amorim.

Fonte:Itapecuru.com.br

ARRAIAL DA GENTE 2014

Foto:Eudes Marinho
Num dia especial do calendário junino, e que no último dia 24 de junho, Dia de São João, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, deu início ao Arraial da Gente 2014. 

Desde o ano passado, está de volta a tradição e a valorização das manifestações culturais de Itapecuru. Neste ano o arraial acontece na Praça do Viva Aviação.Quadrilhas, Danças Portuguesas, Tambor de Crioula, Cacuriá, Bumba-meu-Boi e muitas outras atrações farão a alegria da população em cinco dias de evento. Atrações de outros municípios também passarão pelo Arraial da Gente. “Como no ano passado, faremos um grande festejo junino”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo Junior Maranhão.O Arraial da Gente 2014 vai até o dia 29 de junho.

Acompanhe a Programação:


DIA 26/06

XOTE – ESCOLA ANJO DA GUARDA
DANÇA PORTUGUESA LUZ ARTE PORTUGALENSE
GRUPO ESQUENTA – BAIRRO ROSEANA SARNEY
QUADRILHA “ALEGRARTE DO SERTÃO”
QUADRILHA BEIJA-FLOR – PICOS I
QUADRILHA “PRINCESINHA DO SERTÃO” – VARGEM GRANDE
BANDA PÉ DE SERRA DA MELHOR IDADE

DIA 27/06

ADRENALINA COUNTRY – CANTANHEDE
CIRANDA DE BALAIOS – CIA ARTI
QUADRILHA “FESTANÇA NA ROÇA” – GRUPO TEIT
CIA DE ARTE E DANÇA SUPREMACIA E OUSADIA PORTUGUESA – VARGEM GRANDE
BOI MOCIDADE ALEGRE
BANDA DIOGO E ALÊ – OS ASSANHADÕES

28/06

DANÇA COUNTRY – POVOADO LEITE
BUMBA-BOI BONITO – MATÕES DO NORTE
CACURIÁ “A SACANA” – SÃO LUÍS
QUADRILHA “ALEGRARTE DO SERTÃO”
DANÇA INDÍGENA IAPUROS
BRASILEIRINHOS DO SERTÃO
BANDA FEDERAIS DO FORRÓ





Fonte: Ascom Prefeitura de Itapecuru

Bandidos disfarçados de profissionais da CEMAR praticam assaltos no Interior do Maranhão

A prática de delitos por pessoas que se disfarçam de prestadores de serviço de concessionárias de energia, água, telefone ou TV a cabo tem se tornado cada vez mais comum, por isso a CEMAR novamente faz um alerta a toda população, que medidas preventivas e um pouco de observação sobre o como a Companhia atua, podem ajudar na identificação das equipes que, de fato, prestam serviço à Companhia.

Para o gestor da área de desenvolvimento de fornecedores, “a CEMAR investe constantemente para melhorar e facilitar o atendimento ao cliente e prestar um serviço de qualidade. Para isso, seus profissionais possuem a identificação necessária para que os consumidores os reconheçam”, esclarece Sérgio Cavalcante, Gerente de Desenvolvimento de Fornecedores, Segurança e Meio Ambiente da CEMAR.

Tanto os colaboradores/empregados próprios, quanto os fornecedores/terceiros, que atuam em contato com os clientes, como atendentes das agências, eletricistas, leituristas e demais profissionais de campo, possuem um fardamento padronizado com a marca da CEMAR.

Ainda assim, é importante atentar para alguns detalhes, como as cores padrão dos uniformes, a presença de crachás com o nome do profissional impresso, a marca da empresa na qual ele presta serviço e a marca da CEMAR. A marca da Companhia é obrigatória em todo o uniforme seja camisa, calça, capacete ou crachá assim como a marca da empresa parceira também.

Além do uniforme, os profissionais de campo utilizam veículos também padronizados com a marca da empresa fornecedora/terceirizada e da CEMAR além do número da Central de Atendimento 116 no carro. A frase “A serviço da CEMAR” está junto com a marca e é a principal característica dos funcionários que andam nas ruas e de fato são prestadores de serviços para a Companhia.

Os atendimentos emergenciais relativos à falta de energia realizados pelas equipes de plantão 24 horas da CEMAR não envolvem verificação das instalações elétricas internas. O atendimento se limita ao ponto de entrega, ou seja, até o medidor de energia elétrica, que preferencialmente deve ficar do lado externo do imóvel.

“É importante destacar que, se o medidor estiver do lado de fora da residência, não há necessidade desse profissional entrar na casa do cliente, por isso ao receber um profissional da CEMAR em seu imóvel, verifique se ele está usando o fardamento na Companhia, se possui crachá e se utiliza algum meio de transporte com identificação, além da Ordem de Serviço que ele irá realizar”, alerta Sérgio Cavalcante.

Outra informação importante é que as equipes de atendimento de plantão 24 horas da CEMAR são compostas de somente 2 (dois) eletricistas. Em caso de suspeita de equipe de atendimento que não seja, de fato, da CEMAR, basta ligar gratuitamente para a Central de Atendimento pelo número 116 e confirmar o atendimento.

Por fim, a Companhia orienta para que as eventuais vítimas desse tipo de crime levem ao conhecimento das autoridades policiais da sua cidade e a CEMAR irá acompanhar o resultado das investigações, como forma de garantir um atendimento de qualidade e segurança para seus clientes.

Fonte:Assessoria de Imprensa da CEMAR

Lei da Ficha Limpa pode impedir candidatura de mais de 6 mil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Antonio Dias Toffoli, recebeu hoje (24) uma lista com 6,6 mil nomes de gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A lista foi entregue pelo presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, destacando que as irregularidades apontadas podem levar à inelegibilidade.
 
A lista não é declaração de inelegibilidade mas, segundo Nardes, tem sido usada como principal recurso para os tribunais eleitorais negarem o registro de candidatos, com base na Lei da Ficha Limpa.

“Além do fato de ficar oito anos fora das eleições, eles têm [de pagar] as multas que nós temos aplicado. Há casos de gestores que têm que assumir a responsabilidade com seu patrimônio pessoal, além de funcionários públicos que são demitidos, como há centenas de casos recentes”, disse o ministro.
 
As pessoas que constam da lista podem sofrer impugnação de eventuais candidaturas por iniciativa do juiz eleitoral, ou solicitadas por partidos políticos, Ministério Público Eleitoral, coligações ou candidatos.Entre os citados na relação do tribunal estão funcionários públicos que ocupam cargos de menor responsabilidade, até ministros e governadores. Eles poderão ter os nomes excluídos da lista caso consigam decisão judicial ou liminar nesse sentido. A impugnação das candidaturas depende, em última instância, da Justiça Eleitoral.
 
A unidade federativa com mais nomes listados é o Distrito Federal, que tem 729 gestores apontados como responsáveis por contas irregulares. Em seguida está o Maranhão, com 513 nomes e São Paulo, com 485. Roraima é o estado com menos gestores apontados na lista, com 97 nomes.
 
Os relacionados na lista do TCU cometeram as chamadas irregularidades insanáveis nos últimos oito anos, e tiveram negados todos os recursos possíveis no âmbito do Tribunal de Contas da União. O pagamento do débito ou da multa imposta como punição pelo TCU não implica retirada do nome do gestor da lista.

É dever dos tribunais de contas encaminharem as listas até o dia 5 de julho do ano eleitoral à Justiça Eleitoral. Os tribunais nos estados também estão fazendo isso e têm recebido orientação do TCU para disponibilizarem os nomes dos gestores citados na internet. Liberada para o público, a relação será constantemente atualizada até fim do ano. Dessa forma, pessoas citadas que conseguirem liminares na Justiça podem ter os nomes retirados e outras, cujos recursos forem se esgotando, poderão ser acrescidas.

Da Redação

Ex-prefeito perde direitos políticos e terá que devolver quase R$ 600 mil

Nerias Teixeira de Sousa disse que o juiz se equivocou e que não teve direito à defesa.

Arte: Maurício Araya/Imirante.com
São Pedro da Água Branca
SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA - Os desembargadores da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) manteve sentença da Comarca de Imperatriz, que condenou o ex-prefeito de São Pedro da Água Branca, Nerias Teixeira de Sousa, ao pagamento de R$ 582 mil a título de multa civil e ressarcimento aos cofres públicos.

Pela decisão, ficam, também, indisponíveis os bens que se encontram, atualmente, em nome do ex-prefeito e os que se encontravam durante o exercício de 2000, quando exercia o cargo. Ele teve, ainda, seus direitos políticos suspensos por cinco anos e está proibido de contratar com o Poder Público pelo mesmo prazo.

A condenação se deu em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MP), que acusou Nerias Teixeira de Sousa por atos de improbidade administrativa, objetivando a reparação de danos causados ao erário.

Defesa

O ex-prefeito recorreu da decisão que julgou, antecipadamente, o caso, alegando que a sentença teria violado dispositivos processuais e constitucionais, tendo o juiz se equivocado por não ter procedido à instrução e ter importado em cerceamento de defesa. Pediu a suspensão dos efeitos da execução de sentença e rescindir o julgamento, proferindo outra decisão.

A relatora do recurso, desembargadora Maria das Graças Duarte, não acolheu os argumentos do ex-gestor. Para a magistrada, o julgamento antecipado da lide não viola o devido princípio legal nem obriga o juiz a intimar as partes para produção anterior de provas.

A desembargadora disse que não identificou pontos controvertidos na sentença, uma vez que a própria resposta do ex-prefeito não se contrapôs às alegações do Ministério Público e não manifestou o interesse na produção de provas.

“Não há que se falar em violação ao devido processo legal, na medida em que a contestação apresentada pelo autor é claramente genérica e não impugna pontos específicos da inicial, autorizando o julgamento antecipado”, assinalou a magistrada.

Imirante.com, com informações da Assessoria


Teste da linguinha será obrigatório para recém-nascidos

Divulgação
BRASÍLIA - Hospitais e maternidades serão obrigados a fazer o teste da linguinha em recém-nascidos. O procedimento serve para detectar se a criança tem o problema comumente chamado de língua presa. Segundo a presidenta da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Irena Marchesan, é uma conduta simples que pode fazer a diferença na vida da criança.

O frênulo da língua é uma membrana que liga a língua à parte inferior da boca. Todos têm a membrana, mas em alguns casos é maior do que o normal, o que popularmente é conhecido como língua presa.

De acordo com Irene Marchesan, a avaliação é muito importante porque pode detectar se existe algo fora do normal, o que possibilita fazer o procedimento para cortar a membrana antes que ela dificulte a vida da criança.

“O primeiro problema de ter o frênulo preso é que a criança vai ter dificuldade ao mamar, podendo deixar o peito precocemente. Um segundo problema é no desenvolvimento da criança, que pode ficar com a fala alterada e com dificuldades para mastigar”, explicou Irene.

A fonoaudióloga diz que os efeitos do procedimento para acabar com a língua presa não são os mesmos quando a criança é maiorzinha, por isso a importância de fazer no recém-nascido. Segundo Irene, o procedimento é muito simples, e alguns pediatras fazem na hora que a criança nasce, antes de entregá-la à mãe.

Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, na rede pública geralmente são os pediatras que fazem os testes obrigatórios logo após o nascimento das crianças, e serão eles os responsáveis pelo teste da linguinha. O Sistema Único de Saúde paga o procedimento para corrigir o problema para pessoas de todas as idades.A Lei 13.002, que torna obrigatório o teste da linguinha, foi publicada ontem (23) e entra em vigor 180 dias após a publicação.

Aline Leal/Agência Brasil