Seminário discute educação especial para alunos com deficiência

A Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na manhã desta sexta-feira (30), a I Mesa Redonda da Educação Especial. Participaram do seminário professores, educadores e gestores da educação do município.

O seminário teve como objetivo discutir a inclusão de alunos com deficiência em salas de aula da rede municipal. “As discussões temáticas realizadas durante o seminário visam orientar professores a trabalhar com crianças com deficiência. Em outro momento, vai ser feito um diagnóstico para identificar quantas crianças, na sede da cidade e na zona rural, possuem alguma deficiência”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Elisângela Marinho.

Durante o seminário também foram apresentados os materiais escolares que os professores utilizarão em sala de aula. Estes, especialmente elaborados para as crianças com deficiência, foram disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) à secretaria de Educação. “Além da discussão sobre o tema, apresentamos durante o seminário, o material que os professores irão utilizar em sala de aula”, explicou a Profª. Silva Gama Mendes, coordenadora da SEMED e uma das palestrantes do evento.

O prefeito Magno Amorim determinou à SEMED não medir esforços para tornar a Educação um meio de inclusão social séria e profunda. “É importante priorizar a Educação, e pra que isso aconteça, temos que analisar todos os aspectos, discutir e questionar. Dessa forma, através da qualidade dos nossos professores e profissionais que atuam nas escolas, vamos proporcionar a todos o melhor ensino, a melhor escola”, disse.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapecuru

Sebrae participa de workshop acadêmico em Itapecuru Mirim

Evento promovido por estudantes discutiu práticas sustentáveis nas empresas locais.

O Sebrae integrou a programação da segunda edição do Workshop Acadêmico dos cursos de Administração, Serviço Social e Pedagogia da Faculdade Latino Americana de Educação e Extensão Universitária (Flated), realizado na cidade de Itapecuru Mirim, com o objetivo de incentivar empresários locais a implantarem práticas sustentáveis em seus negócios.O evento teve como tema “Promovendo a Sustentabilidade de Empresas, Instituições Sociais e Educação”, contando com a participação de acadêmicos, professores e empresários convidados.

Em sua participação, o Sebrae apresentou a palestra “Os desafios do Empreendedor”, ministrada pelo consultor Ronildo Barbosa, onde foram apresentados dados sobre a sobrevivência das empresas e como manter o dinamismo é fundamental no mercado.No sábado (31), ainda como parte das atividades do workshop, o Sebrae estará presente em estande montado nas dependências da faculdade, onde consultores estarão tirando dúvidas e prestando orientações a empreendedores e acadêmicos.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha – Ma
Contatos: (98) 9152 8936
Sebrae – Chapadinha – MA (98) 3471-0741

CACHIMBO DA PAZ? TALVEZ

Dr Carlos Junior e Abraão Martins não chegam a um acordo

Foto: Eudes Marinho / Itapecuru Agora.com
A sessão da última quinta-feira (29 de maio) na Câmara de Vereadores de Itapecuru era bem esperada. Abraão compareceria? Carlos Junior responderia aos ataques? Quem viveu e estava presente no plenário viu.José Carlos de Araujo Vieira Junior (PTC) foi o primeiro a fazer o uso da palavra e optou por não se exaltar em sua fala. O mesmo pediu que Abraão Nunes Martins Neto (PT do B) colocasse a mão na consciência e parasse de levar as discussões para o pessoal. O vereador disse não entender essa prática, mesmo admitindo que a imunidade parlamentar seja uma maravilha democrática em nosso país.

Carlos Junior disse não ter se zangado com as críticas contra o seu pai, que é gestor da CAEMA em Itapecuru, pois sendo ele o administrador de um órgão público, tem que ser sim cobrado pela população e seus representantes. O líder da oposição disse que sua chateação foi ter sido chamado para briga física por Abraão, e afirmou que não estudou seis anos em uma universidade para sair brigando em qualquer lugar. “Bonito é o debate”, elucidou Carlos Junior que ainda enfatizou que os pais de ninguém têm a ver com a Câmara, e sobre as denúncias de enriquecimento ilícito de sua família, disse que tudo estar declarado no Imposto de Renda, na mais pura legalidade. Por fim, o vereador pediu que todos parassem de pensar no pessoal.

Se um pedido de paz estava sendo clamado pela oposição, Abraão pareceu não gostar muito da ideia. Em discurso na tribuna, o vereador acusou Carlos Junior de agora posar de “Bom Samaritano”, e que o oposicionista, mesmo que anonimamente, ataca os governistas. Sobre a denúncia, o vice-líder da situação disse ter provado a inadimplência de seu opositor, e que o mesmo agride qualquer um, citando que o líder da oposição já chamou o Prefeito Magno Amorim de estelionatário e ladrão. “Nosso diferencial é a coragem e a personalidade”, afirmou Abraão, que ainda disse que Carlos Junior é doutor em esculhambação e xingamentos, e só acabará com essa tal criticada postura quando seu oponente fizer o mesmo, e começar a respeitar as pessoas. “Minha educação vai depender da sua”, concluiu.

Após as defesas pessoais, a sessão foi encerrada.


600 alunos fantasmas na rede municipal de ensino de Anajatuba

O MPF determinou que a Polícia Federal instaure processo para apurar as informações

Hélder Aragão, prefeito de Anajatuba
A cidade de Anajatuba, a 130 km de São Luís, está sendo investigada pelo cadastro de 600 alunos na rede municipal. De acordo com informações preliminares, o esquema tinha oobjetivo de fraudar o número de matrículas como forma de aumentar o recebimento dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Segundo o vice-prefeito da cidade, Sidney Pereira, um dos responsáveis pelas denúncias, com a maior quantidade de recursos para a educação do Fundeb, o munícipio economizava os gastos no Fundo de Participação do Município (FPM), que é outra fonte de arrecadação que pode ser investida em educação pública. Assim, os recursos do FPM não utilizados na Educação eram destinados a outras áreas.Mas o esquema não termina aí. Com o inchaço da folha do Fundeb, e mais dinheiro sobrando, os contratos de merenda escolar, por exemplo, sofriam superfaturamento que chegava à casa de 1000%. Mesmo assim, algumas escolas continuam não oferecendo as refeições regularmente.

O Ministério Público Federal determinou que a Polícia Federal instaure processo para apurar as informações. Até agora, dois pais de alunos já prestaram depoimento e confirmaram os casos de estudantes que não são da rede municipal de Anajatuba, mas estavam matriculados no município.

Baixos indicadores

Mesmo com mais recursos para a Educação, com a inclusão de 600 alunos a mais para receber mais dinheiro, o município de Anajatuba tem os piores índices educacionais.O Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2011, foi de 2,8, sendo que a meta projetada era de 2,9. Essa baixa qualidade na oferta da educação pública levou o Ministério Público Estadual a promover, no mês de maio, uma audiência pública para ouvir país, alunos e gestores públicos.

Matéria extraída do site:http://www.topc.com.br/
Fonte: Sinproesemma