Prazo para eleitor tirar primeiro título termina quarta-feira

O prazo para o eleitor tirar o título pela primeira vez ou pedir a transferência do documento para outro domicílio eleitoral termina na próxima quarta-feira (7). O prazo também vale para pessoas com deficiência que querem pedir transferência para seções adaptadas e para quem não fez o recadastramento biométrico, nas cidades onde os eleitores foram convocados pela Justiça Eleitoral. O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro.

Para resolver as pendências, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo. Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens maiores de 18 anos.

Para transferir o domicílio, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. Algumas regras também devem ser observadas, como não ter pendências com a Justiça Eleitoral, morar no endereço atual há mais de três meses, ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano.

Informações Agência Brasil

PRF faz reunião com moradores de Picos após morte de um homem

Moradores do povoado Picos, da região de Itapecuru-Mirim, interditaram a BR- 135 na noite de domingo por volta das 22h30, logo após o falecimento do morador conhecido como “Preto” chegar a óbito devido a um atropelamento no local. A liberação da rodovia só foi feita quando ficou acordado que haverá uma instalação de barreiras eletrônicas no km 90, que fica localizada enfrente à escola Tancredo Neves.
A reunião com os moradores foi realizada na sede da Policia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). Outros possíveis acordos foram de trocar o radar eletrônico do km 91,5 por uma barreira eletrônica, que deverá ser instalada no km 92, na entrada de uma estrada vicinal; a recuperação do pavimento onde ocorreu o acidente, já que a via foi cortada, bem como a pintura de faixas amarelas provisórias até posterior estudo por parte do Dnit; e a pintura de uma faixa de pedestre na entrada de uma outra escola. “Daqui a 30 dias as devidas modificações serão realizadas”, explica o Inspetor da PRF, Antônio Norberto.

Informações do Imparcial.com

Polícia prende assaltante de motocicleta em Vargem Grande

Policiais militares lotados na 8ª Companhia Independente prenderam, na manhã do último domingo (4), Isaías Melo de Barros, de 18 anos, no município de Nina Rodrigues. O suspeito foi preso em uma estrada na saída da cidade.

Segundo as investigações policiais, Isaias Barros, juntamente com um comparsa, identificado apenas como “Júnior”, tinham furtado uma motocicleta Pop 100 cor laranja sem placas, às margens do Rio Preto.

Isaías Melo de Barros estava na moto furtada e o comparsa em uma Fan de cor prata sem placas. Na perseguição policial, Isaías caiu do veículo e foi detido pelos policiais militares. O comparsa conseguiu fugir.

O detido foi encaminhado à 2ª Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim e autuado em flagrante delito pelo delegado plantonista, Odilardo Muniz, pelo crime de furto.

Isaías Melo de Barros foi recambiado à delegacia de Vargem Grande, onde permanece à disposição da justiça. A motocicleta está no pátio do distrito policial de Vargem Grande.

Informações da 2ª Delegacia Regional de Itapecuru

Prefeitura de Itapecuru- Mirim promove Semana de Combate ao Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes

O evento será realizado em várias regiões do município no período de 12 a 16 de maio

Com o objetivo de alertar a sociedade para combater o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, a prefeitura de Itapecuru-Mirim, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove a Semana de Combate ao Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes, que será realizada de 12 a 16 de maio, em várias regiões do município.

Através do evento, que faz parte da segunda edição do Projeto “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, a prefeitura quer incentivar a denúncia e a prevenção a esses tipos de crime e convocar a população para comemorar o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, que acontece no dia 18 de maio.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Wilma Amorim, a Semana tem como público alvo alunos do 1º ao 9º ano escolar da rede municipal de educação, além de famílias dos usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). “Nosso propósito é realizar atividades que proporcionem a transmissão de informações sobre o tema que colaborem na reflexão, combate e prevenção a esses tipos de violência”, disse.

A Semana de Combate ao Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes, será bastante dinâmica, com entrevistas com profissionais atuantes no meio da Assistência Social, palestras nas escolas e em associações de bairro com orientadores, técnicos e conselheiros tutelares de assistência social, rodas de diálogos utilizando técnicas de expressão (redação, pintura e desenhos) e distribuição de folders informativos.

Para o prefeito de Itapecuru-Mirim, Magno Amorim, essas atividades são uma oportunidade de a população conhecer a gravidade desse tipo de violência, opinando e tirando dúvidas. “Com o conhecimento o caminho para possíveis denúncias fica mais aberto, as pessoas ficam menos inibidas para combater essas práticas criminosas e nós queremos proporcionar isso para a nossa sociedade”, explicou.

O encerramento da Semana de Combate ao Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes será na sede da Eletronorte no município, com apresentações de peças teatrais que tratarão de temas amplamente discutidos durante a semana.

Assessoria de Imprensa

PREFEITURA DE ITAPECURU ENVIOU PRESTAÇÃO DE CONTAS AO FNDE DENTRO DO PRAZO

Está circulando na internet uma lista de 165 municípios Maranhenses que poderiam ter seus recursos da Educação suspensos pela falta de prestação de contas do exercício do ano de 2013 por parte dos municípios com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). O prazo era até 30 de abril.

Nas matérias veiculadas em blogs e sites de noticias, dizia que o município de Itapecuru Mirim constava nesta lista de municípios inadimplentes. Segundo os registros do Sistema de Gestão de Prestação de Contas - SIGPC, o município de Itapecuru Mirim não está com suas prestações de contas irregulares ou deixou de prestar contas junto ao FNDE. A prestação de contas foi enviada e registrada na base de dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para análise posterior.

A Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim prestou conta dos seguintes programas: PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, TRANSPORTE ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL, PROGRAMA DINHEIRO DIRETO ESCOLA EDUCAÇÃO) Todas estas informações foram enviadas ao FNDE no dia 29/04/2014, um dia antes do prazo previsto. Portanto, Itapecuru Mirim não está inadimplente com a prestação de contas da educação do município, como foi veiculado.

ASCOM PREFEITURA DE ITAPECURU