PREFEITURA DE ITAPECURU REALIZA MUTIRÃO DE COMBATE AO GLAUCOMA

A Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim, através da Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS) em parceria com o Hospital da Visão, realizou hoje (11) sexta-feira o mutirão de diagnóstico de glaucoma.Os atendimentos foram feitos no Posto de saúde Dr.Miguel Laund, no Bairro Aviação.

A ação tem  como objetivo realizar um diagnóstico precoce e promover o tratamento contínuo para evitar que a doença leve a cegueira. A ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital da Visão do Maranhão é totalmente gratuita.

Durante a mobilização os pacientes que receberam um diagnostico positivo para a doença, receberam tratamento clínico por meio de colírios para utilização durante três meses. Após esse período, o paciente será reavaliado em novo mutirão para saber se há ou não a necessidade de cirurgia.

O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Conforme a Secretaria de Saúde, há vários tipos de glaucoma. O crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, por exemplo, representa cerca de 80% dos casos e incide nas pessoas acima de 40 anos, podendo ser assintomático.

Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.

Da Redação

IFMA oficializa implantação do Programa de Iniciação à Docência no município de Itapecuru-Mirim

Em solenidade realizada ontem, 10, no Instituto Federal do Maranhão - IFMA, Campus Maracanã, foi oficializada a implantação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a Diversidade no município de Itapecuru-Mirim. O programa do Governo Federal, desenvolvido através do IFMA, tem como objetivo fomentar a iniciação à docência, contribuindo assim com a melhoria da qualidade da educação básica pública nas comunidades indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhas, que apresentam baixo índice de desenvolvimento.

O prefeito Magno Amorim agradeceu a parceria e destacou que o programa irá complementar o seu esforço de melhoria da qualidade da educação do município. “O maior desafio e, também, o maior objetivo da nossa gestão é melhorar a qualidade de ensino nas escolas de Itapecuru, em especial, aquelas que se encontram em situação de grande dificuldade. O programa complementará o nosso esforço”, disse o prefeito.

O programa será trabalhado inicialmente em duas comunidades quilombolas, pertencentes aos povoados de Santa Rosa e Cachoeiras, com foco na formação de professores, como explica a Secretária de Educação de Itapecuru-Mirim, Elizângela Marinho. “O programa irá trabalhar a formação de professores nestes dois povoados quilombolas que necessitam de melhoria na educação. São professores, bolsistas, que serão preparados para trabalhar com nossos alunos em sala de aula”, destacou.

Dentro do programa do PIBID Diversidade foi criado um subprojeto, a “Horta Escolar como Sala de Aula”, que tem como principais metas, aproximar a escola pública da comunidade, proporcionar um processo de formação com foco nas diferenças culturais e trabalhar o conteúdo aplicado em sala de aula de forma prática, como esclarece um dos coordenadores do projeto, o professor Francisco Inaldo Lima. “Esse projeto irá proporcionar aos educadores explorar um universo rico. Através do cultivo, manejo e produção na horta é possível unir teoria e prática com interatividade”.  Uma das propostas do programa, é também de incentivar a participação da comunidade a criar pequenas hortas domésticas.

Projetos do IFMA em Itapecuru-Mirim

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec é outro projeto desenvolvido no município de Itapecuru, pelo Governo Federal, através do IFMA. O programa tem como objetivo democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial ou qualificação profissional presencial ou a distância, aumentando dessa forma as oportunidades educacionais aos trabalhadores.

Outro projeto em andamento é a implantação do Campus do IFMA no município. As obras já estão sendo executadas.

Informações da Assessoria de Imprensa