ATÉ 2015

Itapecuru Folia termina com saldo positivo

Foto Eudes Marinho / Itapecuru Agora.com
Foram cinco dias de muita diversão, enaltecendo a força da maior festa popular do Mundo, mas, para a tristeza de todos, chegou ao fim o Itapecuru Folia 2014. E o resultado do evento mostra que a cidade continua tendo um dos melhores carnavais do Estado. No corredor da folia, entre as Praças da Cruz e Gomes de Sousa, os espaços estavam todos ocupados devido a multidão de foliões, que, ao longo da Avenida Gomes de Sousa, se posicionavam para curtir os shows das atrações cuidadosamente escolhidas para a alegria do itapecuruenses e os turistas. No Carnaval e Marchinhas não foi diferente, muitos foliões.

Na parte da segurança, ficará a lembrança de um evento onde o folião brincou na mais pura tranquilidade, devido ao baixo índice de brigas, que foram rapidamente contornadas por uma equipe altamente treinada e preparada. Equipamentos de vigilância, como câmeras por exemplo, foram colocados na cidade, e impediram a ação de criminosos e baderneiros. Fica o exemplo de um carnaval produzido com responsabilidade pela JM Produções e pela Karcará Produções. O Secretário Municipal de Cultura e Turismo José Luiz Maranhão Chaves Junior marcou presença em todos os dias do evento, mostrando que a administração pública municipal fez questão de testemunhar o quanto foi bem empregado o dinheiro investido na festa.
 
Nas atrações, houve o incentivo ao talento musical local. De Itapecuru, se apresentaram as bandas Acordeon, Federais do Forró, César Muniz e Banda, Diogo e Alê: Os Assanhadões. Tais bandas fizeram shows de alto nível, se igualando as atrações de outras cidades, garantindo assim a animação em tempo integral para quem, desde cedo, marcava presença no corredor da folia. Tal fato, justifica a apresentação desses conjuntos musicais em carnavais de outros municípios.
 
Dentre as principais atrações, brilharam Chicana, Forró Estourado, Moral Sertanejo, Gargamel, Bandassa, Forrozão Freelance, Axerife e Sacode. Em seus shows, não houve falta de fidelidade com o gênero axé music, nem com as mais tocadas músicas do momentos, porém tais bandas também investiram em outros gêneros, como forró e pagode, o que foi bem aceito pelo público presente, que aprova o carnaval eclético.
 
O Itapecuru Folia terminou com o gosto de quero mais, que poderá ser saciado com todos os eventos e projetos programados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para o ano 2014, até que a população itapecuruense seja presenteada, em 2015, com mais um grande Carnaval.
 
Fonte:Itapecuru Agora

PROTEÇÃO

Postos de saúde e escolas iniciam vacinação contra HPV

Na segunda-feira (10), postos de saúde e escolas públicas e privadas iniciam a vacinação contra HPV em meninas de 11 a 13 anos. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas nessa faixa-etária. O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto. A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, darão início à vacinação em cerimônia, nesta segunda-feira (10), no Centro de Ensino Unificado Professora Elisabeth Gaspar Tunala, em São Paulo (SP).

Para garantir maior cobertura vacinal, o Ministério da Saúde recomenda que a primeira dose (de um total de três) seja aplicada nas escolas públicas e privadas que aderiram à estratégia. A vacina – que passa a integrar o calendário nacional - também estará disponível nas 36 mil salas de vacinação da rede pública de saúde durante todo o ano. A segunda será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.

As secretarias municipais de Saúde foram orientadas a programar a vacinação nas escolas a partir desta segunda-feira (10). As instituições de ensino devem informar, com antecedência, aos pais ou responsáveis a data de vacinação. Tanto no ambiente escolar como nos postos de saúde, a vacina será aplicada por profissionais de saúde.