Secretaria Municipal de Saúde de Itapecuru realizará campanha de vacinação contra o HPV



Folder da Campanha de Vacinação do HPV
A Coordenação do Programa Municipal de Imunização de Itapecuru, iniciará a partir do próximo dia 10 de março a Campanha de Vacinação contra o papilomavírus humano, o HPV.

Lançada pelo Ministério da Saúde, a campanha, em Itapecuru, beneficiará todas as adolescentes de 11 a 13 anos de idade e será realizada em todas as unidades de saúde e nas escolas públicas do referido município. Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero, deverão tomar três doses da vacina contra o HPV.

A vacinação é gratuita! Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e previna-se!

Da Redação

Programa de Aquisição de Alimentos tem início em Itapecuru-Mirim



Agricultores familiares de Itapecuru-Mirim já podem vender seus produtos para o PAA Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta Local da Agricultura Familiar.


O Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Francisco das Chagas Nogueira, diz em reportagem ao programa “Alvorada é Noticias” que o governo do Estado e o Município  por meio de convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Forme (MDS), irá atender os  produtores rurais de Itapecuru-Mirim. Os produtores já começaram a vender suas produções para o município, e os produtos serão distribuídos nas Escolas Municipais, Hospital Regional entre outros. A Secretaria de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente tem dado total suporte aos produtores rurais no município de Itapecuru Mirim.

O secretário afirmou ainda que o programa de aquisição alimentos é uma das principais políticas públicas desenvolvidas em Itapecuru, em parceria entre governos Federal, Estadual, Municipal e a sociedade civil, que vem contribuindo significativamente no combate à pobreza rural e na complementação alimentar de pessoas em risco nutricional.

Como funciona o PAA

Um dos principais objetivos do PAA é comprar alimentos diretamente dos agricultores familiares e doá-los a instituições sociais, como creche, hospitais, abrigo de idosos e Apaes. Entre os produtos fornecidos pelos agricultores estão frutas, tomate, alface, coentro, cebolinha, couve, cenoura e abóbora, além de produtos beneficiados de origem animal.

Participantes

Podem participar do programa agricultores, aquicultores, pescadores artesanais, silvicultores, extrativistas, indígenas, membros de comunidades remanescentes de quilombos, assentados da reforma agrária e atingidos por barragens. Todo processo de comercialização e entrega dos alimentos é acompanhado por extensionistas rurais do Município, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional agentes do poder público municipal e responsáveis pelas entidades beneficiárias.

O produtor beneficiado tem direito a comercializar até R$ 4.500,00 por ano, sendo que o cadastro pode ser feito nos escritórios da secretaria  de  (Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente) de Itapecuru. Criado em 2003 pelo Governo Federal, o Programa de Aquisição de Alimentos, tem como finalidade minimizar a pobreza no Brasil e fortalecer a agricultura familiar. 


Reportagem:Cristiano Dias
Fotos:R.Silva

PRF prende fugitivo de Pedrinhas em Itapecuru-Mirim

Homem foi preso durante fiscalização da PRF
(Foto: Divulgação/PRF)
Foragido do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Jarder Santos Pinho, 42 anos foi preso na manhã deste  domingo (16) pela Polícia Rodoviária Federal no município de Itapecuru Mirim, no Maranhão.Jarder Santos Pinto é  suspeito de integrar uma facção criminosa que age em São Luís

Jarder conduzia um veículo, acompanhado por um amigo, quando foi abordado no posto da PRF em São Francisco, no Km 85 da BR-135. Enquanto um dos policiais consultava os documentos do motorista nos sistemas de busca da PRF, o homem fugiu para um matagal. Dois policiais saíram em perseguição até o alcançar, na travessia de um dos córregos da localidade.

Em 2009, Jarder foi preso por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) na própria padaria, no bairro Vila Itamar, com 150 cabeças de merla. Ele havia sido condenado por tráfico de entorpecentes, mas recebeu o benefício do indulto e nunca mais retornou para Pedrinhas. Jarder faz parte do PCM, grupo rival do Bonde dos 40. Ele foi julgado e condenado por tráfico ilícito de entorpecentes e disse aos policiais que havia saído da prisão por meio de alvará de soltura e que o novo mandado de prisão teria sido expedido depois, mas o suspeito recebeu benefício de indulto e nunca mais voltou à prisão.

Agentes da PRF conduziram o preso para a Delegacia de Polícia Civil de Itapecuru Mirim. O mesmo aconteceu com o outro ocupante do veículo, pois ficou bastante alterado com a prisão do sócio e amigo.

Informações da PRF e 2ª Delegacia Regional de Itapecuru