Dia dos Agentes Comunitários de Saúde é comemorado em Itapecuru

Fotos:Cristiano Dias
A Secretaria Municipal de Saúde de Itapecuru, através dos Agentes Comunitário de Saúde, juntamente com toda a equipe de colaboradores,antecipou as comemorações do dia do agente comunitário de saúde já que data e comemorada anualmente todo dia (04) de outubro,segundo um dos coordenadores do evento diz que o motivo da antecipação e por conta do pleito eleitoral deste ano e por isso resolveram comemorar hoje dia  (03) sexta-feira, evento  este  realizado no Itapecuru Social Clube.A data foi celebrada com um café da manhã oferecido pelos Agentes Comunitários de Saúde do município as autoridade e convidados.

O evento teve início às 08h30, com a formação da mesa de convidados formados  pela Secretária de Educação do Município (Elisângela Maria Marinho),o enfermeiro Cirlândio responsável  pela  coordenação da atenção básica de saúde do município  e a Secretaria de Saúde do Município de Itapecuru (Flavia Bezerra) e além de outros convidados que fizeram a composição da mesa e em seguida foi realizada a abertura das atividades pelo , o enfermeiro Cirlândio,que em sua fala cumprimentou a todos os Agente Comunitário de Saúde e comentou da alegria de estar comemorando junto com os profissionais esse dia especial.

Em entrevista a Secretaria de Saúde do Município (Flavia Bezerra) cita os avanços direcionado aos agentes comunitários a onde o prefeito Magno Amorim tem dado a importância do trabalho do Agente Comunitário de Saúde para com  a comunidade, a secretaria ressalta que "Eles são mais que profissionais, passam a ser amigos dos moradores da comunidade onde atuam", expressou o Secretaria.Durante toda a manhã, os profissionais fizeram sua própria comemoração, pois os mesmos foram protagonistas das atividades realizadas no local.Durante o evento, houve sorteios de brindes para os agentes comunitários de saúde.

O enfermeiro Cirlândio que é responsável  pela  coordenação da atenção básica de saúde do município diz a reportagem  que o Dia do Agente do Comunitário  deve ser comemorado como forma de agradecimento e reconhecimento ao trabalho desses profissionais que vão de casa em casa levando orientações, com o desafio de conquistar as pessoas para que procurem o posto, façam seus exames e o tratamento adequadamente. Segundo ele, o trabalho de um agente é focado na prevenção de doenças e o principal desafio destes profissionais é não permitir que o usuário adoeça de tal forma que precise procurar a emergência de um hospital. “É importantíssimo o trabalho desenvolvido pelos Agentes Comunitários de Saúde em favor da sociedade, merecendo, portanto, o reconhecimento da população e o respeito de todos”, disse ele.

Em conversa com uma das agentes comunitária de saúde Ana Cleyde que trabalha no povoado Picos II e Centro de Aguida,diz  que cada agente comunitário é responsável por centenas famílias. Uma vez por mês eles visitam as casas e fazem diagnóstico da saúde daquelas pessoas bem como o contexto social em que estão inseridas. “Eles são um elo da unidade de saúde com a comunidade”, sintetiza.

Reportagem e Fotos: Cristiano Dias