PM vai intensificar a fiscalização da lei seca a partir desta sexta-feira, em São Luís

A operação Campanha Lei Seca-Vida no Trânsito será iniciada nesta sexta-feira (25) em São Luís e contará com a união de todo sistema de segurança pública do estado. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) e Departamento de Trânsito (DETRAN-MA), em parceria com a Polícia Civil Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiro (CBM-MA) e Instituto de Criminalística e Medicina Legal (INCRIM), estarão em vários pontos da cidade realizando blitze. Durante todo o fim de semana a operação ocorrerá.“Só no primeiro semestre de 2014, mais de 500 condutores, sendo 100 na capital, foram pegos dirigindo sob efeito de álcool. 

Nos últimos três anos foram 2.576 infrações desta natureza em todo o estado, sendo 521 só em São Luís.”. Os dados foram apresentados pelo diretor geral do Departamento de Trânsito (DETRAN-MA), André Campos, na apresentação da Campanha Lei Seca-Vida no trânsito.De acordo com o diretor, o planejamento e a execução da campanha é obrigação e dever do Estado para que a lei seja cumprida. As estatísticas comprovam que 98% dos acidentes de trânsitos acontecem por imprudência e irresponsabilidade dos motoristas, e dentre estes 80% são causados por embriaguez.

André ressalta que o condutor encontrado com sinais de embriaguez, e comprovado pelo bafômetro que está alcoolizado, será autuado no local e sairá direto para a delegacia, pois a operação contará com um delegado, escrivão e um perito no local onde estiver à barreira. A lei será aplicada a todos, não haverá corporativismo.

Segundo o secretário de segurança pública, Marcos Affonso, a campanha é importante para toda a sociedade maranhense, pois além da entrega dos 50 bafômetros para intensificar as fiscalizações no trânsito, será estendida a qualquer tipo de irregularidade encontrada durante a operação.

“Nós sabemos que a sociedade insiste neste problema de misturar álcool e direção e é nosso dever proteger as famílias maranhenses. Queremos educar as pessoas para que compreendam que dirigir embriagado é crime. E além da lei seca iremos combater a criminalidade de um modo geral”, falou o secretário.

(O Imparcial Online)