Fala em rádio gera polêmica na Câmara

A sessão do dia 14 de julho na Câmara Municipal foi a última deste período legislativo, que foi fechado com chave de ouro, graças a mais uma nova polêmica. Tal encontro legislativo começou com um tom de tristeza e preocupação, onde os vereadores se solidarizaram com o colega Ronilson Costa Cardoso (PSD), que, segundo relataram, sofreu um tipo de derrame que comprometeu boa parte de sua visão. Desejos de melhoras e sentimentos de ansiedade para ele voltar a exercer sua função como autoridade municipal, marcaram os discursos em prol do vereador. Além de Ronilson, Carlos Alexandre Muniz Cruz Lopes (DEM) e Eliane Cardoso Santos (PP) também não compareceram.

Voltando a polêmica, eis que se faz a seguinte pergunta: O que é um assessor? Se formos pesquisar, saberemos que se trata de um substantivo masculino com origem no termo em latim assessore, e que significa ajudante, auxiliador, assistente, conselheiro, porque é alguém que assessora uma pessoa ou organização em uma determinada área ou tarefa. Um assessor tem como função conceder o seu conhecimento, orientando e esclarecendo alguém em questões relacionadas com a sua área de especialização.

Foi com uma explicação parecida com essa, que Abraão Nunes Martins Neto (PT do B) acusou José Carlos de Araújo Vieira Junior (PTC) de ter dito em uma rádio local que todos os vereadores da ala governista são, na verdade, assessores do Prefeito Magno Amorim. Tal fato em muito revoltou o vice-líder do governo que disse que nem ele, nem nenhum outro legislador é assessor da Prefeitura, pois na medida que apoiam, também sabem fiscalizar e cobrar o trabalho do Executivo. Abraão decidiu rebater dizendo que na gestão passada, Carlos Junior passou de Procurador a “Puxa-Saco” do então Prefeito Junior Marreca, pois, segundo ele, até seu almoço e de sua família acontecia em um restaurante da cidade e era custeado com dinheiro público. O vereador disse que ouvir a tal rádio é adentrar as ondas da calúnia e da difamação, e desafiou Carlos Junior a repetir sua fala, só que agora na Câmara.

Abraão também decidiu repudiar o hábito do itapecuruense de interditar ruas quando querem protestar pedindo pavimentação para as mesmas. Segundo ele, isso fere o direito constitucional de ir e vir, e lamentou que nada ainda foi feito contra isso nos trâmites legais. O vereador disse que precisa ter alguém “muito macho” para chegar lá e desfazer tais obstáculos que impedem a passagem da população, mas admite que agir dentro da lei, em circunstâncias como essa, pode ser negativo para uma administração pública. Mesmo assim, Abraão ressaltou que o Prefeito Magno Amorim e/ou o Secretário de Infraestrutura e Urbanismo Wilson Ayres comparecem aos locais e resolvem a situação, porém os idealizadores dos protestos fogem do encontro com o chefe do Executivo local.

Após a denúncia de Abraão, José Carlos de Araújo Vieira Junior pediu a palavra lembrando que já havia prometido que não responderia a nenhuma acusação, porém naquele momento se via na obrigação de se defender e, segundo ele, ter que se “diminuir” perante os outros. Dr Carlos Junior disse que já faz mais de um mês que não concede nenhuma entrevista a uma rádio local, porém mantém na mesma um programa semanal onde discorre sobre questões jurídicas, lembrando a todos que é advogado. O vereador se defendeu afirmando que em uma oportunidade falou sobre questões eleitorais, o que é permitido ou não, democracia, senadores e deputados… E justamente nesse ponto teria dito, sem se referir a nenhuma Câmara, que como a base de um governo no poder legislativo é sempre maioria, acabam eles sendo assessores do gestor, e deixam de lado a fiscalização. Sobre ser “puxa-saco” de Junior Marreca, Carlos Junior disse que ninguém o sustenta na vida e que nunca precisou de tamanhas regalias.

Edna Teixeira Martins (PC do B) decidiu defender a população que interdita ruas dizendo que tal situação, mesmo que ilegal, é uma forma de chamarem atenção para um problema que consideram ser caótico e que querem uma solução imediata. José de Arimatéia Costa Junior (PSDB) concorda com a precariedade na infraestrutura de algumas ruas de Itapecuru, porém acredita que o povo deve ser mais disciplinado na defesa de seus direitos, e principalmente saber o que realmente pode reivindicar.

Retomando a palavra, Abraão Martins voltou a direcionar sua fala a Dr Carlos Junior e, visivelmente alterado, voltou a acusá-lo de ter chamado os vereadores de assessores do Prefeito, e não gostou do termo “se diminuir” dizendo que ele (Abraão) não é menor que ninguém. O stress foi tão nítido, que o vereador pediu desculpas aos presentes ao terminar sua fala.

A sessão foi encerrada após as defesas pessoais. Após o recesso, a Câmara Municipal de Itapecuru-Mirim retornará com uma novidade: Os encontros legislativos passarão a ser no turno matutino. A mudança provém de uma emenda modificativa, de autoria de Ronilson Costa Cardoso e Aldeiran dos Reis Conceição (PMDB), que visa adequar as atividades administrativas, legislativas e pessoais dos vereadores e, ainda, proporcionar acessibilidade a população de acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos no Parlamento.

O Itapecuru Agora conversou com os líderes dos dois blocos sobre a mudança. Rogério Maluf (PRP) não se mostrou muito feliz, mas decidiu respeitar o interesse da maioria, principalmente porque o projeto é da base governista, e ele, como líder do governo, também admite que, em alguns momentos, é liderado pelos seus companheiros edis. Dr Carlos Junior, líder da oposição, disse não se importar com o período, pois, para ele, o importante é a população acompanhar as sessões.

A princípio, ele achou que as pessoas que trabalham estariam impedidas de comparecer pela manhã, mas em virtude da notável falta de público no período noturno, acredita que não modificará muita coisa. No geral, os vereadores também almejavam poder voltar a dar mais atenção à suas famílias.As sessões na Câmara Municipal de Vereadores retornam dia 04 de agosto, a partir das 8h30min.

Informações:Itapecuru Agora
Fotos:Eudes Marinho