DESENVOLVENDO O MUNICÍPIO OU O CANDIDATO?


Em sessão realizada na última quinta-feira (03 de julho) na Câmara Municipal de Vereadores, não compareceram Ronilson Costa Cardoso (PSD), Aldeiran dos Reis Conceição (PMDB) e Benedito Cunha Mendes (PT). No ato, não houve qualquer discussão como todos já são acostumados a assistir. Sendo assim, uma fala do bloco oposicionista acabou ganhando destaque.

José Carlos de Araujo Vieira Junior (PTC) decidiu se despir do atributo de ser líder da oposição e teceu um discurso de cunho estadual, alertando sobre uma situação que ocorre no Maranhão, faltando três meses para a eleição que irá decidir quem será o novo governador. O mesmo apontou para um projeto de lei que cria o FDM (Fundo de Desenvolvimento dos Municípios) e o FUDEMA (Fundo de Desenvolvimento do Maranhão), que têm como intuito captar recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e repassá-los para as cidades.

Carlos Junior lembrou que pediu para que tal projeto não fosse votado, pois o mesmo nada mais é que um instrumento inconstitucional do Governo do Maranhão, e, sendo assim, não queria colocar os vereadores de Itapecuru em “maus lençóis”, e ainda defendeu que todos devem buscar uma assessoria jurídica antes de votar leis, principalmente desse porte. Segundo o legislador, o FUDEMA já foi anulado por um Juiz Federal.

Taxando tais criações como vergonhosas, Carlos Junior disse que tudo isso nada mais é do que um instrumento de política para que Prefeitos disponham de recursos para financiar em caráter municipal a campanha do candidato ao governo Edinho Lobão. O vereador ainda se mostrou descontente, pois a Procuradoria Geral do Estado irá recorrer da anulação, mesmo que a Constituição pregue que, faltando três meses para a eleição, não pode ser criado fundo de arrecadação financeira. O Presidente da Câmara José de Arimatéia Costa Junior (PSDB) elucidou que cidades onde o Prefeito é oposição a Governadora Roseana Sarney vetaram tais recursos.

Carlos Junior encerrou dizendo que acredita que tal situação deva parar no Supremo Tribunal Federal (STF), mas mesmo que ali tenha simpatizantes da família Sarney, Flávio Dino também é muito respeitável por lá, e voltou a enaltecer o agora candidato ao Governo, que, segundo ele, representa a mudança no Maranhão, após 50 anos de uma oligarquia no poder.Após as defesas pessoais, a sessão foi encerrada.

da Redação