I SEMANA MUNICIPAL DA CULTURA

De 18 a 22 de novembro, na Casa de Cultura Professor João Silveira

A Prefeitura de Itapecuru Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e em parceria com a Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA, realiza, de 18 a 22 de novembro, a I Semana Municipal da Cultura. O objetivo é promover a interação entre a cultura literária dos autores e Itapecuru Mirim e de outros municípios, ao mesmo tempo em que mostrará a produção desses escritores, bem como a relação da literatura com outras linguagens artísticas: arte visual, música, dança, teatro, cinema, somando com a riqueza das expressões da cultura afro-brasileira e indígena. 

A programação do evento é bem vasta. Na segunda-feira (18/11), abertura oficial, apresentação do Coral de Crianças da AABB Comunidade, Mostra da Literatura Local e Regional (Itapecuru Mirim, Anajatuba e Cantanhede), Exposição de Livros Históricos sobre Itapecuru Mirim, Exposição de Arte dos alunos do Projeto “Formação e Difusão Cultural” da Casa de Cultura Professor João Silveira, “A Cultura Itapecuruense – Elementos e Características” por Josemar Sousa Lima, peça experimental das Oficinas de Teatro da Casa da Cultura, atração cultural. Na terça-feira (19/11), Lançamento do Livro “O Rio” de Arlete Nogueira da Cruz com palestra e sessão de autógrafos, apresentação do contratenor Silas Gomes, projeção do filme “Litania da Velha” do cineasta Frederico Machado, atração musical com Mano Borges cantando músicas de João do Vale. 
 
Na quarta-feira (20/11), comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, apresentação da performance “Negro Cosme Vive”, apresentação de grupos culturais. Na quinta-feira (21/11), Festival de Cinema com exibição de filmes produzidos pelos alunos do Centro de Ensino Médio Professor Newton Neves, palestra sobre Cinema seguido da exibição do premiado filme “Argo”. Na sexta-feira (22/11), atração cultural, III Café Literário da AICLA, peça teatral “Quebrador de Coco” da Cia Arti, apresentação de I Juca Pirama de Gonçalves Dias pelo ator Domingos Tourinho , homenagens a personalidades “Amigos da Cultura”, espaço aberto a manifestações dos talentos da terra. 
 
“A semana propiciará ao público itapecuruense a oportunidade de conhecer de perto muitos dos nossos talentos, ocasião em que será apresentado o resultado do primeiro ano do Programa de Formação e Difusão Cultural da Casa de Cultura Professor João Silveira. Já estamos possibilitando desenvolvimento a cultura itapecuruense”, ressaltou Junior Maranhão, Secretário Municipal de Cultura e Turismo.
 
A I Semana Municipal da Cultura será um período de intensas atividades e aberta a todos, gratuitamente.
Ascom Prefeitura de Itapecuru