9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Uma discussão sobre o Sistema Único de Saúde – SUS em Itapecuru Mirim

Foto:Eudes Marinho
Com o tema “Acesso e Acolhimento com Qualidade: Um Desafio para o SUS” foi realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, a 9ª Conferência Municipal de Saúde. Participaram das discussões profissionais da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde e a comunidade. O evento aconteceu no Itapecuru Social Clube durante todo o dia 30 de outubro. 

Na abertura estavam presentes o prefeito Magno Rogério Siqueira Amorim; o vereador Rogério Maluf Gonçalves, que representou a Câmara Municipal; a secretária Municipal de Saúde Flávia Cristina Carvalho Bezerra Costa; a presidenta do Conselho Municipal de Saúde Giselle Pereira Soares Lopes; a secretária-executiva Andreia Barbosa; a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde Ana Marta de Albuquerque Capote; o coordenador municipal da Atenção Básica Cirlândio Coutinho de Lima; a assessora jurídica da SEMUS Fabíola de Paula Costa Veras Ramos; a conferencista Luciana Muzzi; secretários municipais; lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil organizada.
Os discursos foram abertos pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, que ressaltou a importância do momento de discussão e reafirmou o compromisso do Conselho com um melhor desempenho dos profissionais da saúde e maior eficiência dos serviços oferecidos a população. “Estamos aqui para colaborar”, disse Giselle Soares.
“Nosso desejo é que tenhamos uma saúde forte e próxima da população, e um Sistema Único de Saúde que preste serviços de qualidade e respeite o cidadão. É para isso que trabalhamos incansavelmente; é para este fim que direcionamos todos os nossos esforços”, frisou a secretária Flávia Cristina Carvalho.
Em seu discurso, o prefeito Magno Amorim agradeceu a presença de todos e destacou: “Acredito que o passo principal para que a gente possa ajudar, melhorar, é debater e discutir os problemas. É chamar a comunidade, é chamar as pessoas que fazem saúde, as pessoas que são comprometidas com a saúde, as pessoas que querem melhorar e querem prestar um serviço a nossa população”.
“Os momentos de dificuldades de todas as prefeituras são gigantes. Mesmo assim, com força,  coragem e determinação  vamos vencendo todas as barreiras para que possamos respirar e dar a população de Itapecuru algo maravilhoso, algo interessante, algo que eles possam ao necessitar dos serviços públicos e serem atendidos, serem acolhidos em nossas unidades de saúde, em nossa atenção básica, em nosso centro de especialidade. Isso é compromisso, é vontade de fazer as coisas melhorarem e fazer as coisas acontecerem”, disse Magno Amorim.
Com apresentações teatrais, palestras, debates e elaborações de propostas, a 9ª Conferência Municipal de Saúde foi um espaço para o fortalecimento do SUS no município, no tocante a Atenção Básica e o que determina a Lei Complementar 141/2012, de fundamental importância para o desenvolvimento dos serviços de saúde.
As propostas, apresentadas na 9ª Conferência Municipal de Saúde, farão parte do Plano Municipal de Saúde.
ASCOM Prefeitura de Itapecuru