Vândalos destroem orelhão em Itapecuru-Mirim

Foto:Telmar Felix
Vândalos destroem orelhão público localizado rua senador Benedito leite no centro de Itapecuru –Mirim(MA). Esse orelhão deste mês de fevereiro deste ano, nunca foi consertado. Agora no ultimo dia 19/08/2013/ a Anatel através do seu presidente João Rezende, afirmou que 300 mil orelhões serão modernizado no pais e oferecer wifi. Além disso, 400 mil serão desativados- 40% do existente atualmente. 

Segundo o presidente da Anatel, hoje existe 1 milhão de orelhões e a maioria deles é subutilizada. a ideia é modernizamos 300 mil afirmou em evento na associação comercial do rio de janeiro. Ele afirmou que uma parte dos orelhões será mantida como hoje, para atender a regiões onde ainda são muito utilizados. A estimativa é que 300 mil sejam mantidos, 300 mil modernizados e 400 mil possam ser desativados. A mudança ocorrerá na revisão do contrato de concessão. 

A consulta pública começa em março de 2014. Orelhão com wifi. Há atualmente, um projeto piloto de orelhão com wifi no Rio de Janeiro segundo Rezende, ainda é preciso estudar um método de tarifação, o formato de utilização do sistema e, também, decidir quem vai instalar o wifi. a desativação dos 400 mil ocorrerá, pois será preciso fazer uma troca do contrato de concessão. a empresa, para fazer investimento no wifi, preciso baixar o custo dos orelhões. O contrato de concessão prevê equilíbrio econômico- financeiro deste investimento. A previsão é que os novos orelhões entrem em funcionamento entre 2015 e 2016. Vamos aguardar se realmente vai sair do papel.

Reportagem:Telmar Felix