SEM MEDO DE ENFRETAR O OUTRO LADO

Vereadores governistas não se calam e condenam manifestações da última semana


Foto Eudes Marinho / Itapecuru Agora
Alvos de muitas críticas, os vereadores da ala governista da Câmara Municipal resolveram dar um basta, e na sessão de ontem confrontaram a oposição.  Destemidos, teceram diversos comentários sobre os últimos fatos ocorridos na cidade contra a gestão municipal e arrancaram aplausos do público presente. No ato, só não se encontravam os vereadores Abraão Nunes Martins Neto (PT do B), Carlos Alexandre Muniz Cruz Lopes (DEM) e Eliane Cardoso Santos (PP).

O líder do governo Rogério Maluf Gonçalves (PRP) disse que a manifestação ocorrida no dia 25 de junho era liderada por políticos derrotados e composta por manifestantes que sequer sabem o nome da ponte sobre o Rio Itapecuru. Citando a presença dos vereadores Eliane Cardoso Santos, Benedito Cunha Mendes (PT), José Arimateia de Brito (PT), Abraão Nunes Martins Neto, Rogério disse que os mesmos foram humilhados pelo público presente e citou o fato de que membros do Partido dos Trabalhadores que lideravam o protesto, negaram ao vereador José Arimateia de Brito, o Irmão Dentista, o direito de falar. Vale ressaltar que o Irmão Dentista é membro do Partido dos Trabalhadores.
Rogério Maluf disse ainda que a manifestação era tendenciosa e política, onde um outro tipo de bandeira era levantada. O vereador ressaltou que a Câmara Municipal de Itapecuru fez um manifesto junto a Secretaria de Estado de Infraestrutura, e que o Prefeito Magno Amorim  levou o caso para a Assembleia Legislativa do Maranhão e para a Câmara Federal para que fosse agilizada a situação da ponte. Porém, os líderes da manifestação conferiram para si todos os méritos da retomada nas obras da ponte.
Pedindo a parte, o Presidente da Câmara José de Arimatéia Costa Junior (PSDB), sem citar nomes, disse que alguém subiu no carro de som e criticou de maneira ofensiva os vereadores governistas presentes e que os mesmos foram vaiados no ato. Costa lembrou que depois disso, o vereador Benedito Cunha Mendes pensou em registrar um Boletim de Ocorrência contra os manifestantes, e que o vereador Irmão Dentista, chorando, disse que iria renunciar ao seu cargo, sendo convencido do contrário posteriormente pelos demais vereadores.
Voltando a falar, Rogério Maluf disse que seu coração doía, pois os vereadores foram para a manifestação com o intuito de ajudar, mas foram hostilizados pelos presentes. O vereador questionou o vereador José Carlos de Araujo Vieira Junior sobre porque na sessão do dia 24 de junho o mesmo disse que não estava na liderança do manifesto, mas após os protestos postou em uma rede social que a organização do ato era sua e da vereadora Edna Teixeira Martins. Se contradizendo, Carlos Junior não conseguiu responder ao certo o questionamento e disse que eram os demais vereadores quem não entendiam nada.
Rogério classificou o episódio como a maior vergonha vivida pelos vereadores governistas, e ainda elogiou o trabalho da Polícia Militar que evitou que o vandalismo imperasse na cidade naquele dia.
Mudando de assunto, Rogério Maluf elogiou o São João da Gente, afirmando que o evento fez o resgate cultural que a cidade precisava. “Antes era uma guerra das cervejarias, mas, desta vez vimos barracas de palha. Foi o melhor São João dos últimos anos, onde a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo não deixou a desejar em nenhum momento. Peço até à Câmara Municipal que faça uma moção de aplausos para o Prefeito Magno Amorim e para o Secretário Municipal de Cultura e Turismo José Luiz Maranhão Chaves Junior.
Pedindo a palavra, o vereador Benedito Cunha Mendes, o Binô do Hospital, destacou que foi acusado nos protestos de ter se vendido a atual gestão. O mesmo disse não ser homem para se vender, e afirmou que quem fez essa denúncia era inescrupuloso, e é um tipo de gente que sempre tenta vencer, mas nunca consegue. Binô disse que a oposição nunca está satisfeita e que só quer buscar irregularidades na gestão do Prefeito Magno Amorim, mas, até agora não se prontificaram a apurar denúncias as quais apontam que a última direção da Estação Digital levou os computadores do órgão na troca de governo.
Livros Queimados
Também foi debatida na sessão de 01 de julho, a denúncia da queima de livros do ensino público municipal em uma Cerâmica de Itapecuru-Mirim, a Comissão de Educação da Casa, composta pelos vereadores Edna Teixeira Martins, Alderan Reis da Conceição (PMDB), Benedito Cunha Mendes e Antônio Cardoso (PPS). Vai investigar os fatos e se reunirão com a Secretária Municipal de Educação Elisângela Maria Marinho Pereira para cobrar as devidas explicações sobre o ocorrido.
Apesar de um pedido de afastamento da Secretária feito pelo vereador Ronilson Costa Cardoso (PSD), os vereadores Rogério Maluf Gonçalves e Antônio Cardoso julgaram como precipitada essa atitude por não haver provas concretas sobre o fato. José Carlos de Araujo Vieira Junior já propôs a criação de uma CPI para apurar o caso, mas a ideia não foi bem aceita pelo Presidente da Câmara José de Arimateia Costa Junior, que julga isso como uma maneira de desprivilegiar o trabalho da Comissão de Educação do Legislativo.  
Matéria extraida do site:Itapecuru Agora