BENEDITO BOGÉA BUZAR



 Itapecuruense Ilustre é homenageado na Câmara

Uma noite emocionante e inesquecível, que entrará para os anais da Câmara Municipal de Vereadores de Itapecuru-Mirim. O requerimento de autoria da vereadora Eliane Cardoso Santos (PP), que pedia uma homenagem ao itapecuruense Benedito Bogéa Buzar fora aprovado por unanimidade. O plenário da Câmara estava lotado. Dos vereadores, apenas Antonio Cardoso (PPS) não estava presente. A mesa foi composta por Josemar Lima, membro da Academia Itapecurense de Ciências, Letras e Artes, escolhido para representar a entidade e proferir um discurso em homenagem a Buzar; o Prefeito Magno Amorim; o Deputado Estadual Fábio Braga; a ex-vice Prefeita Maria Lúcia Leitão Cavalcante, a Secretária Municipal de Educação Elisângela Maria Marinho Pereira; e a Secretária Municipal de Finanças Miriam de Jesus Siqueira Amorim. Estavam presentes ainda a família do homenageado e a população em geral.

Todos os que discursaram em homenagem a Benedito Bogéa Buzar fizeram questão de afirmar quão merecida foi essa homenagem, visto que é do conhecimento de todos as suas lutas em prol do desenvolvimento do município, suas conquistas pessoais e profissionais, além do fato recente que foi a devolução simbólica de seu mandato de Deputado Estadual – mandato esse que foi cassado no regime ditatorial no ano de 1964. Sua intelectualidade foi comprovada graças a depoimentos de amigos de longas datas presentes, como o senhor Julio Araujo, o Belisca. O Prefeito Magno Amorim lembrou que Dr. Buzar o ajudou na campanha eleitoral de 2012 e fez questão de enfatizar que o imortal não pediu nada em troca, pois só queria ver o crescimento de Itapecuru, que é uma cidade que eles tanto amam.

Era chegado o grande momento do pronunciamento do homenageado Benedito Bogéa Buzar. O mesmo afirmou a emoção que era receber aquela homenagem em sua terra natal. Dr Buzar lembrou a juventude, quando chegou a cursar faculdade de Agronomia, no Rio de Janeiro, mas abandonou o curso para se dedicar àquilo que ele tanto gostava: a política. Candidato ao cargo de Deputado Estadual aos 22 anos, atribuiu ao povo itapecuruense sua vitória no pleito. Ele garantiu que não estava infeliz em sua posição política na década de 60, porém, a ditadura existente na época, principalmente para aqueles que faziam oposição foram cruel, custou-lhe de maneira injusta a cassação do seu mandato.
Agradecendo a família, Dr Buzar lamentou profundamente a ausência de seu pai, Abdalla Buzar Neto (já falecido) na solenidade. Homem que, para ele, executava diariamente diversas provas de amor a Itapecuru, e, em seu leito de morte, proferiu essas que foram suas últimas palavras: “Itapecuru não me verá mais”. Terminados os seus agradecimentos, o público presente ovacionou o homenageado.
O descerramento de uma placa comemorativa a sessão encerrou a solenidade.
Itapecuru Noticias