ASSISTÊNCIA SOCIAL


Construção de um CRAS e um CREAS para Itapecuru


Após a produtiva reunião com o Vice-Governador Washington Luis, o Prefeito Magno Amorim recebeu o Secretário-Adjunto de Estado de Desenvolvimento Social Expedito Morais. O mesmo confirmou a instalação de uma sede para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em Itapecuru-Mirim. Cada órgão será construído em uma área de 450 m2, ou em uma só área para ambos entre 800 e 900m2.

O CRAS oferece serviços de assistência social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Tem por objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários, buscando com suas ações priorizar a promoção da autonomia, das potencialidades e o fortalecimento das famílias e indivíduos. Enquanto o CREAS é uma unidade pólo de referência, coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade. Ele é responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com direitos violados, direcionando o foco das ações para a família, na perspectiva de potencialidade e fortalecer sua função protetiva.

Segundo o secretário-adjunto, serão investidos cerca de 1 milhão de reais no projeto. Os órgãos terão todo o equipamento necessário, incluindo computadores, além de 2 carros e 2 motos. Ampliar os projetos na área da Assistência Social está entre as metas do Prefeito Magno Amorim.

Matéria extraída do Site: http://itapecuruagora.com/

Secretário de Trabalho e o Vice-Governador se reúnem com prefeito de Itapecuru!



A Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES) e o Vice-Governador Washington Luis (PT) representando a Governadora Roseana Sarney, estiveram em Itapecuru hoje sexta-feira (22)  visitando o gabinete do prefeito Magno Amorim, na ocasião foram retomadas a parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES)  e a Prefeitura Municipal de Itapecuru, a  solenidade do evento contou com a presença de vereadores e líderes partidários deste município. Na solenidade do evento foi apresentada a estrutura predial  onde será instalada o SINE (Sistema Nacional de Emprego) de Itapecuru, Intitulado a casa do Povo.


 Em conversa com  o vice-governador Washington Luis (PT) relatou a reportagem do “Alvorada é Noticias” que esta parceria entre Governo do Estado e Município é de grande valia para o município e que  esta,  vai ser a primeira agência do SINE nesta região, que há muito tempo vem mostrando esta necessidade, pelo crescimento vivido pelos municípios do Vale do Itapecuru.


Já o Secretario de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES) Antônio Heluy   diz que a Agência do SINE de Itapecuru-Mirim deve ser implementada seguindo o novo modelo proposto para revitalização do serviço, incluindo uma sala de aula exclusiva para cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Maranhão Profissional, através do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (CETECMA), ligado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.,


O prefeito de Itapecuru-Mirim adiantou que toda a estrutura necessária para a implementação da agência do SINE no município já esta sendo disponibilizada pela prefeitura. "Temos um prédio que já está reservado para este serviço, com uma localização privilegiada na cidade e próxima ao centro comercial e ao centro administrativo da cidade", esclareceu Magno Amorim.


A agência de trabalho do SINE na região foi um dos pedidos encaminhados pela Conferência Regional de Trabalho e Emprego Decente de Itapecuru - realizada em agosto de 2011 - ao Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à SETRES. O pedido baseou-se no crescimento dos índices de emprego formal promovidos pelas políticas públicas de emprego e renda, capitaneadas pelo SINE no Maranhão.


Reportagem: Cristiano Dias