FESTA DA LITERATURA


AICLA promove I Café Literário

A Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA, realizou a sua primeira atividade cultural: Café Literário – que fez parte da programação de aniversário da cidade.
A atividade, além de reunir membros e convidados, celebrou a memória cultural da cidade e de sua gente, na forma de um café, que foi servido em meio a declamação de poesias, leitura dramática de textos em prosa e exposição de artes plásticas.
O evento começou com a execução do Hino de Itapecuru. Logo depois, foi exibida uma entrevista do presidente da AICLA Benedito Bogéa Buzar, concedida ao jornalista itapecuruense Brenno Bezerra. Buzar elucidou que a Academia é maior que qualquer membro, e pediu que os mesmos não estivessem ali meramente por status, e sim, no intuito de engrandecer a cultura itapecuruense. Convidado de honra do evento, Américo Azevedo Neto, imortal da Academia Maranhense de Letras, mostrou intimidade com a cidade ao proferir poesias em homenagem a mesma.
A coordenadora do Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, em Itapecuru-Mirim. Helen Mamede agradeceu o convite e reforçou a grande presença acadêmica no evento, firmando compromisso com a AICLA para que a UEMA seja uma parceira contínua em eventos e projetos em prol da cidade.
Discursos finalizados, foi a vez do recital de poesias. Imortais como Cleylson Veras, Raimundo Nonato Lopes, Moaciene Monteiro, Josemar Sousa Lima, Inaldo Lisboa, Allison Rilktt, Assenção Pessoa, Theotônio Fonseca, além de pessoas presentes do público declamaram poemas de suas autorias e da autoria de outros itapecuruenses, fazendo desse o grande momento da noite, onde foi notável a interação de todos com o gênero poético. Os presentes que não tiveram a oportunidade de se apresentarem prometeram voltar no próximo evento para que assim possam expor seus trabalhos.
Orgulhoso, o Prefeito Antonio da Cruz Filgueira Junior afirmou que o trabalho em prol da cultura é perpétuo, e que momentos como aquele lhe dão emoção em fazer parte dessa cidade.
Matéria extraida do site:http://www.itapecuruagora.com/