ITAPECURUENSES NOTÁVEIS


  
BATIZADO DO BOI APAIXONADO DE ITAPECURU MIRIM
 Por Jucey Santana

Em concorrido encontro, realizou-se dia 18 às vinte horas em frente a Paróquia Nossa Senhora das Dores, o batizado do Boi Apaixonado de Itapecuru Mirim, acompanhado de grande número de simpatizantes, que prestigiaram o evento, e se misturaram aos brincantes, dando um brilho especial à noite.Do palanque improvisado, o amo do boi, Moaciene Monteiro Lima comandava a festa ao lado de Cleiciene Lima, o nosso "Gogó de Ouro" Silas, e um grupo de músico afinado e super animado.

Depois de apresentar várias toadas da lavra do próprio Moaciene e outras  de autores maranhenses, foi feito a celebração do batizado tendo como padrinhos o ex vereador  Zé Luis  e a Senhora Teresa Lauande. A cerimônia foi presidida pelo  vigário  itapecuruense, padre Zezinho, que depois da aspersão da água,  desejou uma boa temporada de apresentação ao grupo, desejando muito sucesso em 2012.

-"Este ano estamos com a temática  “Cantando os Sotaques” homenageando os grandes cantadores como: Coxinho, Donato, Chiador e Macarrão, e aproveitamos para agradecer o patrocínio e apoio de muitos conterrâneos e amigos,  que acreditam no nosso trabalho” diz Cleiciene Lima,Vale aqui ressaltar, que a agenda de contrato das apresentações da temporada já está completa até o dia 1º de julho, com  diversas cidades do Maranhão como: Vargem Grande, Brejo,  Nina Rodrigues, Chapadinha, São Luís, Governador Nunes Freire e tantas outras.

O Boi Apaixonado está completando 16 anos, graças aos esforços do seu proprietário Moaciene Lima, que apesar de sua limitação física, é incansável, não medindo esforços para que a brincadeira esteja apta a se apresentar nos arraiais, divulgando a nossa identidade, a cultura itapecuruense.

A poeta e folclorista Maria Sampaio sempre apoiou o Boi Apaixonado, emprestando suas composições, nas apresentações e colaborando com o mestre Moaciene.- Me sinto muito feliz este ano, porque pela primeira vez apresento uma composição feita em parceria com minha filha Cleiciene”  confessa Mociene 

Conhecendo Melhor Moaciene

MOACIENE MONTEIRO DE ARAÚJO LIMA nasceu em 15 de Novembro de 1962 em Itapecuru-Mirim. Filho de Moacir de Araújo Lima e Eliete Monteiro Lima. Casado com Francisca Cleide Lima e Lima sua grande incentivadora, o casal é atuante na igreja local,  fazendo parte Renovação Carismática. Tem dois filhos: Cleiciene Monteiro Lima e Cleison Vinícius, tem também uma neta, Ariane Rafaella a mais nova indiazinha do batalhão, o seu maior chamego.

Compositor, folclorista, poeta e produtor cultural é fundador  do bloco carnavalesco “Os Piratas”. Fundou o Bumba-Meu-Boi de orquestra nesta cidade, sendo seu maior compositor com mais de 70 toadas. Moaciene é também poeta e possui  mais de 250 poesias, entre elas “Saudade de Itapecuru, Desabafo de um Poeta, Saudades dela.”

Moaciene também desenvolve um trabalho de cunho social voluntário, principalmente junto a jovens brincantes, na prevenção e assistência ao usuário de drogas, com acompanhamento e orientação,  dando-lhes suporte, com aconselhamento e trabalhos evangélicos. “É um trabalho árduo, mas já começamos receber pequenos resultados positivos” contabiliza contente Moaciene. O seu sonho é desenvolver um trabalho mais amplo, e partilhado, voltado às Políticas Públicas do nosso município.

Pelo seu trabalho em defesa da cultura em nossa cidade, e toda uma vida dedicado a arte, Moaciene teve seu mérito reconhecido, sendo imortal da Academia Itapecuruense de Ciencias Letras e Artes - AICLA  sendo Membro Fundador da cadeira número 08.

Jucey Santana
É Membro Fundador da AICLA Cadeira nº 17


NA TRIBUNA

O vereador José de Ribamar Domingues (PSC) disse estar na disputa pela prefeitura

Na sessão ordinária do dia 21/06 (quinta-feira) estavam em plenário os vereadores Sebastiana Costa Cardoso (PSD); José de Ribamar Domingues (PSC); Rogério Maluf Gonçalves (PRP); José de Arimatéia Costa Junior (PSDB); Josivaldo Rodrigues da Costa (PT); José Carlos Gomes Rodrigues Junior (PSDB) e Wilson Aires (PMDB). 
No expediente do dia, o Projeto de Lei nº 021/2012, que dispõe sobre a doação de uma área de terra pertencente ao patrimônio público municipal à empresa Adrenalina Entretenimentos S/C Ltda; e as Indicações números 078, 079 e 080/2012, do vereador Rogério Maluf, que solicitam, respectivamente, a pavimentação e correção de sarjetas em toda extensão do final da rua Urbano Santos, próximo a avenida Beira-Rio, a recuperação da estrada de acesso aos povoados Franciliza, Olho D’Água das Guaribas e Chico do Peixe, e a construção de um ginásio poliesportivo coberto na sede do município.
Na ordem do dia, não houve matéria a ser deliberada e a mesa-diretora apenas encaminhou o Projeto de Lei nº 021/2012 para a Comissão de Justiça e Legislação.
No momento das explicações pessoais, o vereador Ribamar subiu a tribuna e afirmou: “Deixo claro que vamos continuar firmes. Nós temos um propósito, nós temos um partido digno e se for para barganhar cargo de vice eu volto para essa casa pelo trabalho que fiz. Estamos com um compromisso, pois são muitas as pessoas que estão confiando na gente. Retroceder jamais, desistir nunca. Nós vamos participar das eleições, seja como coligado, seja como candidato a prefeito, mas, digo que há 99,9% de chance de estarmos na disputa pela prefeitura de Itapecuru”.