Sine em Itapecuru-Mirim deve ser entregue em julho

O secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, se reuniu com o prefeito de Itapecuru-Mirim, Júnior Marreca, para tratar de assuntos relativos à implantação do Sine no município. A reunião aconteceu na quinta-feira (31) e contou com a participação de vereadores.Além da reunião, o secretário participou de uma audiência pública, realizada pela Câmara Municipal, quando foi discutido o andamento das obras de instalação da agência do Sine de Itapecuru-Mirim, que será implantada no município por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado do Trabalho (Setres) e a Prefeitura Municipal.

Esta será a 20ª Agência do Sine no Maranhão e, segundo o secretário José Antônio Heluy, a escolha de Itapecuru-Mirim se deu por critérios técnicos que já vinham sendo estudados, como a expansão do comércio e da indústria de cerâmica no município. “É um município próspero e bem situado, fazendo o entreposto entre a região do Baixo Parnaíba e o resto do Maranhão”, avaliou o secretário.O município também reivindicou a instalação e o pedido foi encaminhado também através da Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente, realizada em agosto do ano passado no município.

A cidade de Itapecuru-Mirim possui mais de 60 mil habitantes e tem uma economia baseada no comércio. De acordo com o prefeito Marreca, a cidade tem se firmado como um polo de desenvolvimento regional. “Somos a 17º cidade maranhense e estávamos precisando dessa intercessão realizada pelo Sine, melhorando a relação entre o trabalhador e o empregador,”, comentou.A agência do Sine de Itapecuru será entregue à população no dia 22 de julho, oferecendo serviços como o encaminhamento para o emprego, cadastro de seguro-desemprego, orientação profissional para trabalhadores, disponibilização de espaço de recrutamentos para empresas; além de contar com uma sala de aula ligada virtualmente ao Cetecma – onde serão ministrados cursos de qualificação oferecidos pelo Maranhão Profissional.

Antes da entrega oficial, os empresários do município serão apresentados aos serviços oferecidos gratuitamente às empresas e vão conhecer a dinâmica da intermediação de mão de obra e sua importância para o mercado de trabalho.A agência vai funcionar no Largo do Comércio, no antigo Posto de Saúde Vilarindo Nunes, que está sendo reformado e adaptado para dar condições de acessibilidade a todos.

Viva Cidadão

Além da visita à sede do Sine, o secretário de Trabalho acompanhou parte dos atendimentos realizados pela unidade móvel do Viva Cidadão no município. O caminhão chegou na cidade desde o dia 26 de maio, permanecendo até esta terça-feira (5).É uma boa oportunidade para quem ainda não conseguiu tirar ou renovar documentos essenciais como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, dentre outros.

Segundo Heluy, o acompanhamento dos trabalhos das unidades móveis do Viva Cidadão é uma determinação da governadora Roseana Sarney. “O Governo precisa garantir que serviços essenciais aos maranhenses sejam oferecidos em todo o nosso Estado e que sejam oferecidos com qualidade”, opinou.